Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Combatendo a Incredulidade da Ansiedade
Por John Piper

Incredulidade como a raiz e essência de todo o Pecado

Deixem-me criar uma ponte entre o texto do último Domingo e a nossa preocupação de hoje com a descrença da ansiedade. Em Hebreus 3:12 diz, "Tomem cuidado, irmãos vede, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e incrédulo, para se apartar do Deus vivo." E o verso 14 diz: "Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim."
Noutras palavras a evidência de que você veio partilhar em Cristo – de que está unido a ele em fé salvadora é de que se agarre à confiança firmemente até ao fim. Perseverança na fé é necessário para a salvação. Quando uma pessoa é verdadeiramente convertida, o coração está mudado para que agora a vida seja vivida pela fé (Gálatas 2:20).
O novo nascimento introduz a pessoa para uma vida de luta. A luta é chamada "luta de fé" em 2 Timóteo 4:7; 1 Timóteo 6:12. E agora aqui em Hebreus 3:12 é chamada a luta contra a descrença. "Tomem cuidado [essa é a vigilância da luta], irmãos e irmãs, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e incrédulo [aqui está o inimigo da luta], para se apartar do Deus vivo” [aqui está o aviso contra não levar a sério a luta].
Noutras palavras a luta mais básica da nossa vida é a luta para crer no Deus vivo, e não deixar o nosso coração se tornar um coração mau de descrença. Porque se a descrença no Deus vivo se torna a mão superior da nossa vida, então o resultado pode ser endurecimento que nos torna relutantes para o arrependimento e assim, nos separa da graça de Deus.
Agora isto não acontece com os que acreditam verdadeiramente em Cristo. Aqueles que são verdadeiramente nascidos de Deus levam a luta a sério, e retiram o poder de Deus para a combater, e ganhar com fé persistente. É isso que Deus promete. "Fiel é aquele que vos chama, o qual também o fará" (1 Tessalonicenses 5:23).

Incredulidade como a Raiz da Ansiedade

Agora o texto de hoje ilustra isso mesmo com uma condição do mal do coração, nomeadamente, a ansiedade.
Pare e pense por um momento, quantas ações e atitudes diferentes atitudes más provêm da ansiedade. Ansiedade financeira pode aumentar a cobiça e ganância para acumular e roubar. A ansiedade de sucesso em alguma tarefa pode torná-lo irritável e bruto e grosseiro. Ansiedade em relacionamentos pode torná-lo retraído e despreocupado com outras pessoas. A ansiedade de como alguém irá responder a si pode fazer com que encubra a verdade e minta sobre coisas. Portanto se a ansiedade pudesse ser vencida, muitos pecados seriam ultrapassados.
Mas o que é a raiz da ansiedade? E como é que pode ser separada? Para responder a isso vamos a Mateus 6. Quatro vezes neste texto Jesus diz que não deveríamos ser ansiosos.
1. Verse 25: "Por isso vos digo, não andeis cuidadosos quanto à vossa vida."
2. Verso 27: "E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estrutura?"
3. Verso 31: "Não andeis pois inquietos."
4. Verso 34: "Não vos inquieteis, pois pelo dia de amanhã."
O verso que faz com que a raiz da ansiedade explicita é o verso 30: "Mas se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?" Noutras palavras Jesus diz que a raiz da ansiedade é a falta de fé no nosso Pai divino. Como a descrença apanha o melhor dos nossos corações, um dos resultados é a ansiedade.
Portanto Quando os Hebreus dizem, "Vede, irmãos que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e descrente," inclui este significado: "Vede, irmãos que nunca haja em qualquer de vós um coração ansioso de descrença." Ansiedade é uma das condições más do coração que vem da descrença. Muita ansiedade, Jesus diz, vem de pouca fé.

Dois Tipos de Respostas Perturbadas Para Esta Verdade

Agora posso pensar em dois tipos de respostas perturbadas para esta verdade. Deixem que vos diga quais são e depois dar-vos uma resposta bíblica antes de irmos para a luta contra a descrença da ansiedade.
1. "Isto Não é Boa Notícia!"
Uma das respostas seria assim: Isto não é uma boa notícia! De fato é muito desencorajador saber que aquilo que eu pensava ser uma mera luta com uma disposição ansiosa é de fato uma luta mais profunda com se eu acredito em Deus ou não.
Agora a minha resposta para isto é concordar e depois discordar. Vamos supor que tenha tido dores de estômago e tem lutado com medicamentos e todos os tipos de dietas sem resultado. E depois vamos supor que o médico lhe diz numa consulta de rotina que você tem cancro no intestino delgado. Isso seria uma boa notícia? Você diz enfaticamente não! E eu concordo.
Mas deixe-me fazer a pergunta de outra maneira: Está feliz que o médico tenha descoberto este cancro enquanto é tratável, e que na realidade pode ser tratado com sucesso? Você diz, sim, estou muito feliz que o médico tenha encontrado o verdadeiro problema. Mais uma vez eu concordo. Portanto a notícia que tem cancro não é uma boa notícia mas ter cancro é uma boa noticia. É boa notícia saber o que realmente está mal, especialmente quando pode ser tratado com sucesso.
É assim que é saber qual é o problema por detrás da ansiedade é a descrença nas promessas de Deus. Não é boa notícia porque o cancro da descrença é bom. É bom porque SABER O QUE REALMENTE ESTÁ MAL é bom, especialmente porque a descrença pode ser tratada com tanto sucesso pelo nosso grande médico.
Portanto eu quero enfatizar que encontrar a ligação entre a ansiedade e a descrença é de fato boa noticia, porque é a única maneira de começar a luta com a verdadeira causa do nosso pecado e ganhar a vitória que Deus nos pode dar pela terapia da sua Palavra e pelo seu Espírito.
2. "Como Posso Ter Qualquer Certeza De Qualquer Modo?"
Existe uma outra resposta para a verdade de que a nossa ansiedade tem raiz na nossa descrença nas promessas de Deus. E assim: Eu tenho que lidar com os sentimentos de ansiedade quase todos os dias; e assim eu sinto que a minha crença em Deus tem que ser totalmente inadequada. Portanto eu me ponho a pensar se poderei ter qualquer certeza de vir a ser salvo alguma vez.

Não Ter Fé Versus Ter a Fé Atacada

A minha resposta para esta preocupação e assim: Vamos supor que você está num corrida de carros e o seu inimigo que não quer que você acabe a corrida lhe atira lama no seu pára-brisas. O fato de temporariamente perder a visão do seu objetivo e de começar a guinar não quer dizer que você vá desistir da corrida. E certamente não quer dizer que você está na pista de corridas errada. Senão o inimigo não o chatearia de maneira nenhuma. O que isto quer dizer é que você deveria de ligar o limpador do seu pára-brisas.

O Testemunho da Escritura

Salmos 56:3 diz, "No dia em que eu temer, hei de confiar em ti." Tome nota: não diz, "Eu nunca luto com o medo." O medo ataca e a luta começa. Portanto a bíblia não assume que os verdadeiros crentes não terão ansiedades. Em vez disso a Bíblia nos diz como lutar quando ela ataca.
Por exemplo, 1 Pedro 5:7 diz, "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, para que, a seu tempo, vos exalte." NÃO diz, que você nunca irá sentir ansiedade para lançar sobre Deus. Diz, quando a lama salpicar o seu pára-brisas e você perder temporariamente a visão da estrada e começar a guinar em ansiedade, ligue a sua escova do pára-brisas e esguiche o seu limpador de pára-brisas.

Para Aquele Que Luta Com A Ansiedade Diariamente

Portanto a minha resposta para aquele que tem que lidar com o sentimento de ansiedade diariamente é: isso é mais ou menos normal. A questão é como se lida com isso. E a resposta para isso é: você lida com a ansiedade ao combater a descrença. E combate a descrença ao meditar nas Palavras de Deus e por pedir ajuda ao seu Espírito. A escova do limpador de pára-brisas é a promessa de Deus que limpa a lama da descrença. E o liquido do limpador do pára-brisas é a ajuda do espírito Santo.
Sem o trabalho de amolecer do Espírito Santo as escovas da Palavra vão raspar sobre os bocados de descrença cega. Ambos são necessários – o Espírito e a Palavra. Nos lemos as promessas de Deus e oramos pela ajuda do seu espírito. E assim como as escovas do limpa pára-brisas podem ver o bem dos planos de Deus para nós (Jeremias 29:11), a nossa crença cresce forte e o guinar da ansiedade desaparece.

Ultrapassar a Ansiedade ao Combater A Descrença

Deixem-me acabar com alguns exemplos de como combater a descrença vence a ansiedade.

O Padrão de Jesus e Paulo

Aqui no nosso texto temos o exemplo da ansiedade sobre a comida e a roupa. Mesmo no nosso país com o seu extenso sistema de ajuda, a ansiedade sobre o dinheiro e a habitação podem ser muito intensas. Mas Jesus diz no verso 30 que isto se deve à descrença: "O vós de pouca fé." E portanto este parágrafo tem pelo menos uma dúzia de promessas para combater a descrença.
Por exemplo, no fim do verso 32 ele diz, "O vosso Pai celestial sabe que necessitais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Isso e uma promessa maravilhosa, tudo o que você faz em casa e no trabalho é para o propósito de Deus primeiro, e ele irá fornecer tudo aquilo que você precisa para viver para a Sua glória. Acredite nessa promessa, e a ansiedade financeira irá evaporar no calor do cuidado de Deus.
Paulo aplicou esta promessa da ansiedade em Filipenses no verso 4:6: "Não estejais inquietos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas, diante de Deus". E depois em 4:19 ele dá a promessa como Jesus, "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em gloria, por Cristo Jesus."

Ansiedades Que Poderemos Enfrentar

E assim hoje seguimos o padrão de Jesus e de Paulo. Nós combatemos a ansiedade da descrença nas promessas de Deus.
• Quando eu estou ansioso com alguma aventura de risco ou alguma reunião, eu combato a descrença com a promessa: "não temas, porque eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça " (Isaias 41:10).
• Quando estou ansioso pelo meu ministério ser inútil ou vazio eu luto contra a ansiedade com a promessa, "Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes, fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" (Isaias 55:11).
• Quando estou ansioso de estar fraco demais para o meu trabalho eu combato com a promessa de Cristo, "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” ( 2 Coríntios 12:9), e "E a força será como os teus dias" (Deuteronômio 33:25).
• Quando estou ansioso sobre decisões que tenho que tomar em relação ao futuro, eu combato a descrença com a promessa, "Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir, guiar-te-ei com os meus olhos" (Salmos 32:8).
• Quando estou ansioso em enfrentar os meus oponentes, eu combato a descrença com a promessa, "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31).
• Quando estou ansioso por estar doente eu combato a descrença com a promessa de que "a tribulação produz a paciência e a paciência a esperança, e a esperança não traz confusão" (Romanos 5:3 – 5).
• Quando estou ansioso por estar ficando velho, combato a descrença com a promessa, "E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei, eu o fiz, e eu vos levarei, e eu vos carregarei, e vos guardarei." (Isaías 46:4).
• Quando estou ansioso sobre morrer, combato a descrença com a promessa que "Porque nenhum de nós vive para si, e ninguém morre para si. Foi para isto que morreu Cristo, e tornou a viver: para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos." (Romanos 14:9 – 11).
• Quando estou ansioso quanto a naufragar da fé e cair longe de Deus, eu combato a descrença com a promessa, "Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1:6). "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" (1 Tessalonicenses 5:23). "Pode também salvar, perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo  sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:25).
E ontem quando o Rob e a Gail casaram, eles imprimiram as promessas de Deus na pasta do casamento. Com estas eles conseguirão lutar contra a ansiedade do desconhecido no casamento: "O Senhor, pois, é aquele que vai diante de ti: ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará, não temas, nem te espantes." (Deuteronômio 31:8).
Portanto eu vos peço nas vossas lutas, levai o livro de Deus, peçam ajuda ao Espírito Santo, deixem as promessas no vosso coração, e continuem com a luta. E lembrem-se da promessa de Provérbios 21:31, "O cavalo se prepara para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória."
John Piper
Enviado por Silvio Dutra Alves em 03/07/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras