Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
COMO TER DOMÍNIO PRÓPRIO P 2


 
 
Quando o primeiro homem pecou, toda a humanidade ficou sujeita ao pecado, e este consiste basicamente no governo do espírito (mente, razão, vontade e direção próprias etc) pela alma (instintos, temperamento, afetos, tal como existem nos seres irracionais etc), sendo o corpo físico, particularmente, o veículo da realização destes desejos que são excitados e manifestados principalmente na alma.
Sabemos que é somente o Espírito Santo que pode impedir tanto a excitação quanto a exteriorização destes desejos da alma, tal como o apóstolo afirma em Gál 5.16: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.”.
Sabemos também que vivemos num mundo de pecado, de trevas, dominado por espíritos malignos, que obviamente não propiciará em nenhum aspecto ou circunstância o cumprimento do propósito eterno de Deus na criação do homem que é o de amá-lO e ao próximo, porque o amor não pratica o mal senão o bem.
Deus é amor, luz, bondade, paz, retidão, e o homem foi criado para ser à Sua imagem e semelhança.
Mas como poderá ter a plenitude de tal imagem e semelhança vivendo sob o domínio dos desejos de uma alma governada pela força do pecado num mundo de pecado?
Vemos que esta tarefa está muito além da capacidade natural humana. Muito além de todo poder terreno que se possa referir. Nenhuma ciência ou prática religiosa poderá dar ao homem a paz e pureza de espírito em bondade, paciência  e amor num tal mundo como este que sempre nos submeterá a pressões e aflições decorrentes da manifestação do pecado, quer pela instrumentalidade de homens, quer pela de espíritos malignos que atuam na terra.
Sabendo que por princípio o pecado é a transgressão da lei de Deus, não se pode portanto esperar que a solução para um viver em paz  e pureza interior sem se alienar do mundo (porque estamos no mundo) não poderá ser achada em nós mesmos.
 
 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 02/05/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras