Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
JEREMIAS 47
“1 A palavra do Senhor que veio a Jeremias, o profeta, acerca dos filisteus, antes que Faraó ferisse a Gaza.
2 Assim diz o Senhor: Eis que do Norte se levantam as águas, e tornar-se-ão em torrente trasbordante, e alagarão a terra e quanto há nela, a cidade e os que nela habitam; os homens clamarão, e todos os habitantes da terra uivarão,
3 ao ruído estrepitoso das unhas dos seus fortes cavalos, ao barulho de seus carros, ao estrondo das suas rodas; os pais não atendem aos filhos, por causa da fraqueza das mãos,
4 por causa do dia que vem para destruir a todos os filisteus, para cortar de Tiro e de Sidom todo o resto que os socorra; pois o Senhor destruirá os filisteus, o resto da ilha de Caftor.
5 A calvície é vinda sobre Gaza; foi desarraigada Asquelom, bem como o resto do seu vale; até quando vos retalhareis?
6 Ah espada do Senhor! até quando deixarás de repousar? volta para a tua bainha; descansa, e aquieta-te.
7 Como podes estar quieta, se o Senhor te deu uma ordem? Contra Asquelom, e contra o litoral, é que ele a enviou.”

O Senhor havia chamado Jeremias, e disse desde o início do seu ministério que lhe havia dado como profeta às nações tanto para ruína, quanto para edificação, e aqui nós vemos o cumprimento cabal da sua comissão, com as profecias que foram dirigidas à destruição dos filisteus, e das cidades de Tiro e Sidom, da Fenícia, e nos capítulos seguintes, de Moabe (cap 48); Amom, Edom, Síria, Arábia (Hazor e Quedar), e Elão (cap 49); e da própria Babilônia (cap 50 e 51).

“Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares.” (Jer 1.10)

Os filisteus haviam sido enfraquecidos em suas cidades confederadas de Asquelom, Gate, Ecrom, Asdode e Gaza, nos dias do rei Davi, mas receberiam o golpe mortal das mãos de Nabucodonozor, rei de Babilônia, no mesmo período em que estava dominando outras nações, como as citadas nos capítulos 48 e 49.
A espada que estava retalhando os filisteus e dando cabo de suas vidas era a própria espada de juízo do Senhor, que ordenara a Babilônia a execução de tais juízos; e depois ela própria também seria julgada pelo Senhor, sob a espada dos medos e dos persas, uma vez concluído o trabalho que lhe havia sido designado para fazer.  
Toda aquela destruição que estava sendo realizada nos dias de Jeremias vinha da parte do próprio Senhor, especialmente sobre a grande e desenfreada idolatria que havia em todas estas nações, a ponto de Israel e Judá terem se tornado como qualquer uma delas.  
Se uma pessoa de bom senso lesse estes juízos da Bíblia, em nossos dias, e entendesse o que Deus fez por causa da idolatria em quase todo o mundo conhecido de então, logo deixaria os seus ídolos, ainda que não se voltasse para Deus, porque Ele manifestou com os juízos que trouxe sobre o mundo nos dias de Jeremias o quanto Ele detesta a idolatria, porque é uma grande desonra e ingratidão à Sua pessoa divina em ser desprezado como o Criador de todas as coisas, e ser substituído nos corações dos homens que criou, por ídolos que são obras de suas próprias mãos humanas, ou então criaturas que o próprio Deus trouxe à existência, como o sol, a lua, as estrelas, animais etc.  

“18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.
19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,
23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;
25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.” (Rom 1.18-25)      
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/11/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras