Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Orai, orai sempre – Parte 3
Pregado por Charles Haddon Spurgeon

III – Vamos abordar rapidamente A CONCLUSÃO NATURAL DO CRENTE que ele deduz destas palavras de Cristo.
A primeira seria: Se tudo isso é verdade, que poder enorme que eu tenho! O Espírito Santo me predispõe, Cristo pede em meu nome e o próprio Pai sorri para mim dizendo: Vinde, sede bem-vindo pois eu te amo: ninguém é tão bem-vindo quanto você é. Peça o que quiser que será atendido. Mas, amado, você alguma vez realmente acreditou ter tanto poder? Ou você tem pedido e aguardado quando na realidade deveria ter pedido e acreditado? Não ficou imaginando que haveria uma pequena possibilidade de ser ouvido? Já orou como se seus muitos pedidos e suas abundantes lágrimas pudessem tocar o duro coração de Deus? Suas súplicas têm sido apresentadas neste estado de espírito? Se assim for, espero que no futuro você possa assumir a verdadeira posição de quem crê e diz: Eu sou filho de Deus, e Ele me ama. E eu vou até Ele, por meio do seu Filho Jesus Cristo, e motivado pelo Espírito Santo, vou pedir-lhe tudo o que eu precisar, pois sei que receberei aquilo que pedir no nome de Jesus e por amor ao Seu Nome.
Se algum dia você descobrir que tem esse poder – e espero que assim aconteça – não deixe de usá-lo. Use para os seus filhos, para todos os seus parentes, para os seus amigos e para os que não são convertidos. Escolha-os e ore por eles e não descanse até que eles estejam salvos. Ore também pelo seu pastor, que ficará muito enriquecido com a oração que você fizer por ele, você que tem tanto poder junto a Deus. Ore pelas nossas Igrejas. Estes são dias sombrios, mas você pode trazer um verão espiritual, se você sabe como orar aquela oração fervorosa do justo que vale muito. A Verdade de Deus parece, por um tempo, estar sofrendo derrota, e a batalha pelos direitos cresce mais quente e mais feroz, mas a bandeira da vitória em breve vai flutuar na brisa se você souber como orar corretamente! A legião da oração é a legião da conquista! Tragam à frente os homens e mulheres que podem orar e o diabo vai tremer e fugir, pois ele bem sabe que aqueles que são poderosos com Deus são mais poderosos até mesmo do que ele. A história do futuro depende muito das orações do presente. Se você e outros crentes contiverem as orações, vocês podem ajudar a trazer um longo, escuro, inverno frio para a Igreja de Deus, mas se você e eles são despertados a subir, como Elias que foi ao Monte Carmelo, e com o seu rosto entre os joelhos, clamou ao Senhor de Israel, com certeza – assim como o Senhor vive – os céus ficarão cobertos com nuvens e haverá ruído de abundante chuva – 1 Reis 18:41.
Falo reverentemente, mas com veracidade, quando digo que as chaves dos céus giram quando usadas pela pessoa que sabe orar. Não me refiro à oração comum, como alguns fazem, mas à oração como a que estou falando: induzida pelo Espírito de Deus, inicialmente purificada e apresentada pelo Salvador, e feita por quem sabe que o próprio Pai o ama. Fico abismado ao pensar no tremendo poder da oração. Não é onipotente, mas comanda a onipotência. Não é onisciente, mas a oração é como os próprios olhos de Deus. Quem pode realmente orar leu em primeiro lugar o coração de Deus e pronunciou o que ali está. A oração suplanta o Eterno; o que mais pode ser dito a seu respeito? Quando Israel pecou contra o Senhor, Moisés pleiteou a favor da nação culpada mesmo depois que Deus lhe havia dito: agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação – Êxodo 32:10. Mas a oração prevaleceu afinal, pois o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo – Êxodo 32:14. Que Deus possa ensinar a você, que é amado do Pai porque ama o Filho, a orar como Moisés!
De maneira bem cuidadosa, meus irmãos e irmãs em Cristo, devemos mencionar as respostas às orações que tenhamos recebido. Não seria nem prudente, nem adequado, nem mesmo possível mencioná-las todas, pois existirão assuntos de oração entre Cristo e a alma que jamais deverão ser reveladas, a não ser junto a pessoas especiais ou em ocasiões especiais. Algumas partes da nossa comunhão com o Senhor Jesus são por demais sagradas, por demais espirituais, por demais celestiais para serem mencionadas deste lado dos portões de pérolas – mas a maioria das respostas do Senhor aos nossos pedidos poderia até ser escrita nas nuvens para que todos soubessem delas. Esteja atento para não reter apenas com você estes fatos graciosos, o que seria uma ingratidão de sua parte. Faça como Davi, que nos diz: Do meio da angústia invoquei o Senhor; o Senhor me ouviu, e me pôs em um lugar largo– Salmos 118:5.
Sim, e não só proclame como Deus tem respondido às suas orações, mas conte do poder da fé em todas as ocasiões que tenha ocorrido. Fale dos resultados da fé aos seus filhos, para que eles possam contar aos seus filhos no futuro, e às gerações que virão, para que todos saibam que TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ – Marcos 9:23. Conte sobre as promessas cumpridas pela fé, sobre a solução de problemas por meio da fé e o regozijo de suprema felicidade por meio da fé. Conte à sua vizinhança que É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem. É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar nos príncipes – Salmos 118:8-9. Diga em alto e bom som: Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna – Isaias 26:4. Diga a todos porque você sabe que isto é verdade, pois procurou amigos na hora das dificuldades e não foi ajudado. Que cometeu até a tolice de esperar por auxílio de homens poderosos, que tinham condições de ajudá-lo, mas que encontrou apenas desdém e espanto por estarem sendo incomodados. Conte a todos que a Majestade Suprema nunca tratou assim nem mesmo o mais simples dos seus pedidos. Que nunca houve uma resposta ríspida por parte do Trono do Altíssimo, nem uma rejeição nem desprezo ao menor dos seus pedidos.
O Senhor tem sido melhor para com você, até mesmo mais do que a sua esperança ou a sua fé acreditavam e esperavam. Deus respondeu ricamente, ajudou-o eficientemente, alegrou-o abundantemente e encheu o seu espírito de conteúdo agradável. Não é em vão que esperamos no Senhor. O caminho da fé é o caminho da força e da segurança. Como é triste a sina de quem nunca ora! Pouco importa que outros poderes você possua; se não tiver poder com Deus, significa que não tem poder nenhum. Àqueles que nunca oram ou que insultam Deus com uma forma vazia de orar sem a participação do coração, chegará um dia em que irão orar. E tão certo quanto vivem e morrem, irão orar e suas orações não serão atendidas. O rico orou por uma gota de água para esfriar sua língua ardente, mas seu pedido foi recusado, pois já era tarde demais para orar – ele poderia ter tido a Água da Vida para beber se ele tivesse orado enquanto ele estava sobre a terra! O inferno está cheio de orações não atendidas, que tiveram como resposta: Mas, porque clamei, e vós recusastes; estendi a Minha mão, e não houve quem desse atenção; antes desprezastes todo o meu conselho, e não fizestes caso da minha repreensão; também eu me rirei no dia da vossa calamidade; zombarei, quando sobrevier o vosso terror – Provérbios 1:24-26. Peça a Deus, e Ele o ouvirá se você pedir agora. Mas Quando o dono da casa se tiver levantado e cerrado a porta (ver Lucas 13:25) não adiantará bater na porta Naquele dia. Nenhum pedido, gemido ou choro prevalecerá nessa hora, pois terá passado o dia da oração e a justiça, de espada em punho, estará à frente do Trono da Misericórdia impedindo o acesso para sempre.
Possa o Senhor levar todos vocês a acreditarem em Jesus, e amá-lo com um coração ardente e puro, antes que seja tarde, por
Charles Haddon Spurgeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/09/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras