Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
“O Senhor lhe Abriu o Coração”
(Atos 15:14)

 
Há muitos pontos interessantes na conversão de Lídia. Sua conversão se deu em circunstâncias providenciais. Ela era vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, mas, justamente no momento apropriado para ouvir o apóstolo Paulo, nós a encontramos em Filipos; a providência, que é serva da graça, conduziu-a ao lugar certo. Além disso, a graça estava preparando a alma de Lídia para ser abençoada – a graça preparando para a graça. Ela não conhecia o Salvador, mas como judia ela conhecia muitas verdades que foram excelentes pontos de partida para que conhecesse a Jesus. Sua conversão ocorreu com o uso dessas verdades.
No sábado, ela foi ao lugar onde as orações costumavam ser feitas, e lá sua oração foi ouvida. Nunca negligencie os meios de graça; Deus pode nos abençoar quando não estamos em Sua casa, mas temos muito mais motivos para esperar que Ele o faça quando estamos em comunhão com os Seus santos. Observe as palavras: "O Senhor lhe abriu o coração." 
Ela não abriu o próprio coração. Suas orações também não, nem Paulo. É o Senhor mesmo quem deve abrir o coração para receber as coisas que contribuem para a nossa paz. Só Ele pode colocar a chave no buraco da fechadura e abrir a porta para Ele mesmo entrar. Ele é o senhor do coração da mesma forma que é o criador. A primeira evidência externa do coração aberto por Jesus foi a obediência. Tão logo creu em Jesus, Lídia foi batizada.
É um doce sinal de humildade e quebrantamento de coração quando um filho de Deus está disposto a obedecer uma ordem que não é essencial para a sua salvação, que não é imposta a ele por um medo egoísta de condenação, mas como um simples ato de obediência e comunhão com o Mestre. A evidência seguinte foi o amor, manifestado em atos de bondosa gratidão para com os apóstolos.
O amor pelos santos sempre foi uma marca do verdadeiro convertido. Aqueles que nada fazem por Cristo ou por Sua igreja dão apenas demonstrações lamentáveis de um coração "aberto". Senhor, dá-me sempre um coração aberto.
 
Charles Haddon Spurgeon
Charles Haddon Spurgeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/06/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras