Que Sejamos Fiéis à Nossa Vocação
João Batista afirmou que o homem não pode fazer senão somente aquilo que tiver recebido de Deus.
O Espírito Santo tem repartido dons e ministérios ao Corpo de Cristo, de modo diverso, para um fim proveitoso.
Todavia, quão difícil é para muitos reconhecerem esta verdade, e não conseguem enxergar que cada um deve ser achado fiel no serviço e na visão que recebeu de Deus para cumprir.
Por isso havia sacerdotes e profetas no Antigo Testamento.
O sacerdote era o homem da instituição, e o profeta, era aquele que era levantado por Deus para purificar e avivar a todos os servos de Deus, quer os de dentro, quer os de fora da instituição.
Neste sentido, os puritanos foram uma espécie de profetas em relação à Igreja Anglicana, porque não eram homens da instituição, mas servos de Deus profundamente comprometidos com a verdade das Escrituras e com a uma vida verdadeiramente piedosa.
Hoje, há muitos que são como os puritanos, e geralmente são achados no ministério de ensino da Palavra, servindo como instrumentos de manutenção da verdade do Senhor entre os cristãos.
Outros são pastores envolvidos no cuidado cotidiano das ovelhas do Rebanho de Cristo.
Outros são evangelistas e missionários, levando o evangelho a todos e em todas as partes.
Outros exercem misericórdia, cuidando dos necessitados.
E assim, por diante, os membros do Corpo do Senhor devem ser achados cumprindo aquilo para o que foram chamados e capacitados pela graça de Deus.
Deus levanta os mestres para todo o Corpo, e assim não é bom para a saúde da fé, que congregações fiquem hermeticamente fechadas e alienadas ao seu ensino, que é dado aos mestres para a edificação de todo o Corpo, e não de uma congregação local específica.
Os pastores locais, estes sim, estão encarregados do cuidado do rebanho ao qual presidem.
Os evangelistas itinerantes, devem ser recebidos pelas congregações às quais são enviados, com o fim de compartilharem algum dom com as mesmas.
Assim como no corpo humano, se o sangue (a Palavra da verdade) não fluir livremente por todo o Corpo de fiéis, não se poderá ter uma saúde espiritual adequada.
Felizes são os que chegam a ter este conhecimento, e que não tentam impor o seu ministério a outros, pensando incorretamente que há uma única função no Corpo de Jesus.
“Rom 12:4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
Rom 12:5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
Rom 12:6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
Rom 12:7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
Rom 12:8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.”
“Efs 4:11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
Efs 4:12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
Efs 4:13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
Efs 4:14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
Efs 4:15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Efs 4:16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”