Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Sentindo-nos Seguros em Deus
Por John Piper

Uma das maiores ajudas para nos sentirmos esperançosos é saber que Deus quer que nos sintamos esperançosos. É pouco confortável saber que algumas pessoas são salvas e não saber se estamos, ou não, incluídos nesse número. Recentemente, o meu próprio coração tem sido tão alegrado pela segurança da minha salvação que gostaria de partilhar convosco.

Em primeiro lugar deixe-me recomendar-vos um livro. No ano de 1654 Thomas Brooks publicou Céu na Terra. O subtítulo deste livro de 300 páginas é "Um Tratado sobre a Firmeza Cristã". Foi reimpresso pela Banner of Truth em 1982. Se almejas por um livro impregnado da Bíblia, por uma refeição apaixonada de proteína consistente, adquira este livro. Brooks dirige-se assim aos seus leitores:

Amados no nosso querido Senhor, vós sois aqueles bravos “de quem este mundo não é digno” Hebreus 11:38. Vós sois os príncipes “que prevalecem com Deus”, Génesis 32:28. Vós sois aqueles “ilustres” nos quais está todo o prazer de Cristo, Salmo 16:3. Vós sois a sua glória. Vós sois os seus eleitos, os escolhidos, os principais instrumentos que Ele usará a fim de levar a cabo o seu melhor e maior trabalho contra os seus maiores e piores inimigos nestes últimos dias.

A declaração que, recentemente, mais me emocionou é a de Hebreus 6:17, "querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa". Ela atingiu-me de forma tão poderosa. Foi tão refrescante, tão necessário, tão precioso. Ou seja, Deus deseja mostrar-nos convincentemente que seus propósitos de salvação para nós são inabaláveis. Deus quer que eu desfrute a segurança dos seus bons planos para mim.

Tantas religiões (e mesmo alguns ramos do cristianismo) dizem: "sim, Deus salva as pessoas. Mas não, você não pode ter certeza se está salvo. Você não pode ter certeza se as suas obras são suficientemente boas, ou se a sua fé é suficientemente forte". Isto é letal. E é errado. Deus tem feito e dito tanto para dar garantia e segurança ao seu povo que é um assalto à sua integridade o dizer que não podemos tê-las.

1 João 5:13 - Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.

2 Coríntios 5:1,5 - Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.

Hebreus 10:22-23 - Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé,... retenhamos firmes a confissão da nossa esperança.

Brooks conta a história de Alexandre, o Grande, que deu o seu ouro quando partiu na sua esperançosa expedição. Quando lhe perguntaram o porquê, ele disse "pela esperança de maiores e melhores coisas". É o mesmo connosco. Se temos confiança em coisas maiores e melhores, então temos a liberdade de viver radicalmente por Jesus.

Ancorado em Deus,

Pastor John
John Piper
Enviado por Silvio Dutra Alves em 06/09/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras