Salmo 23
Slm 23:1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
Slm 23:2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
Slm 23:3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Slm 23:4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Slm 23:5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Slm 23:6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.
Sl 23:1-6 . Sob uma metáfora emprestada de cenas da vida pastoral, com as quais Davi estava familiarizado, ele descreve o cuidado providencial de Deus em prover refrigério, orientação, proteção e abundância, e assim proporcionando razões de confiança em Seu favor perpétuo.
1. A relação de Cristo com o Seu povo é muitas vezes representada pela figura de um pastor ( Jo 10:14 , Heb 13:20, 1 Pe 2:25; 5:4 ) e, portanto, a opinião de que Ele é o Senhor aqui assim descrito, e em Gên 48:15; Sl 80:1; Isa 40:11, não é sem uma boa razão.
2. pastos verdejantes - ou, "pastagens de capim macio," são mencionados, não no que diz respeito à alimentação, mas como lugares de agradável e refrigerante descanso.
as águas paradas - são, literalmente, "águas calmas", cujo fluxo tranquilo convida ao repouso. Elas são contrastadas com fluxos turbulentos, por um lado, e estagnados, poços ofensivos, por outro.
3. Restaurar a alma é renascer ou avivá-la (Sl 19:07), ou aliviá-la (Lam 1:11,19 ).
veredas de justiça – aquelas que são seguras, conforme dirigidas por Deus, e agradáveis a ele.
por amor do seu nome - ou, em referência às Suas perfeições, prometidas para o bem-estar do Seu povo.
4. Na mais sombria e tentadora hora Deus está próximo.
o vale da sombra da morte - é uma ravina coberta por altos penhascos íngremes, cheia de florestas densas, e bem calculadas para inspirar medo aos tímidos, e servir de refúgio para animais de rapina. Embora expressivo de qualquer grande perigo ou causa de terror, ele não exclui a maior de todas, a que é mais popularmente aplicada e que seus termos sugerem.
a tua vara e o teu cajado - são símbolos do ofício de um pastor. Através deles, ele guia suas ovelhas.
5, 6 - Outra figura expressiva, do cuidado de Deus.
uma mesa - ou, "comida", unção
óleo - o símbolo de alegria, e de transbordamento
cálice -representa abundância - estão preparados para o filho de Deus, que pode festejar, apesar de seus inimigos, confiante de que este favor sempre lhe atenderá. Este belo Salmo admiravelmente coloca diante de nós, na sua figura principal, a de um pastor, o gentil, amável, e certeiro cuidado estendido por Deus para o seu povo, que, como um pastor, lhes dirige e alimenta. O verso final mostra que as bênçãos mencionadas são espirituais.
Comentário do Salmo 23, em domínio público, de David Brown, traduzido pelo Pr Silvio Dutra.