Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Os Ternos Mandamentos de Deus
Por John Piper

Se, pela graça de Deus, você tem a certeza de que Ele está contigo e não contra ti, então, quanto mais você encontra evidências da soberania de Deus, mais feliz está. E quanto mais abrangente o propósito da soberania de Deus, tão mais seguro você se sente em todos os riscos do amor. E Ele está conosco. O evangelho é a boa nova que – por causa do sangue e justiça de Cristo, somos justificados pela fé somente, e Deus está conosco para sempre. Em Romanos 8:31-33 Paulo diz: “Se Deus está conosco, quem estará contra nós?... Quem trará qualquer acusação contra os eleitos de Deus?”
Assim, se Deus está conosco, então todo o Seu poder está do nosso lado. Toda a Sua soberania é aplicada para nosso bem e jamais contra nós. Todos os Seus decretos são para nosso definitivo benefício. Que tão soberano é Deus sobre coisas que ameaçam nossas vidas? Quando Deus ordena, quem e o quê deverá obedecer?
Comecemos pelo nível mais alto de inimizade. Os anjos e maus espíritos de Deus devem obedecer à Ele quando ordenados com autoridade onipotente: “Abençoado seja o Senhor, ó anjos de Deus, que sois poderosos e que fazem conforme Sua palavra, obedecendo a voz de Sua palavra!” (Salmos 103:20). “Ele ordena até mesmo espíritos imundos, e estes lhe obedecem” (Marcos 1:27). Desta forma, demônio algum poderá fazer qualquer coisa contra os eleitos de Deus, exceto servir aos propósitos definitivos de Deus, que está conosco. (Veja um exemplo disto em 2 Coríntios 12:7-10).
A seguir, consideremos o aparente inimigo do mundo natural, que com frequência nos fere com calamidades e desastres e doenças e obstruções. Que tão soberano é Deus sobre a natureza? Que partes da natureza pode Ele ordenar com poder efetivo? Aqui estão alguns exemplos bíblicos:
“Eu ordenei aos corvos que ali te sustentem” (1 Reis 17:4). “Desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar?” (Jó 38:12). “Ele ordenou aos céus... e choveu sobre eles o maná para que comeram (Salmos 78:23). [Ele] comanda o sol, e este não nasce; [Ele] sela as estrelas (Jó 9:7). “O Senhor preparou pois um grande peixe para que tragasse a Jonas (Jonas 1:17). “Deus preparou uma aboboreira e esta subiu por cima de Jonas (Jonas 4:6). “Deus enviou um verme para que atacasse a aboboreira, para que esta secasse” (Jonas 4:7). “Ele ordena, e se levanta o vento tempestuoso que eleva as suas ondas” (Salmos 107:25). “Quem é este pois, que ordena ventos e água, e estes o obedecem?” (Lucas 8:25). “Ele envia seu mandamento à terra; sua palavra corre velozmente. Ele dá neve como lã; esparge a geada como cinza” (Salmos 147:15). Ele lança seus cristais de gelo em pedaços; quem pode resistir ao seu frio?” (Salmos 147:17). “E às nuvens dá ordem que não derramem chuva sobre ela” (Isaías 5:6). “Com as nuvens encobre a luz e ordena a não brilhar, interpondo a nuvem” (Jó 36:32).
Se Deus ordena todos os demônios e todos os elementos naturais, e estes o obedecem, e se Deus está sempre conosco e não contra nós, então tudo o que acontece a nós os eleitos é para o nosso bem. Tudo. “Todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que o amam e são chamados de acordo ao seu propósito” porque Ele governa todas as coisas e é conosco, não contra nós.
Não é este o princípio da lógica de Deus quando disse: “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai... Não temas, pois; mais valeis vós que muitos passarinhos” (Mateus 10:29-31). Porém, os mais ternos mandamentos de Deus não são ordens aos demônios e corvos e vento. São os mandamentos de seu próprio amor e bênçãos e aliança. “O Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo” (Salmos 42:8). Ali o SENHOR ordena a benção e a vida para sempre” (Salmos 133:3). “Redenção enviou ao seu povo; ordenou sua aliança para sempre. Santo e tremendo é o seu nome!” (Salmos 111:9).
Tremendo de fato!
Pastor John
John Piper
Enviado por Silvio Dutra Alves em 01/12/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras