Os Escravos da “Liberdade”
“2Pe 2:7 e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados
2Pe 2:8 ( porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles ),
2Pe 2:9 é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo,
2Pe 2:10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores,
2Pe 2:11 ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor.”
“2Pe 2:17 Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas;
2Pe 2:18 porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro,
2Pe 2:19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.
2Pe 2:20 Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.
2Pe 2:21 Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.
2Pe 2:22 Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.”
São por demais vigorosas e contundentes estas palavras proferidas pelo apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, contra aqueles que passando-se por cristãos, não se submetem na verdade a qualquer governo do Senhor Jesus, acolhendo com mansidão os Seus mandamentos, para serem praticados com temor e reverência.
O que está em foco não são líderes formais, dirigentes de congregações, mas qualquer pessoa que se levante fazendo as vezes de mestre e pastor do rebanho do Senhor, sem que tenha recebido qualquer chamada da parte dEle para tanto, ou até mesmo por não se tratar de um autêntico cristão – alguém que não nasceu de novo do Espírito Santo.
As palavras do apóstolo não têm o intuito de incitar um combate contra tais pessoas, mas para que aqueles que amam de fato a Cristo e à Sua vontade, não se deixem influenciar por estes insubordinados, que tentam fascinar os incautos com a promessa de uma falsa liberdade que consiste na rejeição de qualquer tipo de governo espiritual, especialmente o que passa pelas pessoas daqueles que são chamados por Deus para pastorearem o rebanho de Cristo (Atos 20.28).
Quando não nos sujeitamos ao governo do Senhor, conforme o dizer do apóstolo, nos tornamos escravos da corrupção (2.19) da nossa natureza terrena pecaminosa, uma vez que não fomos de fato libertados pelo poder de Jesus.
Por isso nosso Senhor afirma que os mansos são bem-aventurados, ou seja aqueles que são submissos à Sua Pessoa e Palavra.
A estes Ele se revelará e guiará mansa e continuamente ao conhecimento e prática da verdade, na comunhão em amor do Espírito Santo e uns com os outros, sob o temor de Deus.
Somente aos que são pela verdade é dado ouvir a voz do Supremo Pastor.
As ovelhas de Cristo conhecem e ouvem a Sua voz e não seguirão aos estranhos.
E estas sabem que “é na paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.” (Tg 3.18)
“Atos 20:28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
Atos 20:29 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho.
Atos 20:30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.
Atos 20:31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.
Atos 20:32 Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.”