Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
JEREMIAS 43
“1 Tendo Jeremias acabado de falar a todo o povo todas as palavras do Senhor seu Deus, aquelas palavras com as quais o Senhor seu Deus lho havia enviado,
2 então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o Senhor nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito para ali peregrinardes;
3 mas Baruque, filho de Nerias, é que te incita contra nós, para nos entregar na mão dos caldeus, para eles nos matarem, ou para nos levarem cativos para Babilônia.
4 Não obedeceu pois Joanã, filho de Careá, nem nenhum de todos os príncipes dos exércitos, nem o povo todo, à voz do Senhor, para ficarem na terra de Judá.
5 Mas Joanã, filho de Careá, e todos os chefes das forças tomaram a todo o resto de Judá, que havia voltado dentre todas as nações, para onde haviam sido arrojados, com o fim de peregrinarem na terra de Judá;
6 aos homens, às mulheres, às crianças, e às filhas do rei, e a toda pessoa que Nebuzaradão, capitão da guarda, deixara com Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, como também a Jeremias, o profeta, e a Baruque, filho de Nerias;
7 e entraram na terra do Egito; pois não obedeceram à voz do Senhor; assim vieram até Tapanes.
8 Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, em Tapanes, dizendo:
9 Toma na tua mão pedras grandes, e esconde-as com barro no pavimento que está à entrada da casa de Faraó em Tapanes, à vista dos homens de Judá;
10 e dize-lhes: Assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Eis que eu enviarei, e tomarei a Nabucodonosor, rei de Babilônia, meu servo, e porei o seu trono sobre estas pedras que escondi; e ele estenderá o seu pavilhão real sobre elas.
11 Virá, e ferirá a terra do Egito, entregando à morte quem é para a morte, ao cativeiro quem é para o cativeiro, e à espada.
12 E lançarei fogo às casas dos deuses do Egito; e ele os queimará e os levará cativos; e ornar-se-á da terra do Egito, como se veste o pastor com a sua roupa; e sairá dali em paz.
13 E quebrará as colunas de Bete-Semes, que está na terra do Egito; e as casas dos deuses do Egito queimará a fogo.”

Depois de terem ouvido a palavra do Senhor através de Jeremias, Joanã e todos os que se encontravam com ele disseram que Jeremias estava mentindo, e que estava sendo instigado por Baruque, seu amanuense, para que eles fossem entregues nas mãos dos babilônios.
Eles fizeram isto por motivo de soberba, e também porque a desconfiança maligna havia sido instalada em seus corações, por pensarem mal de Jeremias e Baruque, julgando que eles estariam tentando ganhar vantagem da situação, para continuarem no agrado do rei de Babilônia.        
Então começaram a peregrinar através de Judá em direção ao Egito, tendo chegado à cidade de Tapanes.
Quando todos se encontravam nesta cidade, inclusive Jeremias, o Senhor lhe ordenou que pegasse pedras grandes e que as escondesse com  barro no pavimento de acesso à entrada da casa de faraó, e que o fizesse à vista de todos os de Judá, e lhes dissesse que Nabucodonor viria e estabeleceria o seu trono real sobre aquelas pedras, e que destruiria a terra do Egito e as suas imagens de escultura que representavam os seus muitos deuses.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/11/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras