Isaías 35
“1 O deserto e a terra sedenta se regozijarão; e o ermo exultará e florescerá;
2 como o narciso florescerá abundantemente, e também exultará de júbilo e romperá em cânticos; dar-se-lhe-á a glória do Líbano, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
3 Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes.
4 Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis o vosso Deus! com vingança virá, sim com a recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.
5 Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão.
6 Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
7 E a miragem tornar-se-á em lago, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.
8 E ali haverá uma estrada, um caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para os remidos. Os caminhantes, até mesmo os loucos, nele não errarão.
9 Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá por ele, nem se achará nele; mas os redimidos andarão por ele.
10 E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.”
A profecia deste capítulo mistura as graças da dispensação do evangelho, com as consequências de paz e segurança finais, que serão estabelecidas na terra pelo Senhor, depois da Sua segunda vinda.
Isto porque não se pode falar de uma glória futura com Deus, sem que tenha havia antes uma vida de comunhão com Ele, em justiça, aqui na terra.
As promessas de um porvir de eterna segurança e paz,somente podem ser alcançadas por aqueles que se esforçaram para entrar no reino de Deus, pela justificação e pela prática da justiça evangélica.
Então, as promessas do que se alcançará na glória vindoura têm também este caráter de incentivar os santos à prática da justiça e a um viver segundo a Sua vocação santa, conforme é da vontade de Deus, porque este é o modo de se ter a confirmação e a evidência da bênção prometida futura, e também de se viver da forma que foi designada por Deus para todos os Seus filhos.
A profecia é para a Igreja e não para Judá como um todo, porque voltamos a lembrar que Isaías foi chamado para falar das coisas relativas ao evangelho e do endurecimento de Israel, que duraria durante a dispensação da graça.
Então o endereçamento desta mensagem é para os crentes e não para os ímpios, mesmo aqueles que pertenciam ao povo de Israel.
Por isso a mensagem central deste capitulo é a chamada à perseverança, porque há grande recompensa para aqueles que perseverarem até o fim.
O crente não deve se deixar abater em sua fé. Não deve recuar em sua caminhada cristã, mas deve sempre buscar estar fortalecido no Senhor, porque a promessa que Lhes foi feita por Deus é a de que verão a Sua glória.
Por conseguinte soa a exortação de Deus pelo profeta:
“Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes.”
Esta exortação é reafirmada em Hb 12.12.
E aos crentes que estiverem com seus corações turbados pelas aflições que sofrem neste mundo é dito no verso 4: “Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis o vosso Deus! com vingança virá, sim com a recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.”.
O Senhor o confirmaria por sinais e maravilhas que realizaria no meio do seu povo, conforme lemos nos versos 5 a 8, e deste modo, nem mesmo os loucos, ou seja, aqueles que tivessem distúrbios mentais, errariam o caminho de Deus, porque prometeu conduzi-los por ele, porque faz isto operando diretamente em seus espíritos.
Os versos 9 e 10 se referem á condição futura da igreja gloriosa, já não mais padecente. O leão e animal feroz que não serão mais achados neste caminho estreito em que se encontram os santos, é uma possível referência a todos os poderes opressores que trabalharam contra a igreja, principalmente Satanás e seus anjos caídos.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 03/11/2013