Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Em Deus Sinto-me Seguro
Por John Piper

Uma das maiores ajudas para acreditar é saber que Deus quer que nós acreditemos. Acreditar que algumas pessoas são salvas é um pequeno consolo, mas não quando não se sabe se nós também o seremos. O meu coração rejubila de alegria pela certeza da minha salvação e é isto que eu quero partilhar convosco.
Mas primeiro, deixem-me recomendar-vos um livro. Em 1654 Thomas Brooks publicou O Céu na Terra. O subtítulo deste livro de 300 páginas chama-se “Dissertação sobre a Convicção Cristã”. O livro foi reimpresso pela editora Banner of Truth Trust em 1982. Se estiver faminto por uma leitura de real substância, apaixonada e repleta de citações bíblicas, então compre este livro. Brooks dirige-se aos seus leitores:
Queridos irmãos, vós sois homens de respeito de quem o mundo não é digno, Hebreus 11:38. Vós sois os príncipes que prevalecem com Deus, Gênesis 32:28. Vós sois os excelentes em quem está toda a satisfação de Cristo, passagem salmo 16:3. Vós sois a sua glória. Vós sois os seus eleitos, os instrumentos mais importantes dos quais Ele fará uso para continuar a sua melhor e maior ação contra os seus piores e maiores inimigos dos últimos tempos.
A afirmação que recentemente mais me tocou foi Hebreus 6:17, “ Querendo Deus mostrar mais claramente aos herdeiros da promessa...” Tocou-me tão profundamente. Era tão clara, tão necessária, tão preciosa. Nomeadamente que Deus deseja mostrar-nos mais claramente que a sua intenção de nos salvar é inabalável. Deus quer que eu me sinta seguro dos bons planos que tem para mim.
Tantas religiões (e até algumas formas de cristandade) dizem, “Sim, Deus salva as pessoas”. Mas também dizem:  não, tu não podes ter a certeza se estás incluído. Não podes ter a certeza que o teu trabalho é suficientemente bom ou que a tua fé é suficientemente forte. Isto é mortal. E está errado. Deus fez e disse tanto de forma a dar confiança e segurança ao seu povo, que é mesmo um ataque à sua integridade se dissermos que não seremos salvos.
1 João 5:13 – “Eu escrevo estas coisas para vós que acreditais no Filho de Deus para que saibais que terão a vida eterna." 2 Coríntios 5:1, 5 – “Nós sabemos que se a tenda que é a nossa casa for destruída, nós teremos de Deus um edifício, uma casa não feita com mãos, eterna nos céus... Ele que preparou isto para nós é Deus, que nos deu o Espírito como garantia.” Hebreus 10:21, 23 – “Aproximemo-nos dele com um coração sincero, com a plena segurança da fé... Conservemos firmemente, e sem hesitar, a profissão da nossa esperança."
Brooks conta a história de Alexandre o Grande, aquele que deu o seu ouro quando iniciou uma esperançada expedição. Quando lhe perguntaram porquê, ele respondeu: “Pela esperança de coisas maiores e melhores.” O mesmo se passa conosco. Se confiarmos em coisas maiores e melhores, então teremos a liberdade de viver radicalmente para Jesus.
Seguro em Deus,
Pastor John
John Piper
Enviado por Silvio Dutra Alves em 17/07/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras