Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
De Onde Procede o Viver Cristão?
Reflexão sobre o poder do conhecimento correto
Por John Piper
É admirável que o apóstolo Paulo confronte diversas vezes o fracasso em fazer o que é certo com a falta de conhecimento do que é certo. Por exemplo:
O conhecimento correto impede a permanência no pecado.
“Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum... Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?” (Romanos 6.1-3).
O conhecimento correto impede o aviltamento da Graça.
“Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:15-16).
O conhecimento correto impede a jactância.
“Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” (1 Coríntios 5.6).
O conhecimento correto capacita a resolução de conflitos.
“Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!” (1 Coríntios 6.2-3).
O conhecimento correto impede a fornicação.
“Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne... Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6.15-19).
Paulo está apenas ecoando a ênfase de Jesus, que disse: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32); “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17).
Portanto, não vagueie em seus pensamentos. Não seja passivo no que concerne à sua mente. Em vez disso,
Faze o teu ouvido atento à sabedoria
e inclina o coração ao entendimento.
Clama por inteligência
e por entendimento alça a voz.
Busca a sabedoria como a prata,
Procura-a como a tesouros escondidos.

(ver Provérbios 2.2-4)
John Piper
Enviado por Silvio Dutra Alves em 21/12/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras