Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
JEREMIAS 35
“1 A palavra que da parte do Senhor veio a Jeremias, nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2 Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, introduzindo-os na casa do Senhor, em uma das câmaras, e lhes oferece vinho a beber.
3 Então tomei a Jaazanias, filho de Jeremias, filho de Habazínias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e a toda a casa dos recabitas,
4 e os introduzi na casa do Senhor, na câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus, a qual estava junto à câmara dos príncipes que ficava sobre a câmara de Maaseias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;
5 e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho.
6 Eles, porém, disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;
7 não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias; para que vivais muitos dias na terra em que andais peregrinando.
8 Obedecemos pois à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou, de não bebermos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;
9 nem de edificarmos casas para nossa habitação; nem de possuirmos vinha, nem campo, nem semente;
10 mas habitamos em tendas, e assim obedecemos e fazemos conforme tudo quanto nos ordenou Jonadabe, nosso pai.
11 Sucedeu, porém, que, quando subia Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra esta terra, dissemos: Vinde, e vamo-nos a Jerusalém, por causa do exército dos caldeus, e por causa do exército dos sírios; e assim habitamos em Jerusalém.
12 Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
13 Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Vai, e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Acaso não aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras? diz o Senhor.
14 As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, pelas quais ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas; pois não o têm bebido até o dia de hoje, porque obedecem o mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado a vós, com insistência, vós não me ouvistes.
15 Também vos tenho enviado, insistentemente, todos os meus servos, os profetas, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, e emendai as vossas ações, e não vades após outros deuses para os servir, e assim habitareis na terra que vos dei a vós e a vossos pais; mas não inclinastes o vosso ouvido, nem me obedecestes a mim.
16 Os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai que ele lhes ordenou, mas este povo não me obedeceu;
17 por isso assim diz o Senhor, o Deus dos exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá, e sobre todos os moradores de Jerusalém, todo o mal que pronunciei contra eles; pois lhes tenho falado, e não ouviram; e clamei a eles, e não responderam.
18 E à casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, guardando todos os seus mandamentos e fazendo conforme tudo quanto vos ordenou;
19 portanto assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Nunca jamais faltará varão a Jonadabe, filho de Recabe, que assista diante de mim.”

A narrativa deste capítulo pertence a um período anterior à dos capítulos anteriores referentes ao tempo do rei Zedequias, porque os fatos aqui narradas ocorreram antes dele, nos dias do rei Jeoaquim.
Por ordem do Senhor, Jeremias trouxe a uma das câmaras do templo os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, que havia dado ordem aos seus filhos que não tomassem vinho, e nem sequer plantassem vinhas, mas que vivessem em tendas, para prolongarem seus dias na terra.
Com isto, ele estava se prevenindo de que houvesse problemas de alcoolismo em sua família, e deu um passo além da própria lei de Deus quanto ao uso do vinho que era proibido somente aos que fizessem voto de nazireado, bem como todo produto da vide.  
Todavia, o que Deus queria comparar era o fato dos filhos de Jonadabe terem obedecido totalmente à ordem do seu pai, enquanto os judeus se recusavam a obedecer ao Deus deles.
Porque Jeremias colocou taças cheias de vinho na presença deles, seguindo as instruções que lhes haviam sido dadas pelo Senhor, e lhes ordenou que bebessem, mas eles se recusaram terminantemente a fazê-lo porque não queriam quebrar a  promessa de obediência que haviam feito a Jonadabe, filho de Recabe.  
Por isso, o Senhor fez acerca deles, a promessa de nunca deixar faltar varões na descendência deles, porque haviam honrado a seu pai, conforme era ordenado pela Lei.
Mas, dos judeus rebeldes que se recusavam a obedecê-lO, disse que lhes traria todo o mal que havia profetizado contra eles.  
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 30/10/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras