O Trabalho do Grande Agricultor
Até mesmo os eleitos de Deus são tolos, mundanos, avarentos, cheios de inveja, concupiscências, paixões, fraquezas, ignorância, e assim por diante.
O arado de Deus trilhando seus corações lhes ajuda a terem uma terra melhor e mais fértil para as sementes da graça, e lhes dá força ao germinarem para fixarem bem suas raízes de forma a não serem prejudicadas pelas ervas daninhas, senão de outra forma, seriam destruídas.
Assim, não devemos invejar aqueles que são poupados de aflições, e admirarmos o tipo de alegria carnal que eles possuem, porque diante de Deus são um campo estéril.
O propósito de Deus nas aflições é o de remover o orgulho carnal dos nossos corações e vontades.
Mas muitos dos filhos de Deus ainda clamam em seu sofrimento: “Oh quando haverá um final disto?”
Neste caso, eu digo, veja até que ponto você tem se aplicado em observar à Palavra, veja em qual medida ela está enxertada no seu coração. Quando podemos ouvir a palavra com alegria, e os nossos esforços se aplicam desta forma, então estamos perto do fim da nossa aflição; quando o solo do coração estiver pronto para o crescimento da graça que foi plantada em nós pelo Espírito, então é chegada a hora.
E o fim da aflição não significará em muitos casos, necessariamente a solução do problema que nos afligia, mas a remoção do nosso abatimento, tristeza, quando o coração já não mais estará turbado com o problema, em razão do poder que nos é concedido por Deus para suportá-lo com alegria, paz e paciência.
Temos visto isto em muitos casos de graves enfermidades experimentadas por servos do Senhor.
Nisto conhecemos as aflições que nos vêm do amor de Deus, quando nos fazem ter amor à Sua Palavra, e nos apegarmos a ela.
A Palavra de Deus é a semente da vida eterna que foi plantada em nós na nossa conversão, e que é poderosa para nos salvar.
Jesus afirma expressamente na Parábola do Semeador que o solo é o nosso coração e que a semente é a Palavra.
Assim, é nosso dever permitirmos o trabalho do grande Agricultor nas aflições que sofremos, para que esta semente germine, cresça e frutifique em abundância o fruto do Espírito que consiste em todas as virtudes conforme elas se encontram na pessoa de Cristo.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/10/2013