Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Dando frutos
Encontramos esta linda linguagem em Isaías 51.3: "Porque o Senhor tem piedade de Sião; terá piedade de todos os lugares assolados dela, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão, como o jardim do Senhor; regozijo e alegria se acharão nela, ações de graças e som de música." Sião é uma metáfora que significa a igreja de Deus. É, portanto, à igreja que o Senhor conforta e cujo deserto será feito um Jardim do Éden. Mas o que é a igreja de Deus? Esta é uma questão muito importante; aquilo que todas as pessoas devem entender completamente, e o que é muito fácil de responder. Você aprenderá lendo Ef 1.22,23 e Col 1.18,24, que a igreja é o corpo de Cristo, e em 1 Coríntios 12.27 somos claramente informados que os cristãos são o corpo de Cristo, pois eles são, portanto, a igreja de Deus. Caro leitor, se você é um cristão, se você tem nascido do Espírito, você já passou da morte para a vida, você tem sido trazido do reino das trevas para o reino da luz, você foi criado de novo, você é, portanto, um membro do corpo de Cristo, e todos esses membros compõem a igreja de Deus.
Os filhos de Israel eram a igreja de Deus na antiga dispensação, e ele habitava num tabernáculo ou templo, construído para ele. Nesta dispensação mais gloriosa do evangelho aqueles que têm nascido do Espírito e feitos puros de coração são a Igreja de Deus. Nesta dispensação do Espírito Santo não construímos templos para o Senhor habitar, pois "não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" 1 Coríntios 3.16. "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e vós não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6.19. Nestes dias abençoados do evangelho os cristãos são a "morada de Deus em Espírito". Se você é um cristão, Deus habita em seu coração, o seu corpo é o seu templo glorioso. Este é um pensamento mais estupendo, mas é verdade. Em sua alma está o doce maná celestial, a vara que floresceu, e a arca da aliança encimada pelos querubins da glória.
Quando Deus criou o homem, Ele o colocou em um jardim que Ele havia plantado ao leste do Éden. Neste jardim Deus fez crescer cada árvore que era agradável à vista e boa para alimento, também, a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal estavam no jardim, e um rio para regá-lo. Diz-se que Deus "andava no jardim pela viração do dia." Isso foi no dia de coisas literais. Estamos agora no dia das coisas espirituais, quando nossos corpos tornaram-se o templo de Deus, através do Espírito, e os nossos corações o seu lindo jardim. É neste jardim que ele habita, é lá que ele caminha. Veja 2 Coríntios 6.16.
Quando o vento sul sopra e a fragrância emana Ele entra em seu jardim para comer seus frutos excelentes, Ele reúne a mirra e as especiarias, Ele come mel e bebe vinho e leite. Veja Cantares 4.16 e 5.1. Esta é uma linguagem doce, e é expressiva da pureza do coração cristão, onde Deus habita, e onde ele anda na mansidão de seu Espírito, deleitando-se nas graças cristãs que estão brotando e florescendo ao longo das avenidas pacíficas da alma. Assim como o vento sul sopra suavemente  sobre as flores do jardim e espalha o perfume, assim o Espírito de Deus ventila as graças celestiais implantadas no coração, e uma fragrância sai da vida cristã, despertando admiração nas mentes de todos os que entram em sua presença.
As árvores que eram agradáveis à vista e boas para comida no jardim do Éden literalmente simbolizam as graças do coração regenerado, que é lindo de se ver, que alimentam as almas daqueles que olham para a sua caminhada cristã nobre, e que se tornam um "árvore da vida" para os corações desérticos dos homens. No jardim do Senhor floresce a rosa de Saron e o lírio do vale. Estes são belos emblemas da vida de Cristo na alma cristã. O rio que corria pelo jardim do Éden literalmente representa o profundo, largo rio de paz que brota no coração que provou do amor redentor.
Um coração jovem cheio do manso e humilde espírito de Cristo, e de uma vida jovem carregada com rica profusão de palavras amáveis, atos generosos e gentis e modestas maneiras, é o mais belo objeto que já enfeitou este esfera mundana.
Anjos olham para baixo e se maravilham, e ao longo de todo o céu são entoadas canções de alegria e louvor. É o privilégio de ser enchido com Jesus agora, para ser vestido de branco e andar em pureza. Isto é também o seu privilégio enquanto você viaja no caminho da vida para crescer mais amável; para ser mais e mais parecido com Jesus; pois as graças doces do céu florescem mais belas em seu coração e vida. Se você observar todos os deveres cristãos e viver em oração e devoção a Deus, sua alma se tornará cada vez mais carregada com as riquezas do céu, e, olhando para fora através da janela, a sua alma irá saudar com alegria o comboio que chegará para levá-la para o seu lar  de descanso eterno.
O Salvador, ao falar de si mesmo disse: "Eu sou a videira", e ao falar dos cristãos, disse: "Vós sois os ramos", e ao falar de Deus, ele disse: "Meu Pai é o agricultor." Isto ilustra de forma muito clara e contundente o dever de um cristão, e a posição que ele ocupa. Os cristãos sustentam a mesma relação com Cristo que os ramos têm com a videira. Como o ramo recebe vida através da videira e produz frutos, de igual modo o cristão recebe vida através de Cristo e produz frutos. O objeto da produção de fruto é a glória de Deus. Você deve estar desejoso de dar a maior abundância de frutos possível, e fazer tudo o que puder para aumentar sua fertilidade, uma vez que "Deus é glorificado, em que deis muito fruto."
O apóstolo Paulo, ao falar dos cristãos disse: "Vós sois lavoura de Deus", 1 Coríntios 3.9. Se você examinar o texto grego, você vai achar que uma tradução mais apropriada seria: "Vós sois o campo de Deus." Isto corresponde à palavra hebraica sadeh, o que significa um campo semeado e cultivado. Com isso você estará habilitado para entender melhor a verdadeira posição que ocupa em Deus. Você é o seu campo fértil, onde ele tem cultivado os preciosos frutos do reino dos céus. O lavrador tem arrancado toda planta que ele não plantou, e  tem semeado as sementes da justiça.
Não são apenas os seus corações o "jardim do Senhor", onde floresce a "Rosa de Saron" e o "lírio do vale" em toda a doçura de sua fragrância e beleza, mas eles também são o campo fértil do Senhor, onde as amáveis graças cristãs irão brotar, florescer e frutificar. Seu dever como cristão é dar fruto para Deus, para que ele seja glorificado. Portanto, todo ramo que produz fruto, ele limpa, para que produza mais fruto ainda. O fazendeiro bem sucedido remove cuidadosamente todo o crescimento estranho no seu campo e cultiva suas plantas, para que possa colher a maior safra possível.
Frutos deliciosos são trazidos do clima tropical para outras partes da Terra, e eles despertam em nossos corações uma admiração por esses países deleitosos. Ansiamos viajar por essas terras ensolaradas. Vocês são os campos férteis de Deus. Em sua vida têm sido colocados os belos frutos da terra celestial. Como este mundo olha para a sua vida e contempla estes frutos, a admiração será despertada em seus corações para os campos férteis do céu. Eles vão ser influenciados por sua vida para buscar o reino de Deus e as suas riquezas, para que possam provar de seus frutos agora e para sempre. Se você caminhar com Deus e viver dedicado a ele, esses preciosos frutos do Espírito se tornarão mais abundantes e belos em sua vida enquanto viaja pelo caminho, e ele fará de você uma grande bênção para os corações de outros. É para esta finalidade que você deve viver.

Texto e autoria de James Orr, traduzido pelo Pr Silvio Dutra
James Orr
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/10/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras