Profeta Amós – cap 2
“1 Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Moabe e por quatro, não sustarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, até os reduzir a cal.
2 Por isso, meterei fogo a Moabe, fogo que consumirá os castelos de Queriote; Moabe morrerá entre grande estrondo, alarido e som de trombeta.
3 Eliminarei o juiz do meio dele e a todos os seus príncipes com ele matarei, diz o SENHOR.
4 Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá e por quatro, não sustarei o castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR e não guardaram os seus estatutos; antes, as suas próprias mentiras os enganaram, e após elas andaram seus pais.
5 Por isso, meterei fogo a Judá, fogo que consumirá os castelos de Jerusalém.
6 Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel e por quatro, não sustarei o castigo, porque os juízes vendem o justo por dinheiro e condenam o necessitado por causa de um par de sandálias.
7 Suspiram pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres e pervertem o caminho dos mansos; um homem e seu pai coabitam com a mesma jovem e, assim, profanam o meu santo nome.
8 E se deitam ao pé de qualquer altar sobre roupas empenhadas e, na casa do seu deus, bebem o vinho dos que foram multados.
9 Todavia, eu destruí diante deles o amorreu, cuja altura era como a dos cedros, e que era forte como os carvalhos; e destruí o seu fruto por cima e as suas raízes por baixo.
10 Também vos fiz subir da terra do Egito e quarenta anos vos conduzi no deserto, para que possuísseis a terra do amorreu.
11 Dentre os vossos filhos, suscitei profetas e, dentre os vossos jovens, nazireus. Não é isto assim, filhos de Israel? — diz o SENHOR.
12 Mas vós aos nazireus destes a beber vinho e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizeis.
13 Eis que farei oscilar a terra debaixo de vós, como oscila um carro carregado de feixes.
14 De nada valerá a fuga ao ágil, o forte não usará a sua força, nem o valente salvará a sua vida.
15 O que maneja o arco não resistirá, nem o ligeiro de pés se livrará, nem tampouco o que vai montado a cavalo salvará a sua vida.
16 E o mais corajoso entre os valentes fugirá nu naquele dia, disse o SENHOR.”
O Senhor continua a declarar a Sua controvérsia com as nações, neste capitulo, sendo aqui citados Moabe, Judá (Reino do Sul) e Israel (Reino do Norte).
Como é comum de ocorrer, estes reinos não se estabeleceram e se firmaram na verdade, senão na mentira, conforme o Senhor declara na profecia.
Magistrados terrenos podem somente julgar ações consumadas, mas o Senhor pesa as intenções dos corações e as leva também a juízo. Quanta hipocrisia há debaixo de aparentes transações lícitas. Quanta intenção em tirar vantagem mediante logro não existe nas transações comerciais, sem que no entanto, possam ser observadas pelas partes prejudicadas! Mas a tudo o Senhor vê e registra em Seus livros para efeito de juízo.
E nisto se aplicaram especialmente os juízes e os príncipes. Costuma-se dizer que o povo tem o governo que merece. Ou então, que tal é o povo, tal é o governante. No entanto, dá-se o oposto, porque se há uma liderança justa, o povo aprenderá a justiça, porque tal o mestre, tal o discípulos, tal o sacerdote, tal o adorador. No entanto, isto não há de ser visto na terra, a saber, um reino justo, com governantes e governados justos, senão somente debaixo do reino milenial de Cristo, pelo qual os justos aguardam, tendo em vista a corrupção da natureza terrena, decorrente do pecado original.
Lembremos sempre que é por causa da mentira pela qual os reinos foram estabelecidos e mantidos na terra, que o Senhor trará o Seu juízo sobre todas as nações, como podemos ver em textos como II Tes 2.9-12.
“9 a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira,”
10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira;
12 para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.” (II Tes 2.9-12)
Deus criou o homem para viver na verdade e na justiça, mas o mundo escolheu o caminho do diabo, que é o pai da mentira e do engano, e não o caminho de Deus.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 09/10/2013