Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
IMPORTA SEGUIR O EXEMPLO
DO APÓSTOLO PAULO

 
 
Os pregadores do evangelho que desejarem ser como Paulo, devem  ser seus imitadores quanto aos seus motivos no ministério, que devem estar corretos, como se encontravam no apóstolo, porque disse aos tessalonicenses que nunca havia usado de palavras lisonjeiras e nem havia agido com intuitos gananciosos, e que Deus era testemunha disto.
Que nunca havia buscado glória de homens, nem dos tessalonicenses ou de quaisquer outros, embora pudesse, na condição de apóstolo de Cristo, exigir que se encarregassem totalmente do seu cuidado, coisa que, no entanto, não fez, porque não desejava ser um peso para eles; ao contrário, estava disposto a se gastar inteiramente por amor a eles, lhes servindo qual ama que cuida dos seus filhos; sendo brando e não áspero e rigoroso.    
Foi por motivo de amor aos tessalonicenses, e do desejo de se dar a eles, que em vez de lhes exigir o sustento que era devido, trabalhava e se afadigava noite e dia, para lhes pregar o evangelho sem exigir nada em troca. 
Os tessalonicenses eram testemunhas do modo santo e irrepreensível com que Paulo se portou com eles, e sabiam que lhes havia tratado como um pai a seus filhos, especialmente quando lhes exortava e consolava para que andassem de modo digno de Deus, por causa da Sua chamada para serem participantes do Seu reino e glória que são de amor, justiça e santidade.
Paulo se ajustou às capacidades de todos os homens, e se tornou tudo para todos.
Assim, apesar de não usar de palavras lisonjeiras, ele se mostrava condescendente para com todos.  
A prova do grande amor de Paulo para com os seus filhos na fé, se comprovava nas grandes perseguições e aflições que sofria por causa deles, para que fossem confirmados na verdade. 
A prontidão do apóstolo em comunicar sua própria alma aos tessalonicenses, além do evangelho, era também uma grande prova de amor, porque o espírito humano é o veículo, o canal através do qual flui o poder do Espírito Santo.
Por isso, os tessalonicenses não haviam considerado e nem recebido as palavras de Paulo como sendo algo da sua autoria, ou então inventado pela filosofia dos homens, mas como é de fato, a Palavra de Deus, e relativa à vida, morte e obra de Jesus em favor dos pecadores, para que sejam salvos e transformados em filhos de Deus. 
 
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 09/05/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras