Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
UMA TREMENDA LIÇÃO DE VIDA

 
O drama de Ziclague começou quando Davi era perseguido pelo rei Saul, e disse como que precipitadamente:
“Disse, porém Davi  consigo mesmo: Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul; nada há, pois, melhor para mim do que fugir para a terra dos filisteus;” (I Sm 27.1).
Enfraquecido pelas sucessivas perseguições, e abatido em sua alma pela pressão que certamente os espíritos das trevas estavam fazendo, aproveitando-se da oportunidade favorecida pelas suas muitas tribulações, Davi foi se refugiar junto aos filisteus, e recebeu do rei deles a cidade de Ziclague, para nela habitar com seus companheiros de luta e seus respectivos familiares.
Os amalequitas puseram fogo à cidade e sequestraram as mulheres e as crianças quando Davi e seus homens se encontravam ausentes.
Davi não achou alívio e segurança em Ziclague, conforme havia pensado, e por isso se entregou a grande depressão de alma e espírito por algum tempo.
Todavia ele recobrou a sua fé e confiança no Senhor e foi fortalecido para vencer os amalequitas, e tomar de volta tudo o que seus inimigos haviam furtado.
Muito bem! Quais são as principais lições que podemos aprender com o relato bíblico relativo a  Ziclague? 
Primeiro. Que não devemos afirmar uma possível vitória dos nossos inimigos como Davi havia feito em relação às perseguições injustas de Saul (I Sm 27.1).
Coisas do tipo: “Meu filho vai acabar fazendo uma coisa ruim!”. “Este nosso empenho pode estar fadado ao fracasso!”. “O mal no mundo é tão grande que vou acabar sendo atingido por ele de modo fatal!”.
Isto é na verdade, atribuir incapacidade e impotência a Deus para cuidar de nós.
Isto é falta de fé, e grande desonra ao Seu grande Nome.
Em segundo lugar, nunca devemos fugir dos nossos problemas, como fizera Davi.
Enquanto estava em Israel se encontrava em segurança, porque a Palavra registra que Deus não permitiria que Ele fosse entregue nas mãos de Saul.
Pressionado pelas circunstâncias ele fez o que parecia ser o mais racional e lógico, todavia, não era a vontade de Deus para ele.    
Assim, em vez de paz, tal como ele, acrescentaremos dores e problemas, aos que já temos, quando buscarmos ter paz nos retirando, e procurando nos alienar da realidade que estiver nos pressionando.
E finalmente, talvez a parte mais difícil, é a de recobrarmos força e ânimo para orarmos a Deus, pedindo-lhe que nos socorra e que nos capacite a fazer tudo o que for necessário para voltarmos à vida normal de atividades, especialmente as relativas aos interesses do Seu Reino.
Dizemos que é difícil, porque o espírito abatido não quer ser consolado, e muito menos achar forças para que levantemos para prosseguir a nossa jornada na luta diária.
Todavia, é necessário fazê-lo, estando dispostos ou não, porque enquanto não orarmos, o abismo poderá ficar cada vez mais profundo, e nossa alma se afundará em tristezas contínuas, em vez de se erguer em alegria e paz pelo poder do Senhor.
Se orarmos Deus nos ajudará e nos levantará conforme nos tem prometido em várias porções da Sua Palavra, como por exemplo a do Salmo 50.15.       
  
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Veja tudo sobre as Escrituras do Velho Testamento no seguinte link:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Veja tudo sobre as Escrituras do Novo Testamento no seguinte link:
http://livrono.blogspot.com.br/

A Igreja tem testemunhado a redenção de Cristo juntamente com o Espírito Santo nestes 2.000 anos de Cristianismo.
Veja várias mensagens sobre este testemunho nos seguintes links:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/

A Bíblia também revela as condições do tempo do fim quando Cristo inaugurará o Seu reino eterno de justiça ao retornar à Terra. Com isto se dará cumprimento ao propósito final relativo à nossa redenção.
Veja a apresentação destas condições no seguinte link:
http://aguardandovj.blogspot.com.br/ 
 

  
 
 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/04/2013
Alterado em 10/07/2014
Áudios Relacionados:
UMA TREMENDA LIÇÃO DE VIDA - Silvio Dutra Alves
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras