JEREMIAS 45
“1 A palavra que Jeremias, o profeta, falou a Baruque, filho de Nerias, quando este escrevia num livro as palavras ditadas por Jeremias, no quarto ano de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá:
2 Assim diz o Senhor, Deus de Israel, acerca de ti ó Baruque.
3 Disseste: Ai de mim agora! porque me acrescentou o Senhor tristeza à minha dor; estou cansado do meu gemer, e não acho descanso.
4 Isto lhe dirás: Assim diz o Senhor: Eis que estou a demolir o que edifiquei, e a arrancar o que plantei, e isso em toda esta terra.
5 E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as busques; pois eis que estou trazendo o mal sobre toda a raça, diz o Senhor; porém te darei a tua vida por despojo, em todos os lugares para onde fores.”
Nós vimos nos capítulos anteriores, que relatam os acontecimentos que se sucederam à queda de Jerusalém, que Baruque continuava ao lado de Jeremias, e continuaria, porque o motivo da segurança da sua vida em todas aquelas circunstâncias de grande perigo, havia sido garantida pelo Senhor, conforme se vê neste capítulo, que remonta, muitos dias antes, quando ainda reinava Jeoaquim, que havia queimado o rolo de profecias de Jeremias.
Este capítulo registra qual foi o sentimento de contrariedade que havia dominado Baruque na ocasião, principalmente em razão da tarefa que lhe foi dada de ter que reescrever todo o texto que havia sido destruído por Jeoaquim.
Ele considerava que o Senhor estava acrescentado tristeza à sua dor, e estava cansado de gemer sem achar descanso (v. 3).
Então o Senhor mandou Jeremias lhe dizer que refletisse sobre toda a destruição que Ele traria sobre aquele lugar, e que estava demolindo o que havia edificado, e arrancando o que havia plantado, e isso em toda a terra. E como poderia Baruque estar pensando em glória, sucesso, grandeza pessoal? Ele não deveria lamentar até mesmo pelas coisas que viesse a perder, porque o que havia de mais precioso lhe seria preservado pelo Senhor, que era a sua própria vida, conforme estava lhe fazendo tal promessa por Jeremias, aonde quer que ele fosse.
Nós o vimos nos capítulos anteriores, no Egito, em companhia de Jeremias, e certamente daqueles pouquíssimos que retornariam do Egito para Judá, pela permissão de Deus, depois de executar Seus juízos sobre os judeus idólatras, Baruque seria certamente um deles, juntamente com Jeremias, e daí a razão de ser do registro deste capitulo, aparentemente inserido fora de ordem.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/11/2013