Àqueles que Creram
Por Charles Haddon Spurgeon
Amigos, se agora vocês começaram a confiar no Senhor, confiem nEle mais e mais. Deixem sua fé ser a coisa mais real e prática por toda a vida de vocês. Não confie no Senhor apenas sentimentalmente sobre algumas poucas grandes coisas espirituais; mas confiem tudo a Ele, para sempre, tanto para o presente quanto para a eternidade, para o corpo e para a alma. Veja como o Senhor sustenta o mundo usando nada além de Sua palavra! Não há nem suporte nem coluna. O grande arco celeste permanece sem pilar ou um centro de madeira. O Senhor pode e irá sustentar toda dependência que a fé puder colocar sobre Ele. Os maiores problemas são fáceis ao Seu poder, e os mistérios mais escuros são claros à Sua sabedoria. Confie em Deus até o pescoço. Dependam, e dependam a valer; sim, coloquem todo o peso de vocês, e todos os outros pesos sobre o Todo-Poderoso Deus de Jacó.
O futuro vocês podem deixar tranquilamente com o Senhor, que vive para sempre e nunca muda. O passado está agora nas mãos do Salvador de vocês, e vocês nunca serão condenados por ele, qualquer que tenha sido, pois o Senhor lançou as suas iniquidades no meio do mar. Creia neste momento nos seus privilégios presentes. VOCÊ ESTÁ SALVO. Se você é um crente no Senhor Jesus, você passou da morte para a vida, e VOCÊ ESTÁ SALVO. Nos antigos dias de escravidão uma dama trouxe sua escrava negra em um navio inglês, e rindo ela falou ao capitão, “Suponho que se eu e tia Chloe fôssemos para a Inglaterra, ela seria liberta?” “Madame”, disse o capitão, “Ele está liberta agora”. No momento em que ela entrou neste navio inglês ela ficou livre”. Quando a mulher negra soube disso, ela não deixou o navio – não ela. Não era a esperança da liberdade que a fez se segurar, mas o fato da liberdade. Assim também vocês não estão agora meramente esperando pela vida eterna, mas “Aquele que nele crê tem a vida eterna”. Aceite isso como um fato revelado na santa Palavra, e comece a se alegrar de acordo com isso. Não raciocine sobre isso, ou crie uma questão; creia, e salte de alegria.
Eu gostaria que o meu leitor, tendo crido no Senhor Jesus, creia na salvação eterna. Não se contente com a ideia de que você pode receber um novo nascimento que poderá morrer, uma vida celestial que pode acabar, um perdão que será cancelado. O Senhor Jesus dá às Suas ovelhas vida eterna, e não descanse enquanto não a tiver. Agora, se é eterna, como pode morrer? Seja salvo mais e mais, para a eternidade. Há uma “semente incorruptível, a qual vive e é permanente”; não a adie por uma mudança temporária, um tipo de graça que só se abre em flor para murchar. Você está agora começando no caminho da graça – pegue a passagem para todo o caminho. Eu não fui enviado para pregar a vocês salvação por um tempo: o evangelho que eu sou constrangido a colocar diante de vocês é, “Quem crer e for batizado será salvo”. Será salvo do pecado, de voltar ao pecado, de se voltar para o caminho largo. Que o Espírito Santo leve você a crer em nada menos que isso. “Você quer dizer”, diz um, “que eu devo crer que uma vez tendo confiado em Cristo eu serei salvo independente do pecado que eu escolha cometer?” Eu não falei nada parecido com isso. Eu descrevi a verdadeira salvação como uma total mudança de coração, tão radical que altera os seus gostos e desejos; e eu digo que se você recebeu tal mudança forjada em você pelo Santo Espírito, será permanente; pois o trabalho do Senhor não é como o trabalho ruim dos nossos dias, que logo fica em pedaços. Confie no Senhor para mantê-lo, por mais que você viva muito, e por mais que você seja tentado; e “faça-se convosco conforme a vossa fé”. Creia em Jesus para a vida eterna.
Oh, que você também confie ao Senhor todos os sofrimentos do tempo presente! No mundo tereis aflições; aprenda pela fé a perceber que todas as coisas cooperam para o bem, e então se submeta à vontade do Senhor. Veja a ovelha quando está sendo tosada. Se permanecer parada, as lâminas não a ferirão; se debater, ou mesmo encolher, será cortada. Submetam-se às mãos de Deus, e a aflição perderá o seu fio. Vontade própria e murmurações nos causam cem vezes mais sofrimento que as nossas próprias aflições. Então creia no seu Senhor na certeza de que Sua vontade é muito melhor que as suas, e assim não somente se submeta a ela, mas mesmo se alegre nela. 64
Confie no Senhor Jesus na questão da santificação. Certos amigos aprecem pensar que o Senhor Jesus não pode santificá-los totalmente, espírito, alma e corpo. Daí que eles de bom grado dão lugar ao pecado pela noção de que não há nenhuma ajuda para eles, mas que eles devem pagar tributos ao diabo, visto que vivem dessa forma. Não se curvem de modo vil a nenhum pecado, mas lutem pela liberdade. Seja ira, incredulidade, ou preguiça, ou qualquer outra forma de iniquidade, somos aptos, pela graça divina, a expulsar os cananeus, e, mais ainda, temos de expulsá-los. Nenhuma virtude é impossível àquele que crê em Jesus, e nenhum pecado terá vitória sobre ele necessariamente. De fato, está escrito, “O pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”. Creia em grandes quantidades de alegria no Senhor, e na semelhança de Jesus, e avance para possuir completamente essas coisas preciosas; pois de acordo com sua fé, assim se faça a ti. “Tudo é possível ao que crê”; e aquele que é o principal dos pecadores pode ainda assim não ficar atrás dos maiores dos santos.
Perceba frequentemente a alegria celeste. Isso é grande fé; e ainda assim não é mais do que podemos ter. Em curto espaço de tempo o homem que crê no Senhor Jesus estará com Ele onde Ele está. Essa cabeça terá uma coroa; esses olhos verão o Rei em Sua beleza; esses ouvidos irão ouvir Sua própria doce voz; essa alma estará em glória; e este pobre corpo será levantado dos mortos e juntamente revestido de incorruptibilidade na alma aprimorada! Glória, glória, glória! E tão perto, tão certo. Vamos ensaiar de uma vez a música e antecipar as bênçãos!
Um, porém, diz, “Não estamos lá ainda”. Nada que não a fé, nos enche de alegria na benção proposta, enquanto nos sustenta no caminho. Leitor, eu desejo que você se torne um crente firme no Senhor apenas. Eu quero que você esteja inteiramente na rocha, e não mantenha um pé na areia. Nesta vida mortal confie em Deus para tudo; e confie somente nEle. É assim que se vive. Sei disso por experiência. O braço exposto de Deus é o suficiente em que se apoiar.
Eu lhe contarei um pouco a experiência de um trabalhador que eu conheci. Ele temia a Deus sobre todas as coisas, e era profundamente ensinado pelo Espírito. Minha figura lhes mostrará que tipo de homem era – bom de encobrir e se afundar, mas ainda melhor em simplesmente confiar. Assim ele escreveu a fé: - “era um inverno rigoroso, e eu não tinha serviços, e nenhum pão em casa. As crianças choravam. A neve estava alta, e o caminho escuro. Meu antigo senhor me disse que eu poderia pegar um pouco de madeira sempre que eu quisesse; então eu pensei que um pouco de fogo aqueceria as pobres crianças, e eu saí com meu machado para pegar a lenha. Eu estava diante de um fosso profundo, cheio de neve, que o tinha coberto em muitos metros de profundidade – na verdade, eu não sabia o quanto. Enquanto mirava um golpe num pedaço de madeira o cabo escorregou da minha mão, e foi direto para a neve, aonde eu não tinha esperanças de achá-lo. Estando lá sem comida, sem fogo, e o machado perdido, algo parecia me dizer, “Will Richardson, você pode confiar em Deus agora?” e minha própria alma disse, “isso eu posso”. Isso é fé verdadeira – a fé que confia no Senhor quando o cabo se foi: a fé que crê em Deus quando tudo o que se pode ver o engana; e fé que está feliz com Deus somente enquanto todos os amigos lhe dão as costas. Querido leitor, que eu e você tenhamos esta fé preciosa, essa fé real, essa fé que honra a Deus! A verdade do Senhor a merece; o Seu amor a exige; sua fidelidade a constrange. Feliz o que a tem! Este é o homem que o Senhor ama, e o mundo saberá disso antes que tudo acabe.
No final das contas, a melhor fé é mesmo aquela do dia-a-dia: a fé que lida com pão e água, casacos e calças, crianças e gado, aluguel e clima. A religião superficial confeccionada que só está disponível aos domingos e nas salas de reunião e leituras da Bíblia, nunca levarão uma alma aos céus a não ser que a vida se torne uma longa reunião, e onde haja sete descansos numa semana.
Quando por muitos anos ela caminha lentamente, mês após mês, confiando ao Senhor o marido doente, a filha que falha, o negócio que diminui, o amigo não convertido, e coisas afins.
A fé ainda nos ajuda a usar o mundo sem abusar dele. É bom para o trabalho duro, e para o dever diário. Não é algo angélico para os céus e as estrelas, mas uma graça humana, nas cozinhas das casas e nas oficinas. É algo como um “pau-para-toda-obra”, e está em casa para todo tipo de obra, e para toda classe social. É uma graça para todos os dias, por todo o ano. Santa confiança em Deus nunca deixa de trabalhar. A obra da fé é tão valorizada na corte celestial que ela sempre tem um ou outro belo trabalho no forno ou no torno. Homens pensam que os heróis são feitos apenas em ocasiões especiais, uma ou duas vezes por século; mas na verdade os verdadeiros heróis são caseiros, e são mais frequentemente escondidos na obscuridade que apresentados em palanques para o público notar. Confiar no Deus vivo é o molde no qual o heroísmo é forjado. Perseverança em fazer o bem é um dos campos no qual a fé faz brotar não flores, mas o trigo de sua colheita. Lentamente no trabalho árduo, criando uma família com algumas poucas moedas por semana, sofrendo dor constantemente com paciência, e indo em frente – essas são as marcas de valor pelas quais Deus é glorificado por todo o povo que crê nEle.
Leitor, eu e você devemos pensar igual nisso: não vamos procurar ser grandes, mas nos esforçar seriamente para sermos bons. Para isso iremos confiar no Senhor nosso Deus, quem nós somos, e a quem servimos. Pediremos para sermos santos em todos os dias a semana. Oraremos ao nosso Deus tanto sobre nosso trabalho diário quanto pela salvação das nossas almas. Confiaremos a Ele nossa fazendo, e as nossas plantações, e nossas vacas, tanto quanto nossos privilégios espirituais e nossa esperança nos céus. O Senhor Javé é o Deus que segura nossa casa; Jesus é nosso irmão que nasceu para a adversidade; e o Espírito Santo é nosso Consolador em todo momento e tentação. Não temos um Deus do qual não se pode chegar perto: Ele ouve, Ele se compadece, Ele ajuda. Vamos confiar nEle sem cessar, sem dúvida, sem hesitar. A vida da fé é a vida dentro da porta estreita de Deus. Se tivermos permanecido temerosos fora dela no mundo louco de incredulidade, que o Espírito Santo nos capacite agora a tomar o grande e decisivo passo, e dizer de uma vez por todas, “Senhor, eu creio; ajuda-me na minha falta de fé!”.
Charles Haddon Spurgeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 15/08/2013
Alterado em 15/08/2013