O HOMEM É INIMIGO DE DEUS
Soa exagerado fazer a afirmação do nosso título.
Contudo, é isto que a Bíblia ensina quanto à condição de toda pessoa, quanto ao que se refere à sua natureza terrena.
Por que a inclinação da carne, isto é, da natureza humana decaída no pecado, é um estado permanente de inimizade contra Deus?
Depois de ter criado o primeiro homem, Deus plantou um jardim para ele, e o colocou no jardim, onde havia também plantado bem em seu meio, duas árvores excepcionais, a primeira, a árvore da vida, e a segunda, a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Ambas representavam respectivamente, para o homem, a vida e a morte.
E este significado não foi removido, e jamais será removido, até que tudo se cumpra, porque Deus tem colocado diante de cada homem, tanto a possibilidade da vida quanto a da morte.
O homem, apesar de ter sido criado perfeito e bom, à semelhança do próprio Deus, sendo um agente moral livre, tende, tal como Adão fizera, a se inclinar para buscar governar e não a ser governado; a fazer valer a sua própria vontade e não a do Criador; a ser independente e não a criar laços eternos de amor; e assim agindo, se envereda por causa de suas atitudes e comportamento pelo caminho que conduz à morte espiritual (separação de Deus) e ao sofrimento.
Deus não criou o homem para que ele viva para si mesmo, senão para o Seu Criador.
Não o criou para fazer a sua própria vontade, senão a do seu Senhor.
Isto não é um capricho, mas uma demanda da vida, porque não pode haver vida eterna a não ser na comunhão do homem com Deus, participando da Sua natureza divina.
Como pode o ramo viver separado do caule que deve sustentá-lo?
Somente em Cristo, poderá ser desfeito o nosso estado de inimizade latente contra Deus, conforme se ensina nas Escrituras, e comprovado na experiência real da nossa vida.
Rom 5:8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Rom 5:9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Rom 5:10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
Rom 5:11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
Tiago 4:4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.