Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
 
Como Confirmar o Seu Chamado e Eleição


Por John Piper

Domingo passado eu apresentei um teste prático de seis questões. Era um teste para sua vida. Um teste para descobrir se Deus habita em você e se você é nascido de novo. Um teste para confirmar seu chamado e eleição.

Eu o baseei no teste duplo que João dá em sua primeira carta--o teste do amor (1 João 2:10; 3:14; 4:7-13) e o teste da fé (1 João 2:23-25; 4:6; 4:15; 5:13). Os dois testes estão resumidos em 1 João 3:23f: "E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento."

Se nós cremos e amamos então nós podemos ter certeza de que Deus habita em nós. Aqui estão as perguntas que eu usaria para testar a genuinidade da minha fé e do meu amor.

1. O Teste da Fé

1.1 O seu coração te inclina a testemunhar dos apóstolos e profetas? Isso é, você tem um desejo persistente para ler a Bíblia?

A pergunta não é: Você nunca tem tempos secos de indiferença? A pergunta é: O desejo permanente e habitual do seu coração é de se juntar a Maria aos pés de Jesus e fazer a única coisa necessária, ou seja, escutar (Lucas 10:42)? "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem." (João 10:27; cf. 10:16; 18:37). "...aquele que conhece a Deus ouve-nos [os apóstolos]" (1 João 4:6).

1.2 Quando seu coração esfria e você começa a se afastar da palavra de Deus, você sente uma culpa divina que te faz humilde e te traz quebrantado a cruz para receber perdão e renovação?

1.3 Quando você ouve o testemunho das Escrituras de que Jesus é o Filho de Deus e o Salvador do Mundo, o seu coração confessa a verdade? Isso é, você alegremente afirma a grandeza divina de Cristo e quão digno Ele é de confiança, admiração, lealdade e obediência? O seu coração exalta a Cristo como sendo o maior de todos?

2. O Teste do Amor

2.1 Quando você ouve uma descrição de amor como a de 1 Corintios 13 ou contempla o exemplo da vida de amor de Cristo, o seu coração se enche com desejo de ser assim, e você toma decisões firmes para vencer atitudes e comportamentos desamorosos?

2.2 Quando você falha numa decisão de amar, isso te entristece e te traz quebrantado diante da cruz suplicando por perdão e buscando nova força para amar de novo?

2.3 O atual padrão da sua vida é viver para o bem eterno de outras pessoas, ou os seus pensamentos e sonhos e escolhas diárias estão geralmente focados a simplesmente te fazer confortável e ter seu nome estimado?

Se você não tem respostas favoráveis para essas seis perguntas então o que você tem que fazer de mais urgente na sua vida é resolver algo sério com Deus em oração. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Invocai-o enquanto está perto. Ele te ajudará a se virar contra os desejos enganosos.

Procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição! (2 Pedro 1:10)

Para o bem da sua verdadeira garantia,

Pastor John
John Piper
Enviado por Silvio Dutra Alves em 13/09/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras