Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
CANTAR: Estratégia para lutar contra a lascívia
Por John Piper

Eu tenho em mente homens e mulheres. Para homens isto é obvio. A necessidade da guerra contra o bombardeamento de tentações visuais para a fixação em imagens sexuais e urgente. Para mulheres isto é menos óbvio, mas tão grande quanto se ampliarmos o campo para a tentação por comida ou imagem corporal ou fantasias de relacionamento. Quando digo "lascívia" eu quero dizer a região do pensamento, imaginação e desejo que leva à má conduta sexual. Portanto, segue aqui um grupo de estratégias para a guerra contra os desejos errados. Eu os coloquei na forma de um acrônimo, CANTAR.

C - CORRA tanto quanto possível e razoável de situações e visões que possam despertar desejos impróprios. Eu digo "possível e razoável" porque certa exposição à tentação é inevitável. E digo "desejos impróprios" porque nem todos os desejos por sexo, comida e família são maus. Nós sabemos quando eles são impróprios e inúteis e no caminho para se tornarem escravizantes. Nós conhecemos nossas fraquezas e o que as provoca. "Correr" é uam estratégia bíblica. "Foge também das paixões da mocidade e segue a justiça" (2 Timóteo 2:22). "Não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências." (Romanos 13:14).

A - ATAQUE o pensamento lascivo dentro dos primeiros 5 segundos que ele surgir. Diga NÃO. E o faça com a autoridade de Jesus Cristo. "Em nome de Jesus, NÃO!" Você não tem mais do que cinco segundos. Dê a ele mais tempo sem oposição do que isto, e ele irá alojar-se com tanta força que será quase irremovivel. Diga alto se ousar. Seja forte e guerreiro. Como diria John Owen, "Esteja matando o pecado, ou ele te matará". Ataque-o rápido e com força. "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7).

N - NORTEIE sua mente forçosamente para a superior satisfação que é Cristo. Dizer "não" não bastará. Você precisa se mover da defesa para o ataque. Lutar fogo com fogo. Ataque as promessas do pecado com as promessas de Cristo. A Bíblia chama a lascívia "desejos enganosos" (Efésios 4:22). Eles mentem. Eles prometem mais do que podem cumprir. A Biblia os chama de "paixões do tempo de ignorância" (1 Pedro 1:14). Apenas tolos cedem. "E ele logo a segue, como o boi que vai para o matadouro" (Provérbios 7:22). Engano é vencido com a verdade. Ignorância é vencida com conhecimento. E é necessário que seja verdade gloriosa e conhecimento formoso. É por isso que escrevi 'Vendo & saboreando Jesus Cristo" (Ed. Vida). Precisamos nutrir nossas mentes com as superiores promessas e prazeres de Jesus. E então acessá-los imediatemente após dizer "NÃO!" aos maus pensamentos.

T - Torne seguros em sua mente a promessa e o prazer de Cristo até que isto remova as outras imagens. "Mantenha seus olhos em Cristo" (Hebreus 3:1). Aqui é onde muitos falham. Eles desistem logo. Eles dizem, "Eu tentei expulsar isto, e não funcionou." Eu pergunto, "Por quanto tempo você tentou?" Quão duramente você esforçou a sua mente? A mente é um músculo. Você pode flexioná-la com intensidade. Tome o reino com violência (Mateus 11:12). Seja bruto. Agarre a promessa de Cristo na frente aos seus olhos. Agarre. Agarre! Não a deixe ir! Continue segurando! Quanto tempo? O tempo que precisar. Lute! Por amor de Cristo, lute até vencer! Se um portão elétrico estivesse a ponto de esmagar seu filho você o seguraria com toda a força e gritaria por ajuda, e seguraria e seguraria e seguraria e seguraria.

A - ALEGRE-SE com uma satisfação superior. Cultive as capacidades de prazer em Cristo. Uma razão pela qual a lascívia reina em tantas pessoas é que Cristo é tão pouco apelativo. Nós nos deixamos enganar porque temos pouco deleite em Cristo. Não diga, "Este não sou eu." Que passos você tem tomado para despertar afeição por Jesus? Você tem lutado por alegria? Não seja fatalista. Você foi criado para entesourar Cristo com todo o seu coração - mais do que sexo ou açúcar. Se você tem pouco desejo por Jesus, prazeres concorrentes triunfarão. Pleiteie com Deus pela satisfação que você não tem: "Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias." (Salmo 90:14). E então olhe, olhe, olhe para a Pessoa mais magnífica do universo até que o vejas assim como Ele é.

R - REDIRECIONE sua mente a uma atividade útil, longe da ociosidade e de outros comportamentos vulneráveis. Lascívia cresce rapidamente no jardim da ociosidade. Encontre um bom trabalho para fazer, e o faça com toda a sua força. "Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor." (Romanos 12:11). "Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor" (1 Coríntios 15:58). Seja abundante em trabalho. Levante-se e faça alguma coisa. Varra um cômodo. Martele um prego. Escreva uma carta. Conserte uma torneira. E faça isso por amor de Jesus. Você foi criado para gerenciar e criar. Cristo morreu para te fazer "zeloso por boas obras" (Tito 2:14). Substitua desejos lascivos com uma paixão por boas obras.

Lutando ao seu lado,

Pastor John
John Piper
Enviado por Silvio Dutra Alves em 09/07/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras