Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
JUÍZES 10
“1 Depois de Abimeleque levantou-se, para livrar a Israel, Tola, filho de Puva, filho de Dodó, homem de Issacar, que habitava em Samir, na região montanhosa de Efraim.
2 Ele julgou a Israel vinte e três anos; e morreu, e foi sepultado em Samir.
3 Depois dele levantou-se Jair, gileadita, que julgou a Israel vinte e dois anos.
4 Ele tinha trinta filhos, que cavalgavam sobre trinta jumentos; e tinham estes trinta cidades, que se chamam Havote-Jair, até a dia de hoje, as quais estão na terra de Gileade.
5 Morreu Jair, e foi sepultado em Camom.
6 Então tornaram os filhos de Israel a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e serviram aos baalins, e às astarotes, e aos deuses da Síria, e aos de Sidom, e de Moabe, e dos amonitas, e dos filisteus; e abandonaram o Senhor, e não o serviram.
7 Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão dos filisteus e na mão dos amonitas,
8 os quais naquele mesmo ano começaram a vexá-los e oprimi-los. Por dezoito anos oprimiram a todos os filhos de Israel que estavam dalém do Jordão, na terra dos amorreus, que é em Gileade.
9 E os amonitas passaram o Jordão, para pelejar também contra Judá e Benjamim, e contra a casa de Efraim, de maneira que Israel se viu muito angustiado.
10 Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, dizendo: Pecamos contra ti, pois abandonamos o nosso Deus, e servimos aos baalins.
11 O Senhor, porém, respondeu aos filhos de Israel: Porventura não vos livrei eu dos egípcios, dos amorreus, dos amonitas e dos filisteus?
12 Também os sidônios, os amalequitas e os maonitas vos oprimiram; e, quando clamastes a mim, não vos livrei da sua mão?
13 Contudo vós me deixastes a mim e servistes a outros deuses, pelo que não vos livrarei mais.
14 Ide e clamai aos deuses que escolhestes; que eles vos livrem no tempo da vossa angústia.
15 Mas os filhos de Israel disseram ao Senhor: Pecamos; faze-nos conforme tudo quanto te parecer bem; tão-somente te rogamos que nos livres hoje.
16 E tiraram os deuses alheios do meio de si, e serviram ao Senhor, que se moveu de compaixão por causa da desgraça de Israel.
17 Depois os amonitas se reuniram e acamparam em Gileade; também os filhos de Israel, reunindo-se, acamparam em Mizpá.
18 Então o povo, isto é, os príncipes de Gileade disseram uns aos outros: Quem será o varão que começará a peleja contra os amonitas? esse será o chefe de todos os habitantes de Gileade.” (Jz 10.1-18)

      Neste capítulo nós temos o relato dos tempos pacíficos que Israel desfrutou debaixo do governo de dois juízes, Tola, que julgou por 23 anos, e Jair, por 22 anos. Este Jair era um gileadita, isto é um habitante da Transjordânia, onde haviam se fixado as tribos de Rúben, Gade e Manassés, e onde habitavam ao Sul deste território os amonitas.
Depois dos dias de Jair, tendo os israelitas voltado à idolatria, os amonitas e os filisteus passaram a oprimir a Israel, sendo que os amonitas subiram pela Transjordânia, e oprimiram a todos os israelitas daquele território por dezoito anos, e partindo dali passaram para o outro lado do Jordão, onde foram lutar contra Judá, Benjamim e Efraim (v.9).
Em face de tal opressão, os israelitas clamaram ao Senhor por livramento, e Ele protestou contra a sua infidelidade, e lhes recordou que já havia livrado Israel por diversas vezes, e eles sempre lhe voltavam as costas, servindo a outros deuses, que clamassem portanto aos falsos deuses que serviam para que os livrassem.
Entretanto, eles persistiram em seu clamor e fizeram mais do que clamar, pois reconheceram o seu pecado diante de Deus, e tiraram do meio deles os falsos deuses e passaram a servir ao Senhor, e como demonstraram com isto um verdadeiro arrependimento, Deus se compadeceu deles mais uma vez, por causa da desgraça em que se encontravam (v. 16).
E tendo os amonitas acampado em Gileade, os israelitas se reuniram em Mizpá onde os príncipes de Gileade decidiram que o homem que os liderasse na luta contra os amonitas seria conduzido à posição de governante deles. Com isto, nós temos uma introdução à história de Jefté, que será narrada nos dois capítulos seguintes, homem sobre o qual o Senhor colocou o Seu Espírito (11.29), para libertar por meio dele, os israelitas da opressão dos amonitas.  
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 05/11/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras