Uma Ajuda em Bom Tempo
Por John Piper
“Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” (Hebreus 4:14-16)
Literalmente: “graça para uma ajuda a bom tempo”
O Trono da Graça implica:
1. "ajuda”: porque a graça ajuda, e
2. “bom tempo”: porque um no “trono” universal tem o poder e autoridade para trazer ajuda no tempo perfeito – sem pneus furados!
Doutrina: A ajuda de Deus é sempre a bom tempo
Para que isto seja verdade, Deus deve ser aquele que determina o tempo e as regras das estações de nossas vidas e de todos os tempos no mundo que possam nos afetar. Ele o faz?
1. Deus determina todos os tempos por Sua própria autoridade.
“A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.” (Atos 1:7)
2. A perspectiva de Deus sobre o tempo é vastamente diferente da nossa.
“Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite.” (Salmo 90:4)
“Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” (2 Pedro 3:8)
3. O tempo de Deus geralmente parecerá estranho para nós.
“A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.” (Atos 1:7)
4. Deus determina o tempo para as nações se levantarem e caírem.
“E de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;” (Atos 17:26)
5. Deus determina os tempos dos poderes malignos.
“Tendo ele chegado ao outro lado, à terra dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que gritaram, dizendo: Que temos nós contigo, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?” (Mateus 8:28–29)
“Então disse Jesus aos principais sacerdotes, oficiais do templo e anciãos, que tinham ido contra ele: Saístes, como a um salteador, com espadas e varapaus? Todos os dias estava eu convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim; mas esta é a vossa hora e o poder das trevas.” (Lucas 22:52–53)
“Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. Não vos lembrais de que eu vos dizia estas coisas quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém para que a seu próprio tempo seja revelado.” (2 Tessalonicenses 2:3–6)
6. Deus determina o tempo de todos os eventos redentores da história.
ENCARNAÇÃO — Gálatas 4:4-5
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.”
CRUCIFICAÇÃO — Romanos 5:6
“Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios.”
TESTEMUNHO DA OBRA DE CRISTO —1 Timóteo 2:5–6
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;”
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO – 1 Timóteo 6:14-15
“Exorto-te a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores;” (Veja também Atos 7:17; Marcos 1:15; Isaias 60:22.)
7. Deus determina os tempos de sucesso nas missões.
Romanos 11:25
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;”
8. Meus tempos pessoais estão nas mãos de Deus.
“Os meus dias estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem!” (Salmo 31:15)
“Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15)
“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;” (1 Pedro 5:6) (Veja também Gálatas 6:9.)
9.Portanto ore com a confiança de que encontrará graça para uma ajuda em bom tempo.
John Piper
Enviado por Silvio Dutra Alves em 27/05/2013