Confirmado e Vacilante 2
Confirmado: Você sabia Vacilante, que aos olhos de Deus todas as pessoas que não têm a Cristo estão mortas?
Vacilante: Como pode ser isto? Você quer dizer que quem está comendo, bebendo, andando, pensando, trabalhando, está morto? Como pode ser isto?
Confirmado: Não sou eu que estou inventando tal coisa. É ensinado claramente na Bíblia. Você nunca leu o que Jesus disse a alguém que queria segui-lo, que deixasse aos mortos o sepultarem os seus mortos?
Vacilante: Mas a definição mesma de vida não é porventura aquilo que existe e que se movimenta, cresce, se reproduz?
Confirmado: Sim, no sentido biológico, mas não no espiritual e divino. Para Deus, estão vivos somente aqueles que o conhecem de fato e que são transformados pelo seu poder em novas criaturas. E além disso, diz-se destes que estão vivos, porque ninguém mais viverá em Sua presença eternamente sem esta condição.
Vacilante: Se é assim, então seria insensato viver neste mundo, por não se ter a Jesus, ainda que se ocupando de trabalhos úteis, e até mesmo em procurar ter um bom procedimento na sociedade?
Confirmado: A Bíblia não ensina que é insensato viver desta forma, ao contrário, ela o recomenda, todavia, todo os nossos melhores esforços terão sido inúteis, caso a morte física nos alcance, sem que tenhamos sido justificados de nossos pecados por Cristo, por não estarmos unidos a ele espiritualmente.
Vacilante: Mas esta pessoa não procurou fazer o bem? E como pode então ser condenada eternamente por Deus?
Confirmado: A questão não se refere ao nosso mérito, porque, na verdade, não temos méritos diante de Deus, ainda quando estamos em Cristo, porque estávamos mortos em delitos e pecados quando ele nos deu vida eterna. O que um morto espiritual pode fazer de bom e agradável para o Deus vivo? Na verdade ele pode até se agradar do nosso esforço para fazer o que é bom e correto, como fizera o centurião Cornélio no passado, antes da sua conversão, mas enquanto não houver a nossa conversão, ele não pode estar inteiramente agradado de nós, porque é somente por ela, que podemos nos tornar de fato seus filhos.
Vacilante: Mas, me dê um exemplo prático, um único que seja, do motivo por que não podemos agradar a Deus quando não o conhecemos por meio de Cristo.
Confirmado: Está bem! Há muitos exemplos práticos, mas vou lhe dar somente um que pode fechar este nosso assunto. Não se trata de um argumento, mas de um fato: quem pode perseverar na tribulação, regozijando-se com paciência em suas aflições, dando glórias a Deus e sendo-lhe grato por tudo, não permitindo em nada que o seu amor por Ele diminua por causa destas tribulações, ao contrário, que este amor aumente, senão somente aquele que tem o Espírito Santo habitando nele? E sabemos, pelo testemunho das Escrituras que somente aqueles que são convertidos a Cristo, têm o Espírito Santo habitando neles, Rom 8.9.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 30/11/2013