Preservando a Ternura de Coração
Para preservar a ternura de coração é necessário tomar cuidado com o mínimo pecado contra a consciência, porque o mínimo pecado deste tipo abre caminho para a dureza de coração.
Pecados que são cometidos contra a consciência fazem obscurecer o entendimento, matam a afeição, e sugam a vida da nova criatura, de modo que ela não tenha força para resistir à menor tentação.
E desses que pecam contra a consciência Deus tira o seu Espírito, e é nisto que consiste o apagar ou entristecer o Espírito que a Palavra tanto recomenda que tenhamos o cuidado de não fazer.
O pecado contra a consciência nos levará de um grau de dureza de coração para outro maior, e isto fará então com que sejamos insensíveis, inflexíveis e não moldáveis, porque ficamos alijados das operações da graça de Deus.
O coração dantes sensível ao peso do menor pecado, agora, estando endurecido suportará em graus sucessivos o peso de pecados abomináveis sem sentir qualquer tristeza ou arrependimento por isto.
O coração sensível não suporta o peso de qualquer pecado, por menor que ele seja.
Assim, deveríamos examinar nossos corações diariamente por meio deste critério de verificação, para que nos voltemos para Deus pedindo-lhe humildemente que nos perdoe e restaure ao primeiro amor.
Pecados contra a consciência a cauterizam de tal forma que ela fica insensível até mesmo às ameaças dos juízos de Deus constantes da Sua Palavra.
1Tm 1:5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.
1Tm 1:19 mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
1Tm 3:9 conservando o mistério da fé com a consciência limpa.
1Tm 4:2 pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
Heb 10:22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.
1Pe 3:21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 15/10/2013