Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
“Vinde, e subamos ao monte do Senhor.” (Isaías 2.3)
É extremamente benéfico para as nossas almas subir  acima deste presente mundo perverso para algo mais nobre e melhor.
Os cuidados deste mundo e a natureza enganadora das riquezas tendem a sufocar tudo de bom dentro de nós, e ficamos inquietos, desanimados, talvez orgulhosos e carnais. É bom para nós cortarmos estes espinhos e abrolhos, pois a semente celestial semeada entre eles não é capaz de produzir uma colheita, e onde vamos encontrar uma melhor foice com que cortá-los do que a comunhão com Deus e com as coisas do seu Reino?
Nos vales da Suíça, muitos dos seus habitantes são deformados, e todos têm uma aparência doentia, pois a atmosfera está carregada com miasma, e é fechada e estagnada, mas lá em cima, na montanha, encontramos uma raça robusta, que respira o ar fresco que sopra das neves virgens dos cumes dos Alpes. Seria bom se os moradores do vale deixassem frequentemente suas moradas entre os pântanos e as névoas da febre, e respirassem o ar estimulante do topo das montanhas.
É para tal escalada que quero convidá-lo hoje.
Que o Espírito de Deus nos ajude a sair das brumas do medo e da febre da ansiedade, e todos os males que se reúnem neste vale da terra, e a subir as montanhas de alegria e bem-aventurança antecipadas.
Que Deus Espírito Santo corte as cordas que nos mantêm aqui embaixo, e nos ajude a escalar os montes! Sentamo-nos muitas vezes como águias acorrentadas à rocha, só que, ao contrário da águia , começamos a amar a nossa cadeia, e, talvez, se colocados realmente à prova, relutemos em vê-la arrebentada.
Que Deus agora nos conceda a graça, se não podemos fugir da cadeia na nossa carne, a fazê-lo no nosso espírito; e deixando o corpo, como um servo, no sopé da montanha, possa nossa alma, como Abraão, alcançar o topo da montanha e ali  entrar em comunhão com o Altíssimo.

Texto de autoria de Charles Haddon Spurgeon, traduzido e adaptado por Iza...
Charles Haddon Spurgeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 02/10/2013
Alterado em 02/10/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras