Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Soberania e Salvação – Parte 2
por Charles Haddon Spurgeon

II. Isto nos conduz à segunda parte de nosso sermão. A salvação é a maior obra de Deus; por isso, em Sua maior obra, Ele nos ensina especialmente esta lição: que Ele é Deus, e não há outro. Nosso texto nos informa sobre A MANEIRA NA QUAL ENSINA: Ele diz: “Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra.” Ele nos mostra que Ele é Deus, e não há outro, de três maneiras. Primeiro, pela pessoa para quem nos dirige o olhar: “Olhai para mim, e sereis salvos.” Em segundo lugar, pelos meios que nos indica usar para obter misericórdia: “Olhai,” simplesmente “Olhai.” E, em terceiro lugar, pelas pessoas conclamadas a “olhar:” “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra.“
1. Em primeiro lugar, a quem Deus nos indica que olhemos para a salvação? Oh, por acaso não se humilha o orgulho do homem, quando escuta que o Senhor diz: “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra?” Não é: “Olhem para seu sacerdote, e sejam salvos:” se o fizessem assim, haveria outro Deus, haveria alguém mais. Não diz: “Olhem para si mesmos:” se assim fosse, então haveria um ser que poderia exigir parte do mérito da salvação. Mas é: “olhai para mim.” Com que frequência vocês que estão vindo a Cristo olham para vocês mesmos. “Oh!,” dirão, “eu não me arrependo o suficiente.” Isso é olhar para si mesmo. “Eu não creio o suficiente.” Isso é olhar para si mesmo. “Eu sou demasiado indigno.” Isso é olhar para si mesmo. “Eu não posso achar,” afirma outro, “que tenha alguma justiça.” É muito correto que digas que não tens nenhuma justiça; mas é muito incorreto que busques alguma justiça em ti. É “Olhai para mim.” Deus quer que apartes teus olhos de ti e que olhes para Ele. O mais difícil do mundo é que o homem aparte o olho de si mesmo; enquanto viva, sempre sente a predileção de voltar seus olhos para dentro de si mesmo; em troca, Deus diz: “Olhai para mim.”
Da Cruz do Calvário, onde as sangrentas mãos de Jesus gotejam misericórdia e do jardim do Getsêmani, onde os sangrentos poros do Salvador suam perdões, sobe o clamor: “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra.” Do cume do Calvário, onde Jesus exclamou: “Está consumado,” ouço um grito: “Olhai e sejam salvos.” Mas de nossa alma surge uma vil exclamação: “Não, olha-te a ti mesmo! Olha-te a ti mesmo!” Ah, querido leitor, olha-te a ti mesmo e te condenarás. Essa certamente será tua sorte. Enquanto olhares para ti mesmo, não há esperança para ti. Não é uma consideração do que és, mas uma consideração do que Deus é, e do que Cristo é, o que pode salvar-te. É transferir o olhar de ti para Jesus. Oh, há homens que entendem mal o Evangelho; eles creem que sua justiça os qualifica para vir a Cristo; mas o pecado é a única qualificação para que um homem venha a Jesus. O bom e velho Sr. Crisp diz: “A justiça me mantém afastado de Cristo: o são não tem necessidade de um médico, mas sim os que estão enfermos; o pecado, quando é reconhecido, me conduz a Cristo, e ao vir a Cristo, quanto mais pecado tenha, maior motivo possuo para esperar misericórdia.”
Davi diz, e por certo é algo surpreendente o que disse: “Perdoarás também meu pecado, que é grande.” Mas, Davi, por que não disseste que era pequeno teu pecado? Porque Davi sabia que quanto maiores seus pecados, maior razão teria para pedir misericórdia. Quanto mais vil é um homem, com maior afinco o convido a crer em Jesus. Como ministros, tudo o que temos que buscar é um sentido de pecado. Nós pregamos para os pecadores; e se sabemos que um homem assume o título de pecador para si, então lhe dizemos: “Olha para Cristo, e serás salvo.” Olhe, isto é tudo o que Ele procura em ti, e  também isto Ele te proporciona. Se olhas a ti mesmo, estás condenado; tu és um sem vergonha vil, cheio de coisas repugnantes, corruptas e que corrompem a outros.
Mas olhe aqui! Vês aquele homem pendurado na cruz? Podes contemplar Sua cabeça moribunda inclinada com mansidão sobre Seu peito? Vês essa coroa de espinhos, que faz brotar gotas de sangue que escorrem pelas maçãs de Seu rosto? Vês Suas mãos, traspassadas e rasgadas, e Seus benditos pés, suportando o peso de Seu corpo, partidos quase completamente em dois pelos pregos cruéis? Pecador, podes escutá-lo gritando!?: “Elí, Elí, lamá sabactâni?” Acaso não o escuta clamar: “Está consumado”? Podes ver Sua cabeça inclinada pela morte? Vês esse lado traspassado pela lança, e o corpo baixado da cruz?
Oh, vem aqui! Essas mãos foram cravadas por ti; esses pés verteram sangue por ti; esse lado foi aberto por ti; e se queres saber como podes encontrar misericórdia, ali está! “Olhai!” “Olhai para mim!” Não olhes mais para Moisés. Não olhes mais para o Sinai. Vem aqui e olha para o Calvário, e para a vítima do Calvário, e para o sepulcro de José. E olha para lá, para o homem que junto ao trono se senta com Seu Pai, coroado de luz e de imortalidade. “Olha, pecador,” Ele te diz, o dia de hoje, “Olha-me se sê salvo.” Desta forma, Deus nos ensina que não há ninguém mais; porque Ele nos leva a olhar unicamente para Ele, e a olhar totalmente longe de nós mesmos.
2. O segundo pensamento é: os meios de salvação. É, “Olhai para mim, e sereis salvos.” Vocês devem ter observado frequentemente, estou certo, que muitas pessoas se agradam de uma adoração intrincada, uma religião complicada, que dificilmente podem compreender. Não podem suportar uma adoração tão simples como a nossa. Por isso devem ter um homem vestido de branco, e um homem vestido de negro; logo devem ter o que chamam um altar e um presbitério. Depois de pouco tempo isso já não é suficiente, e devem ter floreiras e velas. Então o clérigo se torna um sacerdote, e deve ter uma veste de cores vivas, mostrando uma grande cruz. E assim sucessivamente: o que é simplesmente uma bandeja se converte em uma patena, e o que uma vez foi uma taça se torna um cálice; e quanto mais complicadas são as cerimônias, mais se agradam delas.
Agrada-lhes que seu ministro tenha a posição de um ser superior. O mundo gosta da religião que não pode compreender! Mas acaso nunca observaram quão gloriosamente simples é a Bíblia? Não aceita nenhum dos absurdos de vocês; fala muito claro e somente coisas claras. “Olhai!” Não há nenhum não convertido que goste disto: “Olha para Cristo, e sê salvo.” Não, ele vem a Cristo como Naamã veio a Elias; e quando lhe diz: “Vai e lava-te no Jordão!” ele responde: “Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar; mas a ideia de dizer-me que me lave no Jordão, é uma coisa muito ridícula. Qualquer um poderia fazer isso!” Se o profeta houvesse lhe ordenado fazer algo grandioso, por acaso não o teria feito? Ah, certamente teria feito. E se esta manhã eu dissesse que qualquer pessoa que caminhasse daqui a Bath sem sapatos nem meias, ou que fizesse qualquer outra coisa impossível, seria salvo, vocês sairiam para lá amanhã mesmo, depois do desjejum.
Se eu demorasse sete anos para descrever o caminho da salvação, estou certo que todos vocês ansiariam ouvir sobre isso. Se somente um doutor mui letrado pudesse definir o caminho do céu, como todos o seguiriam! E se fosse descrito com palavras difíceis, e com palavras intercaladas tomadas do latim e do grego, seria ainda muito melhor.
Mas o Evangelho que devemos pregar é muito simples. É somente: “Olhai!” “Ah!” dirá alguém, “por acaso isso é o Evangelho? Eu não prestarei atenção a isso.” Mas, por que Deus te ordenou fazer algo tão simples? Precisamente para dobrar teu orgulho, e para mostrar-te que Ele é Deus, e não há outro. Oh, vejam quão simples é o caminho da salvação. É: “Olhai, olhai, olhai!” Cinco letras no total! “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra.”
Alguns teólogos necessitam uma semana para dizer-te o que deves fazer para ser salvo: mas Deus, o Espírito Santo, só precisa de cinco letras para fazê-lo. “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra.” Quão simples é esse caminho de salvação! E, oh, quão instantâneo! Nos leva algum tempo mover nossa mão, mas um olhar não requer nem um momento. Assim, o pecador crê em um instante; e no momento em que esse pecador crê e confia em seu Deus crucificado para perdão, de imediato recebe a plena salvação através de Seu sangue.
Poderia haver alguém hoje que tenha vindo injustificado em sua consciência, mas que sairá daqui justificado, enquanto que outros não o farão. Pode haver algumas pessoas aqui, que são pessoas imundas em um instante, e perdoadas no seguinte. Tudo é feito em um instante. “Olhai! Olhai! Olhai!” E, quão universal é! Porque em qualquer lugar em que me encontre, sem importar quão longe esteja, simplesmente diz: “Olhai!” Não diz que veremos; só diz: “Olhai!”
Se tratarmos de ver uma coisa na escuridão, não podemos fazê-lo; mas temos feito o que nos disse que fizéssemos. Assim, se um pecador só olha para Jesus, Ele o salvará; pois Jesus na escuridão é tão eficaz como Jesus na luz, e Jesus, quando não podem vê-lo, é tão eficaz como Jesus quando podem vê-lo. Trata-se unicamente de “olhar”!
“Ah!”, alguém dirá, “eu tenho tentando ver a Jesus todo este ano, mas não consegui vê-lo.” Ele não diz que devemos vê-lo, mas “Olha para Ele!” E diz que os que o olharam, foram iluminados. Ainda que haja um obstáculo à tua frente, se unicamente olhas na direção correta, isso é suficiente. “Olhai para mim!” Não se trata tanto de ver a Cristo, mas de olhar para Ele. O querer a Cristo, o desejar a Cristo, o ansiar por Cristo, o confiar em Cristo, o apegar-se a Cristo, isso é o que se necessita. “Olhai! Olhai! Olhai!” Ah, se o homem mordido pela serpente houvesse voltado seus olhos sem visão para a serpente de bronze, ainda que não a houvesse visto, teria recebido a restauração de sua vida. É o olhar e não o ver, o que salva o pecador.
Repetimos isto: como isto humilha o homem! Há um cavalheiro que diz: “Bem, se me houvessem pedido mil libras esterlinas para minha salvação, eu teria considerado a quantia insignificante.” Mas teu ouro e tua prata estão corrompidos; não servem para nada. “Então devo ser salvo da mesma maneira que minha empregada Beatriz?” Sim, exatamente igual; não há um caminho especial de salvação para ti. Isso é para mostrar ao homem que Jeová é Deus, e não há outro. O sábio diz: “se se tratasse de resolver o problema mais maravilhoso, ou descobrir o maior mistério, eu o faria. Não poderia ter eu algum evangelho misterioso? Não poderia crer em alguma religião misteriosa?” Não, se trata de “Olhar!” “Como! Vou ser salvo da mesma maneira que esse colegial saído de um hospício, que não tem nenhuma preparação?” Sim, deve ser, pois não serás salvo de nenhum outro modo.
Outro afirma: “eu tenho sido muito moral e reto; tenho guardado todas as leis do meu país; e se há algo mais que deva fazer, o farei; vou comer somente peixe na sexta-feira, e vou guardar todos os jejuns da igreja, e isso me salvará.” Não senhor, isso não te salvará; tuas boas obras não servem para nada. “Como” Devo ser salvo da mesma maneira que a prostituta ou o bêbado?”. Sim senhor, há somente um caminho de salvação para todos.“Porque Deus sujeitou a todos em desobediência, para ter misericórdia de todos.” Ele ditou uma sentença condenatória para todos, para que pudesse vir a graça imerecida de Deus sobre muitos, para salvação. “Olhai! Olhai! Olhai!”. Este é o simples método de salvação. “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra.”
3. Observem como Deus humilhou o orgulho do homem, e Se exaltou a Si mesmo, pelas pessoas chamadas a olhar. “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra.” Quando os judeus ouviram que Isaías dizia isso, “ah!”, exclamaram, “deverias ter dito: Olhai para mim, Jerusalém, e sejam salvos. Isso teria sido o correto. Mas esses cães gentis, acaso olharão e serão salvos?” “Sim,” diz Deus, “lhes mostrarei, judeus, que ainda que lhes dei muitos privilégios, exaltarei a outros acima de vocês; Eu posso fazer o que me agrade com o que é meu.”
Agora, quais são os termos da terra? Pois, existem pobres nações pagãs que estão a poucos graus de distância das bestas, que são incivilizadas e incultas; mas se pudesse ir e caminhar pelo deserto, ou encontrasse o selvagem da Austrália em sua choça, ou percorresse os mares do Sul, e encontrasse um canibal, lhe diria a ele ou ao selvagem:“Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra.” Esses são alguns “dos termos da terra,” e o Evangelho é enviado a eles, tanto como aos cultos gregos, aos romanos refinados ou aos educados britânicos.
Mas eu penso que “os termos da terra” também quer dizer aqueles que se afastaram de Cristo. Refiro-me a ti, ébrio! Foste degradando-te até alcançar os termos da terra; quase sofreste de delirium tremens; não podes ser pior; não há homem que respire que seja pior que tu. Acaso há? Ah!, mas Deus, para dobrar teu orgulho, te diz: “Olha para mim e sê salvo.” Há outra pessoa que viveu uma vida de infâmia e pecado, até destruir-se a si mesma, que até parece que Satanás a varre para tirá-la pela porta traseira; mas Deus lhe diz: “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra.“
Parece-me que vejo aqui alguém que treme e que diz: “Ah!, eu não fui um destes, senhor, mas fui pior, pois frequentei a casa de Deus, e me desfiz de convicções, e de todos os pensamentos de Jesus, e agora creio que Ele jamais terá misericórdia de mim.” Tu és um desses “termos da terra!” Enquanto encontre alguém que se sinta assim, posso dizer-lhe que é um dos”termos da terra.” “Mas,” afirma outro, “eu sou tão peculiar; se não sentisse o que sinto, tudo estaria bem; mas sinto que meu caso é muito peculiar.” Isso está bem; são gente mui especial. Mas se olhas, poderás alcançar.
Mas outro diz: “Não há ninguém no mundo como eu; não creio que encontrem um ser debaixo do sol que tenha tido tantos chamamentos e os descartou, e tantos pecados sobre sua cabeça; além do mais, tenho tanta culpa que não gostaria de confessá-la a nenhum ser vivente.” Novamente, ele é um dos “termos da terra;” portanto, tudo o que tenho que fazer é clamar no nome do Senhor, “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra, porque eu sou Deus, e não há outro.”
Mas tu dizes que o pecado não te permitirá olhar. Eu te respondo, teu pecado será tirado de ti no momento em que olhares. “Mas não me atrevo; Ele me condenará; tenho medo de olhar.” Ele te condenará mais, se não olhas. Teme, então, e olha; mas não permitas que teu medo te impeça de olhar. “Mas Ele me lançará fora.” Prova-O. “Mas não posso vê-lO.” Te digo que não é ver, é olhar. “Mas meus olhos estão tão presos à terra, tão terrenais, tão mundanos.” Ah!, pobre alma, Ele dá poder para olhar e viver. Ele diz: “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra.”
Tomem isto, queridos amigos, como texto para o novo ano, tanto vocês que amam ao Senhor, como vocês que estão unicamente olhando por primeira vez. Cristão, em todas tuas aflições deste ano, olha para Deus e sê salvo! Em todas tuas provas e dores olha para Cristo, e encontre salvação. Em toda tua agonia, pobre alma, em todo teu arrependimento por tua culpa, olha para Cristo, e encontra perdão. Este ano lembre-se de voltar teus olhos ao céu, e mantém teu coração orientado ao céu. Recorda hoje que amarraste ao teu redor uma corrente de ouro, e colocaste um de seus elos na argola do céu. Olhem para Cristo e não temam. Não há tropeço quando um homem caminha com seu olhar para o alto, dirigido a Jesus. O que olhava as estrelas caiu na vala; mas quem olha para Cristo caminha com segurança. Mantenham seus olhos no alto, todo o ano. “Olhai para Ele, e sereis salvos,” e recordem que “Ele é Deus, e não há outro.”
E tu, pobre indivíduo que tremes, tu, que dizes? Iniciarás o ano olhando para Ele? Tu sabes quão cheio de pecado te encontras hoje; tu sabes quão imundo és; e, contudo, é possível que antes que te ponhas de pé e chegues ao corredor dessa igreja, estarás tão justificado como os apóstolos o estão diante do trono de Deus. É possível que antes que teu pé pise o umbral da porta de tua casa, tenhas perdido a carga que tuas costas suportou, e prosseguirás teu caminho, cantando:
”fui perdoado, fui perdoado; sou um milagre da graça; hoje é meu aniversário espiritual.”
Oh!, que fosse para muitos de vocês, para que ao fim eu possa dizer: “Eis-me aqui, e os filhos que me deste.” Escuta isto, pecador convicto! “Este pobre clamou a Jeová em sua angústia, e o livrou de todas suas aflições.” Oh!,  Provai e vede que o Senhor é bom!
Creiam n’Ele agora; agora deixem que sua alma culpada descanse em Sua justiça; agora submirjam sua alma negra no banho de Seu sangue; agora ponham sua alma desnuda à porta do armário de Sua justiça; agora tragam sua alma faminta à festa da plenitude! Agora “olhem“! Quão simples parece! E, contudo, é a coisa mais difícil que um homem pode fazer. Eles jamais o farão, enquanto a graça nos constrange a fazê-lo. Contudo, ali está: “olhem”! Regressem para suas casas com esse pensamento. “Olhai para mim, e sereis salvos, todos os termos da terra, porque eu sou Deus, e não há outro.“

Charles Haddon Spurgeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 07/08/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras