Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
A Necessidade da Regeneração
Por Charles Haddon Spurgeon

“Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.” João 3:7

Não precisamos nos espantar com a existência de alguns mistérios em nossa santa fé, pois existem mistérios em todos os lugares. Na natureza há milhares de coisas que não podemos compreender. Em nossos próprios corpos há mistérios inexplicáveis. Se refletirmos apenas por um instante, há mistérios até mesmo em questões tão comuns, como a de um alimento que é gradualmente digerido e absorvido por nosso organismo até ser transformado em carne. Quão impossível seria para nós fazê-lo através de qualquer processo químico ou pelo uso de aparelhos mecânicos, vemos que há mistério em cada ser humano – uma câmara secreta em que os olhos humanos não conseguem contemplar. Há mistérios em torno de nós neste exato momento. Se formos para fora deste edifício,  assim como Nicodemos (João 3:8) podemos observar que o vento sopra. Nós sabemos que o vento sopra, pois podemos ouvi-lo; mas não sabemos de onde ele vem ou para onde vai. Portanto, há mistérios na Natureza, há mistérios em nossos próprios corpos, e há mistérios em torno de nós, mesmo nas coisas mais simples, logo não é estranho haver mistérios no Reino de Deus!
No entanto, Cristo, usando a metáfora do vento, nos mostra que o mistério é um fato e que o mesmo pode ser aplicado na prática, pois, embora nós não entendemos tudo sobre o vento, sabemos quando ele sopra. E embora não possamos compreendê-lo, podemos fazer uso dele. O vento tem sido empregado de diversas maneiras na atividade humana, e não é necessário compreendê-lo, a fim de utilizá-lo. Um homem pode ser um admirável marinheiro e ainda não saber nada sobre a origem do vento. Mas se ele apenas souber como içar, ou navegar, ou recolher sua vela, ele se sairá muito bem. Assim é com os mistérios do Reino de Deus, embora não possamos entendê-los, o uso prático dos mesmos é uma questão de tal simplicidade que devemos sair bem ao aprendermos o que são eles.
Não vou tentar explicar o mistério do novo nascimento – isso vai além da  minha capacidade. Eu só posso explicar seus resultados. Mas há um ponto sobre o qual quero fixar sua atenção, que é este: se você nunca foi salvo, você deve experimentar este novo nascimento. “Dever é para o rei”, dizemos, e foi o Rei dos reis que disse “Você deve nascer de novo”. Esta é uma Verdade de Deus que não pode ser posta de lado! “Você deve nascer de novo”. Se você quer entrar no Reino de Deus, ou apenas ver este Reino – se você nunca se reconciliou com Deus, a quem você tanto ofendeu – “Você deve nascer de novo.”
Mas o que é nascer de novo? Eu já disse que eu não posso explicar como o Espírito de Deus opera sobre os não-regenerados, tornando-os em novas criaturas em Cristo Jesus. Eu sei que Ele geralmente opera por meio da Palavra – através da proclamação da Verdade do Evangelho. Podemos afirmar que Ele trabalha na mente humana de acordo com as leis da mente, primeiramente iluminando o entendimento. Ele então controla o juízo, influencia a vontade e muda os afetos. Mas, acima de tudo, podemos descrever que há um poder maravilhoso que Ele exerce e que deve permanecer entre os mistérios insondáveis, mesmo que nunca possamos compreender. Esse mesmo poder produz um efeito maravilhoso que transforma o homem em um novo homem, como se ele tivesse voltado à sua insignificância nata e nascido de novo em uma esfera superior! Uma nova natureza é criada dentro dele, embora a velha natureza não seja totalmente erradicada. Ela acabará sendo destruída, mas ela não é destruída inicialmente. Então, uma nova natureza nasce dentro deste novo homem, uma natureza que odeia o que a velha natureza amava, e ama o que a velha natureza odiava -  uma nova natureza semelhante (cosanguínea) à Natureza de Deus! Veja essa maravilhosa frase encontrada na segunda epístola de Pedro: “para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina” (II Pedro 1:4). Em sua primeira epístola, Pedro escreve: “vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.” (I Pedro 1:23). Essa semente viva é plantada dentro de nossos corações, então ela começa a crescer, “primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga” (Marcos 4:28). O novo nascimento é a implantação dessa semente da vida dentro da alma – é a criação de uma vida nova, Divina e imortal dentro de nós. Nós devemos ter essa vida ou, então, não poderemos ver ou entrar no Reino de Deus.
Minha mensagem é a necessidade imperativa de regeneração, e gostaria em primeiro lugar mostrar a vocês que o novo nascimento é uma grande necessidade. E, em segundo lugar, pergunto: todos nós já tivemos essa experiência?

I. Primeiramente, então, quero mostrar a vocês que o novo nascimento é uma grande necessidade.
Que é uma necessidade isso é certo, porque foi o próprio Jesus que disse: “Você precisa nascer de novo”, e Jesus não se engana. A menos que estejamos pronto para rejeitá-lo completamente, nós devemos crer que Ele é o Mestre Infalível enviado de Deus. Ele disse: “Você precisa nascer de novo”, se você nunca foi salvo, deve considerar que você precisa deste novo nascimento. Jesus tinha um espírito gentil e amoroso. Ele nunca impôs fardos pesados sobre os ombros dos homens que eles não fossem capazes de suportar. Ele era tão gentil que as criancinhas se reuniram em volta dEle, e Jesus tomando-as em seus braços as abençoou. Estou certo que se ele pudesse ter dito: “Você pode entrar no Reino dos Céus sem experimentar o novo nascimento,” Ele teria dito isso. Contudo, Ele disse: “Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida!” (Mateus 7:14), e Jesus falava a Verdade de Deus. Lemos também em outras passagens que felizmente os portões da misericórdia foram abertos, ao dizer: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7:37). E Seu último convite do Evangelho é este, “e quem quiser, beba de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17). As palavras destes textos se tornam mais solenes, pois elas saíram dos lábios dAquele que não exclui nenhuma alma da eterna felicidade, a menos que a Verdade de Deus exigisse que Ele o fizesse. É o mais amável, gentil e amoroso Cristo que disse: “Você precisa nascer de novo”, e assim fecha-se e tranca-se o portão do Céu contra a admissão do não-regenerado!
A necessidade de regeneração é universal, pois Cristo dirigiu essa mensagem a um homem que pertencia a uma classe de pessoas que poderiam ser isentas do novo nascimento se fosse possível. Nicodemos era um homem que sinceramente desejava conhecer a Verdade e saber a respeito do caminho da salvação. Ele foi a Cristo, não como um traidor que articulava acusá-lO em Seu discurso, mas ele foi até Cristo com um profundo desejo de aprender o que o Mestre enviado de Deus tinha para lhe dizer. Nicodemos não poderia entrar no Reino de Deus até que ele nascesse de novo, nem o maior estudioso da Palavra, nem o mais fervoroso pesquisador da Verdade de Deus! É algo excelente ter um coração honesto e uma mente sincera, mas mesmo assim Cristo diz a tais pessoas: “Você precisa nascer de novo.” Agrada-me conhecer pessoas de mentes sinceras, mesmo que sejam contrárias ao Evangelho, pois frequentemente tenho percebido que a honestidade dessas pessoas os obrigam a ceder às reivindicações do Evangelho, quando elas são confrontadas. Vários dos primeiros seguidores de Cristo eram simples, pescadores, singelos à sua maneira, mas mesmo assim eles precisavam ser nascidos de novo – não importa quão boa uma pessoa pode ser, ou como ela seriamente busca conhecer a Verdade de Deus, ela não pode escapar da necessidade que se aplica a toda a raça humana! “Você precisa nascer de novo”.
Além disso, Nicodemos era um homem sábio, conhecia as  Escrituras. Para ser um rabino era necessário uma educação completa nas Escrituras do Antigo Testamento e, sem dúvida, Nicodemos era igual ao resto do Sinédrio à qual ele pertencia. Mas o estudo das Escrituras, por mais admirável que seja, não salvará a alma humana sem o novo nascimento. Não se trata  meramente da leitura a respeito de Cristo, mas ter Cristo formado em nós, a esperança da Glória, que realmente irá nos salvar. Foi o Espírito de Deus que escreveu as Palavras deste livro abençoado, e é este mesmo Espírito que deve escrever essas Verdades em nosso coração, ou então essas mesmas Verdades, o que diz respeito a salvação, não terá nenhum valor para nós. Nenhum conhecimento que você possa adquirir, até um doutorado em teologia – nenhuma habilidade em transmitir conhecimentos aos outros, mesmo que você seja um mestre em Israel – serão capazes de fazê-lo entrar no Céu sem ser nascido de novo!
Além de Nicodemos ser um homem sábio, ele era um homem naturalmente bom, Nicodemos era um homem muito religioso. Ele foi “Um homem entre os fariseus, um dos principais entre os judeus.” (João 3:1). Os fariseus era integrantes de uma seita religiosa – eles cumpriam a Lei ao pé da letra e todas as minúcias dos rituais eram cuidadosamente atendidos por eles. Eles eram grandes seguidores do jejum, da caridade, e das repetições das orações. Eles pertenciam ao alto clero, e mesmo assim Cristo disse para o fariseu mais consciente: “Você precisa nascer de novo.” O fariseu era conhecido por dar o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e coam as moscas de seu vinho que ele bebe, ou ele pode abster-se dele por completo – mas tudo isso de nada lhe valeu ao menos que ele nasça de novo! A regeneração é uma necessidade  universal para toda raça humana. Esta mensagem serve tanto para uma congregação de reis e príncipes, membros reais e bispos, como para uma congregação de vendedores de verduras, bêbados, prostitutas e presidiários. A todos os nascido de mulher, não existe uma única exceção para esta necessidade: “Você precisa nascer de novo.”
Essa necessidade é evidente se consultarmos a autoridade das Escrituras. Considere o que as Escrituras dizem a respeito do que o homem é por natureza. A Palavra de Deus nunca nos lisonjeia. Ela nos diz que “não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”(Romanos 3:10-12). “Toda cabeça está enferma e todo coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres” (Isaías  1:5,6). “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Jeremias 17:9). Agora, se esta for a sua arruinada condição, “você precisa nascer de novo”, se você quiser entrar no Reino de Deus. Remendá-lo, fazer uma correção na sua vida, reformá-lo, nada disso será proveitoso – você precisa ser nova criatura, nada menos que isso será suficiente para você.

“Nem todas as formas exteriores na terra,
Nem ritos que Deus nos deu,
Nem a vontade do homem, nem sangue, nem o nascimento,
Pode elevar uma alma para o céu.
A vontade soberana de Deus somente
Cria-nos herdeiros da Graça
Nascidos à imagem de Seu Filho,
Uma nova raça peculiar.”

Lembre-se também daquilo que o próprio Evangelho exige dos homens. Os homens podem ouvir o Evangelho, pois eles têm ouvidos, mas eles não podem compreendê-lo até que o Espírito de Deus abra suas mentes e corações para recebê-lo. Até o dia em que acontecer isso aos homens, assim como foi nos dias de Cristo que, embora eles terem ouvidos, não ouvem, e embora nós falamos, eles não percebem, pois como pode o homem carnal entender as coisas espirituais? O coração não-regenerado não consegue compreender o Evangelho, assim como um cavalo não pode compreender a astronomia – isso é totalmente além da compreensão do homem carnal! Quando usamos uma simples metáfora, o homem não-regenerado a toma como literalmente, assim como Nicodemos fez quando o Senhor lhe disse: “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3:3), e ele tolamente perguntou: “Como ele pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer de novo?” Quando Cristo falou à mulher, junto ao poço de Sicar, sobre a água da vida, ela disse a Ele: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água” (João 4:15).  E, hoje, quando Cristo diz a respeito do pão da comunhão, “Tomai e comei, isto é o meu corpo” (Marcos 14:22), a mente carnal diz que o pão é transformado em carne, não tendo o discernimento espiritual para ser capaz de compreender até mesmo a mais simples metáfora que o Senhor Jesus Cristo teve o prazer de usar! As coisas espirituais devem ser discernidas espiritualmente e, portanto, a mente carnal não pode discerni-las!
A Graça perceptível no coração do Evangelho está totalmente acima do alcance do homem. O Evangelho diz: “Arrependei-vos”. O homem não regenerado ama seus pecados e não vai se arrepender deles. Ele só carrega em seu peito e, até que sua natureza seja alterada, ele nunca vai olhar para eles com horror e tristeza. O Evangelho diz: “Acredite, jogue fora toda confiança em seus próprios méritos e creiam em Jesus”. Mas a mente carnal é orgulhosa e ela diz: “Por que eu deveria crer e ser salvo pelas obras de outra pessoa? Eu quero fazer alguma coisa por mim mesmo para que eu possa ter algum crédito por isso, seja por boa intenção, ou boas orações, ou boas obras de algum tipo.” Arrependimento e fé são desagradáveis para os não regenerados – eles preferem repetir mil orações formais do que uma lágrima solitária de verdadeiro arrependimento! Eles trabalhariam em seu caminho para o céu, mesmo que se eles tivessem de passar pelo inferno para chegar lá, ao invés de receber a salvação simplesmente por nada, como um dom de Deus por meio de Jesus Cristo. Irmãos e irmãs, devemos ser nascidos de novo, porque a Verdade do Evangelho não pode ser compreendida e os comandos do Evangelho não podem ser obedecidas, exceto onde o Espírito de Deus trabalha na regeneração do coração!
Quanto aos privilégios do Evangelho, como a comunhão com Cristo, o que o homem não- regenerado estaria interessado sobre isso? Acesso a Deus, a aceitação do Amado, adoção na família de Deus – ele não sabe nada sobre essas coisas e não quer saber sobre elas. Dar-lhe a prosperidade em seus negócios e a felicidade em sua casa, e ele estará perfeitamente satisfeito sem os tesouros do Pacto da Graça e sem a salvação do no Senhor Jesus Cristo. Você pode chamá-lo para  o banquete do Evangelho, mas ele não virá, pois ele não vê motivo para ir. Você pode convidá-lo, e você tem o dever de fazer isso, mas ele irá dizer: “Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me ”, ou “eu devo ir ter com a minha esposa, somos recém-casados, por isso peço a ti que me desculpe.”(Lucas 16:19-20) Ele prefere não fazer nada, ao invés de ir para o banquete cujo amor eterno se transborda, porque até que ele seja regenerado, não poderá apreciar os privilégios que o Evangelho apresenta a ele.
E, irmãos e irmãs, “vocês precisam nascer de novo”, porque é impossível para vocês entrarem no Céu sendo não-regenerados. Na Terra você não pode ter paz com Deus sem o novo nascimento. Deus nunca irá se reconciliar com a carne. A carne é algo sujo, que deve ser repudiada. A velha natureza deve ser morta e enterrada. A ordenança do batismo de crentes destina-se a nos ensinar sobre a grande Verdade de Deus. O despojar da imundície da carne não é feito através da circuncisão, mas através da Nova Aliança na qual a carne é enterrada completamente! Deve ser considerado que a carne seja morta e enterrada com Cristo e, então ser imediatamente colocada de lado de uma vez por todas. Ó, que o Espírito Santo trabalhe isso com cada um de nós! “A carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus” (I Coríntios 15:50). E o que, em nossa mente natural, é chamado de carne não pode herdar o Reino de Deus. É preciso morrer e ser totalmente repudiada como algo corrupto! Nós só podemos entrar no Céu através da posse da vida celeste em virtude de termos sidos feitos novas criaturas em Cristo Jesus. Vocês, queridos amigos, sabem experimentalmente o que isso significa?
Ainda tenho que fazer a seguinte observação: essa necessidade não é para ser ignorada. Querido ouvinte, você pode fazer o que bem desejar, e acredito que você realmente irá buscar a salvação de sua alma, mas enquanto você tem feito o seu melhor e dado o seu máximo, mesmo assim você precisa nascer de novo! Mesmo que você se dedique diligentemente no estudo das Escrituras, ainda assim você precisa nascer de novo. Você já percebeu a importância que Cristo colocou na questão de examinar as Escrituras? Leia corretamente, o texto diz: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes a vida” (João 5:39,40). Muitos leitores da Bíblia se contentam com suas leituras bíblicas, mas eles nunca vão a Cristo! Assim, examinar a Bíblia apenas não é suficiente para a salvação, “Você precisa nascer de novo”. Se você se tornar, a partir deste momento, tornar habitual a devoção particular e constante o atendimento às ordenanças públicas de Cristo, esta declaração ainda persiste: “Você precisa nascer de novo”. Para você ser salvo, você deve ter um novo coração e um espírito reto e estes você não pode obter por si mesmo. Uma árvore pode ter um novo ramo, mas não pode mudar a sua natureza. “Você precisa nascer de novo, nascer do alto”, assim nos diz o nosso Salvador. Há uma obra que precisa ser feita em você, uma obra da qual é impossível para você, uma obra que somente Deus, O Espírito Santo, Ele mesmo, pode executar, ou então você não poderá ver a face de Deus.
Sim, e além de todas as coisa que você pode fazer, os ministros podem fazer o possível por você, mas eles não podem te levar para o céu, nem fazê-lo filho de Deus – você deve nascer de novo. Agradeço a Deus por todo avivamento que produz resultados genuínos, mas apenas porque me alegro em avivamentos verdadeiros, eu tremo quando penso nos muitos supostos convertidos que só são convertidos na vaidade e em outras ilusões – e não na fé verdadeira em Jesus Cristo. Eu vos desafio, através do Deus vivo, que todos vocês, não confiem por mera empolgação ou por entusiasmo como um solo de salvação! Vocês devem ser feitos novas criaturas em Cristo Jesus – sua natureza deve ser alterada – a inclinação atual e o conteúdo de sua vida devem ser alterados, não por argumentos humanos e convicções, mas pelo poder do Espírito Santo, ou então no Reino de Deus você não poderá entrar! Todos os pais de orações, pregadores e ministros de orações, e avivalistas do mundo não podem salvar uma única alma! É preciso nascer de novo, e quanto a nascer de novo, eles não podem efetuar o milagre – que Deus possa abençoar o ensino deles, mas o Espírito Santo deve receber toda a glória por isso – pois somente Ele efetua esta maravilhosa mudança!
Permitam-me também dizer-vos que não há nada no mundo que substitui o lugar do ser nascido de novo:
“Poderia seu zelo não conhecer descanso
Poderiam suas lágrimas fluir”
E este texto ainda permaneceria verdadeiro: “Você precisa nascer de novo.” Na frente dos portões do Céu, para cada um de vocês a pergunta é formulada: “Você pode mostra as provas e as evidências do novo nascimento?” Em caso afirmativo, você poderá entrar. Mas se não, você não poderá, de modo algum, entrar no Reino dos Céus. Esta necessidade é urgente para todos vocês. Sinto-me como se pudesse me colocar diante de vocês e chorar, ao dizer: “Você deve nascer de novo.” Eu já lhe disse repetidas vezes sobre o julgamento que está por vir, mas isso não te afeta. Eu tenho pregado a ti sobre a vida, morte e ressurreição de Cristo; mas isso não te comove. Em pouco tempo você estará em seu leito de morte e ninguém será capaz de ajudá-lo nessa altura, a menos que você tenha nascido de novo! Em pouco tempo você estará na eternidade e, a menos que você seja nascido de novo, você será conduzido da eterna Presença de Deus para as densas trevas, onde haverá choro, gemidos e ranger de dentes! Ó senhores, “vocês precisam nascer de novo” ou vocês serão condenados! “Vocês precisam nascer de novo” ou vocês nunca poderão ficar entre as multidões vestidas de branco que entoarão hinos de louvores a Jesus! Pelo amor que temos por vocês, declaramos que vocês devem nascer de novo! Lágrimas de uma mãe, as orações de um pai, as súplicas de um ministro, todos parecem clamar a Deus: “Senhor, nossos filhos, nossos ouvintes precisam nascer de novo. Ó, faça esse grande milagre pelo Seu amor e misericórdia!” Eu posso estar fadigando vocês se continuar batendo na mesma tecla, mas eu quero destacar esta Verdade de Deus em vossas almas. Não importa muito se você lembra o que eu digo ou o que qualquer outro pregador diz, pois podemos errar, mas a nossa mensagem, é a verdade infalível de Deus – escreva em letras maiúsculas – VOCÊ DEVE NASCER DE NOVO!

II. Agora, em segundo lugar, gostaria rapidamente de responder à seguinte questão: VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU ESTE NOVO NASCIMENTO? Talvez alguém diga: “Bem, eu nasci de novo através do batismo. Disseram-me que no meu batismo, eu fui feito ‘um membro do corpo de Cristo, um filho de Deus e um herdeiro do Reino dos Céus’.” Sim, lhe foi dito isso, mas vou fazer-lhe uma pergunta, você realmente adquiriu tudo isso através de um batismo? Eu fui aspergido quando era criança, mas eu sei que não me tornei um membro de Cristo, um filho de Deus e um herdeiro do Reino dos Céus! Sei que nada dessas coisas se apoderou  em mim, pois logo que pude, voltei para o pecado e continuei nele. Eu não era nascido de novo,
estou certo disso, até que quando tinha 15 anos de idade o Senhor trouxe a salvação para minha alma através da obra regeneradora do Espírito Santo e assim passei a confiar em Jesus como meu Salvador. Vocês dizem que seu livro de oração ensina que nascemos de novo no batismo, mas volto a perguntar-lhe: “Você nasceu?” Você já viveu como alguém que nasceu de novo? Você já amou as coisas divinas? Você realmente foi um filho de Deus? Você realmente odiava o pecado e colocou sua confiança em Cristo? Se já, não negarei os fatos. Mas quando vejo milhares de pessoas que disseram ter sido nascidas de novo pelo batismo, e são tão ruins como os bêbados, os caluniadores, adúlteros e até assassinos que não foram aspergidos, eu realmente não posso colocar qualquer confiança no tal “batismo” como esse! O fato é, a regeneração batismal  é uma mentira, uma invenção perversa do papado, sem a menor garantia na Palavra de Deus! Não se tem notícia de alguém que nasceu de novo pelo batismo, isso é impossível! Regeneração, nas Escrituras, é sempre colocada lado a lado com fé, como qualquer um pode perceber ao ler as Escritura, buscando conhecer a Verdade de Deus que é revelada. Não há nada nos chamados sacramentos em que uma alma pode descansar para a salvação. Se você tiver sido batizado e até mesmo ter sido imerso, que é o único e verdadeiro batismo, a menos que o Espírito de Deus te regenerou: “Você precisa nascer de novo, nascido do alto”.
Alguém pergunta: “Como vou saber se sou nascido de novo?” Bem, uma das primeiras evidências de regeneração é a fé em Jesus Cristo, onde quer que haja uma sincera confiança em Jesus Cristo, o novo nascimento deve ter sido experimentado. Esta crença foi descrita por Cristo como “a obra de Deus.” Quando ele foi questionado: “Que faremos para executarmos a obras de Deus?” (João 6:28), Ele respondeu: “A obra de Deus é está: que creias naquele que ele enviou” (João 6:29). Para Nicodemos, Jesus disse: “Quem crê nEle não será condenado.” (João 3:18). Para os judeus que procuravam matá-lo, Ele disse: “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê nAquele que me enviou, tem a vida eterna.” (João 5:24). Então essa fé é a evidência da posse da nova vida que durará para sempre – esta vida que é transmitida na regeneração.
Outra evidência do novo nascimento é o arrependimento. Tristeza pelo pecado é um dos claros sinais da nova natureza. O recém-nascido cristão odeia os pecados que ele antes amava, e continua a odiá-los. E quanto mais ele vive, mais ele lamenta por aqueles que ele cometeu. Seu ódio ao pecado cresce com seu crescimento na graça divina, e o pecado é tão odioso para um homem quando ele é mais santificado plenamente. Quanto mais nos aproximamos do Céu, mais envergonhado seremos por termos sidos culpados diante de Deus.
Oração sincera é outra evidência de certeza da regeneração. O que foi dito a Ananias sobre Saulo de Tarso, como uma prova de que ele era “um vaso escolhido” para o Senhor? “eis que ele está orando” (Atos 9:11).  Não foi em um encontro de oração que ele estava orando, mas orava sozinho – e o homem que tem o hábito de comunhão com Deus em oração secreta é um homem vivo, pois a oração é a respiração vital da alma. Um dos sinais que uma criança recém-nascida está viva é o choro – quando um homem, em sua própria alma, chora diante de Deus, você sabe que ele é uma criança viva do Deus vivo.
Você também sabe se nasceu de novo, perguntando a si mesmo a seguinte questão:Você sente uma nova vida dentro de você a qual nunca teve antes? “Bem”, alguém diz, “Eu nunca experimentei qualquer mudança que eu saiba. Eu sempre fui bom.” Então receio em te informar que você possui uma opinião errada de si mesmo, e você nunca foi “bom”. “Bem”, diz o homem hipócrita, “eu realmente acho que não há qualquer mudança, como você tem nos falado”. Ah, mas a questão não é o que você acha – o que diz o texto: “Você precisa nascer de novo.” “Mas”, outros dizem, “nós tivemos pais piedosos. Tivemos um excelente exemplo diante de nós. Fomos levados, quando éramos crianças, para ouvir a Palavra de Deus e temos servido regularmente nos ministérios durante os nossos dias”. Tudo isso não altera o fato, “Você precisa nascer de novo”, ou então todos estes privilégios irão apenas aumentar sua responsabilidade! Jesus ainda lhe diz: “Se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus.” (Mateus 18:3). “Arrependam-se e cada um de vocês seja batizado” (Atos 2:38), foi a resposta do apóstolo Pedro a quem lhe perguntou o que eles deviam fazer para serem salvos. O arrependimento é necessário em cada caso – deve haver essa mudança radical que te fará detestar o que você uma vez amou e amar o que uma vez detestava. Não me atrevo a diminuir um ponto ou um til da absoluta necessidade deste caso, pois terei que responder no dia do julgamento de Deus tudo aquilo que estou a lhe dizer. Se eu te lisonjear em alguma vã esperança a qual não há nenhuma base sólida, no último round você poderia me dizer: “Você nos enganou na crença de que éramos salvos quando não estávamos!” Eu não faria isso e, portanto, eu digo a você: “Você precisa nascer de novo.”
Você, então, sente esta nova vida dentro de você? Você deseja algo que nunca teve? Você espera o que você nunca teve antes? Você teme o que você nunca teve antes? Na verdade, você já entrou em um novo mundo onde as coisas velhas já passaram e todas as coisas se fizeram novas? Você se sente como aquela mulher que disse: “Ou o mundo está totalmente mudado, ou então sou eu”? E é este o resultado da mudança que ocorreu em você – agora você ama a Deus, agora você procurar agradar a Ele, as coisas espirituais são agora realidades para vocês, agora o sangue de Jesus é sua única confiança – só agora você deseja ser santo, como Deus é santo? Se há uma nova vida em você, por mais fraca que seja, embora seja apenas como a vida de uma criança recém-nascida, você é nascido de novo e pode se alegrar neste abençoado feito!
“Ah”, alguém diz, “Temo que este tipo de pregação seja muito desencorajadora para muitas pessoas.” Bem, como isso irá desencorajá-los? “Isso irá desanimá-los de tentarem se salvar.” Mas é isso que eu quero fazer! Gostaria não somente desencorajá-los a tentar essa tarefa impossível, mas para colocá-los em desespero a respeito disso! Quando um homem se desespera totalmente ao perceber que não é capaz de salvar a si mesmo, é então que ele clama a Deus para salvá-lo – então  acredito que não há oportunidade melhor do que desencorajar um homem que busca fazer qualquer coisa para salvar a si mesmo!
“Bem”, diz outro, “mas isso é capaz fazer os pecadores olharem para dentro.” É? Eu já disse uma palavra sobre os pecadores olhar para dentro? Eu não disse que você mesmo pode fazer nascer de novo, mas eu disse que “você precisa nascer de novo” pela operação eficaz do Espírito Santo. Certamente que isso não faz com que pecadores olhem para dentro! Isso os faz parecerem superiores a Alguém que é infinitamente maior que eles mesmos. O fato é, caros amigos, que a pregação da necessidade do novo nascimento deve ser mantida porque é verdade. É na Palavra de Deus e, como tudo que está escrito, está escrito para um propósito definido e não deve ser colocado em segundo plano, ou não deve ser assim tratado.
Acredito que onde quer que haja o trabalho da
Graça na alma, a pregação da necessidade do novo nascimento aprofunda esse trabalho. Eu sei que muitos professam vir a Cristo e espero que eles realmente cheguem até Ele, embora eles nunca tenham sentido o que alguns de nós experimentamos quando estávamos sob a convicção de pecado. Bem, se eles forem até Cristo, está tudo certo e fico feliz. Mas eu ainda sou um crente da moda-antiga do tipo de conversão e eu não acho que há muitos novos nascimentos sem dores, ou que muitas almas vêm para Cristo sem alarmes de consciência e muita tristeza no coração por causa do pecado. Quando me converti, pecadores costumavam ir dessa maneira a Cristo. Pela fé eles olharam para Ele, Aquele quem transpassaram por causa de seus pecados e lamentaram por Ele como alguém que está em amargura pelo seu primogênito. Acho que raramente tenho visto uma autêntica conversão  que não tenha sido baseada, em alguma medida, na aversão ao pecado, ódio ao ego e completo desprezo de qualquer outra salvação, exceto pela Soberana Graça de Deus. Lembrem-se, irmãos e irmãs, que “o que é nascido da carne é carne” (João 3:6) e nada mais, e – “Toda carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor.” (I Pedro 1:24). É apenas “a Palavra do Senhor” e a obra do Senhor, que permanece para sempre (ver I Pedro 1:25)! Por isso peço que se houver qualquer obra em você que seja a obra de Deus e, não minha obra ou a obra de qualquer homem íntegro, mas sim a verdadeira obra de Deus o Espírito Santo.
Se eu estivesse em um estado de ansiedade sobre a minha alma e ouvisse um sermão como este, eu me sentiria assim: “Ó, como sou dependente do Espírito de Deus!” Seria obrigado a suspirar, no profundo de minha alma, esta oração: “Ó Senhor, salva-me!” Acredito que isso me levaria, desesperadamente fazer qualquer coisa para me salvar, lançar-me nos braços do Salvador que poderia me dar o Espírito pelo qual eu poderia nascer de novo. E lembre-se que no momento que um pecador fizer isso, ele nascerá de novo. Assim que ele se lançar sobre Cristo, ele passará da morte para a vida e o milagre da regeneração será trabalhado nele!
Acredito, queridos amigos, que quando nós solenemente pregamos a necessidade de regeneração, isso tem um bom efeito de derrubar tudo o que for falso nos homens e toda falsidade que vem da humanidade. Você pode criar cogumelos sem qualquer impureza que pretender, mas a Rosa de Sáron precisa de um solo diferente que este! Você pode facilmente criar homens e mulheres que se dizem cristãos e que serão muito sérios durante um ou dois meses, e depois voltarão para o mundo novamente. É o Espírito Santo sozinho quem cria a vida que é eterna! No caso daqueles que são meros professos, uma pequena reprovação os fazem irem embora pois eles ficam ofendidos, mas estes não são verdadeiros possuidores da Graça Divina. O que é plantado pelo nosso Pai celestial nunca será arrancado, mas perdurará todos os testes que podem ser aplicados a ele. Sei que quando fui ver o ministro para fazer uma profissão de minha fé em Cristo, eu esperava que ele me testasse e me sondasse; pois eu queria que ele me revelasse se eu era um hipócrita ou vivia no auto-engano – e eu acho que cada genuíno convertido se sente desse mesmo jeito que eu e sentia. Pois nós não queremos nenhum trabalho superficial. Nós não queremos que o trabalho seja desleixado, queremos que seja feito cuidadosamente, de modo que ele irá durar por toda a eternidade! Eu não quero ter nenhuma paz exceto a paz verdadeira através do precioso sangue de Jesus. Clamar, “Paz, paz” onde não há paz, é algo terrível que com certeza terminará em desespero avassalador, ou então em presunção fatal o que é ainda pior.
Estou certo de que a pregação da necessidade de regeneração é uma das maneiras mais eficazes para prejudicar a causa de Satanás, pois nada mais valerá para a conversão de um grande pecador, um líder do exército do diabo. John Bunyan disse certa vez uma coisa muito estranha. Ele disse que tinha grandes esperanças a respeito da geração seguinte a sua, porque os jovens em seu tempo eram tão maus. Ele pensou que se eles fossem salvos – e ele esperava que muitos deles fossem – tão grandes pecadores que eles eram, os fariam grandes santos. Ele próprio sabia que ele tinha sido um grande pecador e o que a Graça de Deus tinha feito nele – e isso lhe deu esperança pelos outros. Foi uma forma estranha de colocá-lo, mas ele estava certo. E se o Senhor pegar algum grande pecador daqui e transformar ele ou ela em um(a) santo(a), que grande transformação aconteceria em seus lares! Talvez isso afetaria uma paróquia inteira! Eu conheci alguns líderes do pecado, cuja conversão realmente teve uma influência maravilhosa sobre toda a região onde moravam – os que era beberrões e zombadores entre eles disseram um ao outro: “Você ouviu falar o que aconteceu com o velho Tom?” “Não, o que aconteceu com ele?” “Ele diz que se converteu! Eu o encontrei outro dia e disse-lhe: ‘Quais são as novidades?’ E ele disse para mim, ‘A melhor novidade que eu já ouvi é que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o maior.’ Eu não consigo entender o que aconteceu com ele!” Então, todo mundo dirá: “Há algo nessa religião que se apossou dele”.
Lembro-me bem, no meu primeiro pastorado, o momento em que o maior bêbado de Waterbeach entrou para a Igreja. Sua conversão lotou o lugar de uma só vez! As pessoas diziam: “Bem, se o ministério desse jovem homem tem sido uma bênção para um velho pecador como este, há algo nesse ministério, você pode confiar nisso!” E elas vieram de curiosidade para ouvir a Palavra de Deus. Os melhores guardas-florestal são aqueles que eram caçadores furtivos e os melhores pregadores para grandes pecadores são aqueles que também já foram como estes grandes pecadores! Esses pregadores conhecem os meandros do coração de um pecador e eles podem falar por experiência própria em vez de teoria. Quando um homem já esteve no fogo e ainda possui o seu cheiro, ele é aquele a avisar aos outros para não se meter com o fogo e por meio de tais pecadores, salvos pela graça, Deus sacode o reino de Satanás e transporta pecadores para o Reino do Seu Filho amado! Conversões como estas, assim como todas as genuínas conversões, só podem ser obras do Espírito Santo.
Peço a todos vocês que amem o Espírito Santo, pensar nEle sempre com a mais profunda reverência. Cristãos, homens e mulheres, que foram vivificados pelo Seu poder, invoquem Seu poder para repousarem sobre vocês sempre que forem para obra de Deus, pois sem Ele nada podem fazer! Orem no Espírito Santo, preguem no Espírito Santo e não acreditem na conversão de uma única alma à parte do Espírito de Deus! Ide e pregai, “Crê no Senhor Jesus Cristo, e será salvo”, plena e livremente, mas lembre-se que sua pregação não pode, por si só, levantar uma alma de seu estado caído. Este será o vosso conforto, que o Espírito de Deus irá trabalhar com você e através de você, se confiar nEle e depender inteiramente dEle! Digo-vos, pecadores, todos vocês sem exceção, que, se vocês se achegarem a Jesus Cristo e simplesmente confiar Nele, vocês terão a salvação, e a assegurarão de uma vez! Mas a minha confiança em qualquer resultado da minha proclamação do Evangelho não é baseada em minha esperança de que você estará tão bem dispostos a vir, ou sobre a minha confiança de que a minha maneira de colocar a Verdade de Deus vai levar você a vir a Cristo. Não! Não tenho uma sombra de confiança, seja em cima de você ou sobre mim! Mas eu tenho essa confiança, que se eu fielmente pregar Jesus Cristo e este crucificado, Ele irá chamar os pecadores para si mesmo e acredito que Ele irá salvar alguns fora desta congregação, embora eu não saiba quem eles possam ser. Você é como um monte de limalhas de aço e cinzas diante de mim – não é meu dever separá-lo. Meu dever é confiar no magnetismo de um ímã que poderá fazê-lo! Você que aceitar a Cristo como seu Salvador irá recebê-lO – você que não O aceitar perecerá em seus pecados!
Mas se você aceitar a Cristo, é porque o Espírito de Deus levou a fazê-lo e lhe deu o novo nascimento, que te permite a fazer isso! Se você rejeitá-lO, em sua própria cabeça esteja o seu sangue para sempre. Este é um assunto solene. Espero que o que eu disse te fará pensar, antes de ir para sua cama, você se livrará da idéia de que esta é uma questão irrelevante para ser atendida sempre que quiser e brincar com  isso sempre quando quiser – mas que, ao invés disso, cada um irá dizer: “Ó Deus, eu vejo que só Você pode me salvar! Você pode me esmagar, ou você pode me salvar. Não tenho nenhuma reclamação sobre Ti. Se Você me destruir, Tu serás Justo, no entanto, salva-me, Senhor, pelo amor de Seu Filho amado! “Amém.
Charles Haddon Spurgeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 26/09/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras