Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Sobre Alegria
Texto extraído do sermão de John Piper intitulado We Exult in Our Tribulations, traduzido pelo Pr Silvio Dutra.

Quando Paulo diz em Romanos 5.3: "E não é somente isso (isto é, não somente nos gloriamos na esperança da glória de Deus), mas também nos gloriamos nas tribulações" - quando ele diz isso, ele não está falando como um espectador, mas como um companheiro do sofredor. Os sofrimentos de Paulo eram longos e duros. Mas, em II Coríntios 12.9, ele disse: "[Cristo] Ele me disse: 'A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza, de boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo habite em mim." Repare, assim como ele diz isto, "Nós nos gloriamos nas tribulações" aqui em Romanos 5.3, e ele diz em em II Coríntios 12.9 que "mais se regozijava” ou "se gloriava" (mesma palavra) sobre suas fraquezas. Paulo praticava o que pregava.
E o que ele quer dizer com "fraquezas" em  II Coríntios 12.9 9 ele nos mostra no versículo seguinte: "Portanto, eu estou bastante contente com fraquezas, com injúrias, com angústias, com perseguições, com dificuldades, por amor de Cristo, pois quando me sinto fraco, então é que sou forte." Todo o conjunto de angústias, fraquezas, doenças e  dificuldades significava essas aflições em Romanos 5.3 , e não apenas as perseguições. E Paulo diz que ele exulta nas mesmas, em vez de murmurar e reclamar por causa delas.
Assim, quando olhamos para o papel das aflições na vida cristã, tenha em mente que  todas elas se destinam a provar a sua fé. Elas poderiam ser tribulações da perda da saúde, ou tribulações nos relacionamentos quebrados ou tensos, ou tribulações em dificuldades e decepções profissionais, ou tribulações em acidentes ou desastres naturais, ou tribulações em agressões verbais ou físicas, ou simplesmente inconvenientes comuns de tráfego congestionado. Tudo o que torna a vida mais difícil e ameaça a sua fé na bondade, poder e sabedoria de Deus é tribulação.
Isto é normal, não anormal. Seria anormal para um cristão não tê-los, porque Paulo ensinou a todas as igrejas, de acordo com Atos 14.22, "Através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus."

Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 24/08/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras