Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
“Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.” (Provérbios 11.2)
Aquele que a si mesmo se exalta será humilhado e desonrado.
Quando o orgulho vem, em seguida, vem a vergonha.
O orgulho é um pecado do qual os homens deveriam se envergonhar, porque é uma vergonha que se orgulhe o homem que é o pó da terra, e que vive das esmolas e dependência de Deus, e que perdeu a sua justiça que possuía antes da entrada do pecado no mundo, e que possui desde então um coração que é corrompido.
Este é um pecado que os outros olham com desdém, e que torna o que é dominado por ele arrogante e um espezinhador dos seus semelhantes.
Por isso Deus resiste aos soberbos, os contradizendo e se opondo a eles nas coisas das quais são orgulhosos, e deixa de lhes conceder a sua graça abençoadora, enquanto permanecerem em tal endurecimento.
Por isso o provérbio afirma que é com os humildes que se encontra a sabedoria, porque o Senhor lhes concede liberalmente a sua graça para que alcancem entendimento da verdade e sejam transformados em novas criaturas.
O caráter do humilde será purificado e aperfeiçoado por Deus, porque em sua humildade se renderá a Cristo, unindo-se a ele pela fé, e por assim o honrar será agraciado com o dom do Espírito Santo para realizar nele e por ele, toda boa obra espiritual.  
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 06/01/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras