Orações Grandes, Completas - Mas não Insípidas
Por John Piper
Uma das coisas surpreendentes respeitante às orações na Bíblia é o quão grandes e abrangentes elas frequentemente são. No entanto, elas não possuem o tom vago de "Deus abençoe os missionários", que soa tão fraco. Por vezes tentamos remediar isso, dizendo: "Devemos orar orações específicas, por pessoas e necessidades específicas e não orações vagas e generalizadas." Existe verdade nisto. Devemos orar assim.
Creio que há outra razão pela qual as nossas orações grandes e generalizadas parecem insípidas, enquanto que as grandes orações da Bíblia não. As nossas muitas vezes não incluem muito de Deus e não articulam o que as grandes coisas espirituais são e o que queremos que Deus faça pelos "missionários", "nações", "mundo" ou "os perdidos". As palavras "Deus abençoe" não soariam de maneira tão fraca e vaga se disséssemos o que a bênção pareceria pelo que estamos orando. Há uma enorme diferença entre o dizer "Senhor, ajuda os nossos missionários", e "Senhor, ajuda os nossos missionários a beber profundamente no rio das tuas delícias". Ou: "Senhor, ajuda os nossos missionários a alegrarem-se nas tribulações e a lembrarem-se que a tribulação produz a paciência e a paciência produz a esperança."
Orações grandes e generalizadas tornam-se poderosas quando são preenchidas com objetivos bíblicos concretos e radicais pelas pessoas pelas quais oramos. "Santificado seja o teu nome... seja feita a tua vontade na Terra como no Céu", é uma oração grande e abrangente. Todavia, ela pede duas coisas concretas: que em todo o mundo o nome de Deus seja visto como precioso e que os corações sejam transformados a fim de fazer a vontade de Deus como mesmo zelo e pureza que os anjos do Céu.
É ao mencionar com paixão estes objetivos espirituais que as generalizações insípidas se tornam em generalizações poderosas. Portanto, não se encolham a fazer grandes orações, orações arrebatadoras. Por exemplo, em Efésios 6:18, "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito... por todos os santos." Pense nisso! Que extensão e generalidade incríveis. Todos os santos! Você faz isso? Eu confesso que não o faço com a devida frequência. Meu coração é muito pequeno. Mas tento que ele se aplique nisso. A Bíblia o ordena.
Isso não vai parecer um disparate do tipo "Deus abençoa todos os santos." Soará robusto e cataclísmico, tal como: "Deus, olha para a tua Igreja em todo o lugar e tem misericórdia para despertá-la e dar-lhe uma nova vida, esperança, pureza doutrinária e santidade para que, no dia da tentação e angústia, todos os santos estejam firmados para a tua glória".
Vamos orar algumas grandes orações para bilhões de perdidos e milhares de pessoas na "Janela 10/40". Paulo disse, "Rogai por nós, para que a palavra do SENHOR tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós" (2 Tessalonicenses 3:1). Use os guias de oração que receber no Domingo, 26 de Setembro (ou obtenha um na Exposição de Missões na entrada da igreja), e ore algumas grandes, orações arrebatadoras para os povos e missionários desta vasta região: "Senhor faz com que a tua Palavra corra e triunfe entre os milhões de pessoas este ano em [nomeie alguns países ou povos]." Aqui estão alguns fatos para o ajudar a ter êxito:
A "Janela 10/40", estende-se desde o oeste de África até à Ásia Oriental, a partir dos 10 graus norte até aos 40 graus ao norte do Equador. Esta região específica contém três dos blocos religiosos dominantes no mundo. A maioria dos escravizados pelo Islã, Hinduísmo e Budismo vivem dentro da Janela 10/40 - bilhões de almas espiritualmente empobrecidas. É o lar da maioria das pessoas ainda não evangelizadas no mundo inteiro.
Embora ela constitua apenas um terço da área total terrestre, aproximadamente dois terços da população mundial vivem na Janela 10/40, com uma população total de quase 4 bilhões de pessoas. Dos 50 países menos evangelizados, 37 pertencem à Janela 10/40. Todavia, estes 37 países contêm 95% da população total dos 50 países menos evangelizados!
Dos mais pobres dos pobres, mais de oito em cada dez vivem na Janela 10/40. Em média, eles vivem com menos de 500 dólares anuais por pessoa. Embora 2,4 bilhões destas pessoas vivam dentro da Janela 10/40, apenas 8% do total de missionários trabalham entre elas.
Muitos missionários da Bethlehem ministram em países incluídos na Janela 10/40. Bethlehem agregará milhões de crentes em todo o mundo em oração pela Janela 10/40 durante o mês de Outubro. Guias de oração (para adultos e crianças) estarão disponíveis na Exposição de Missões na entrada da igreja.
Orando convosco grandes e audaciosas orações,
Pastor John
John Piper
Enviado por Silvio Dutra Alves em 12/12/2013