SALMO 108 – Salmo de Davi
“Firme está o meu coração, ó Deus!
Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma.
Despertai, saltério e harpa!
Quero acordar a alva. Render-te-ei graças entre os povos, ó SENHOR!
Cantar-te-ei louvores entre as nações. Porque acima dos céus se eleva a tua misericórdia, e a tua fidelidade, para além das nuvens.
Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória, para que os teus amados sejam livres; salva com a tua destra e responde-nos.
Disse Deus na sua santidade: Exultarei; dividirei Siquém e medirei o vale de Sucote. Meu é Gileade, meu é Manassés; Efraim é a defesa de minha cabeça; Judá é o meu cetro.
Moabe, porém, é a minha bacia de lavar; sobre Edom atirarei a minha sandália; sobre a Filístia jubilarei. Quem me conduzirá à cidade fortificada?
Quem me guiará até Edom? Não nos rejeitaste, ó Deus?
Tu não sais, ó Deus, com os nossos exércitos! Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem.
Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.”
Este salmo nos faz recordar que Davi era um compositor, cantor e instrumentista ungido, que louvava o Senhor continuamente, especialmente com a harpa.
E isto desde a mais tenra idade, porque era tocando a sua harpa que expulsava os demônios que atormentavam o rei Saul, quando Davi ainda era muito jovem.
Nós temos citações neste salmo de porções dos salmos 57.7,8 :” 7 Firme está o meu coração, ó Deus, firme está o meu coração; cantarei, sim, cantarei louvores. 8 Desperta, minha alma; despertai, alaúde e harpa; eu mesmo despertarei a aurora.”, e 60.5,8: “5 Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e responde-nos. 6 Deus falou na sua santidade: Eu exultarei; repartirei Siquém e medirei o vale de Sucote. 7 Meu é Gileade, e meu é Manassés; Efraim é o meu capacete; Judá é o meu cetro. 8 Moabe é a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato; sobre a Filístia darei o brado de vitória.”
Como já comentamos anteriormente, este Salmo 60 parece ter sido escrito em plena batalha que foi empreendida em várias frentes contra exércitos dos filisteus, moabitas e sobre os siros de Zobá e de Damasco, além de ter feito os edomitas tributários de Israel.
Assim, Davi clamava para que Deus não o rejeitasse e dispersasse as forças dos exércitos de Israel, por algum motivo de indignação da Sua parte, de modo que em vez disto, os restabelecesse, e que no meio dos reveses que havia feito o Seu povo experimentar, e que lhes desse um estandarte, para fazer com que os inimigos de Israel batessem em retirada.
Estas batalhas empreendidas por Davi ilustram a nossa vida neste mundo, em que nossas alegrias nas vitórias que o Senhor nos concede estão misturadas aos reveses constantes que sofremos por causa das investidas do Inimigo.
Somente o Senhor pode libertar o Seu povo dos ataques do Inimigo, e por isso Davi lhe pediu que respondesse à sua oração, e que os salvasse com a Sua destra.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 23/10/2013