Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lucas 2.52)
Quando Satanás conseguiu triunfar sobre Adão, antes que  chegasse à plenitude da maturidade da sua natureza humana, ele pensou que havia frustrado o plano de Deus de ter uma humanidade perfeita e santa diante dele, uma vez que sabia que o pecado de Adão arruinaria também toda a sua descendência.
Para ser perfeito, o homem necessitava não apenas de ser perfeito em sua natureza humana, como também ser feito participante da natureza divina.
Importava portanto, que a natureza humana que fora criada segundo a imagem e semelhança de Deus fosse reerguida para que se cumprisse o propósito eterno de Deus de ter muitos filhos semelhantes a Cristo.
E o que foi feito então?
A natureza divina se fez participante da natureza humana na pessoa de Jesus Cristo, que encarnou sendo gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, e cresceu e desenvolveu todas as faculdades da natureza humana (do corpo, alma e espírito) elevando-as àquela perfeição pretendida por Deus desde a criação do primeiro homem.
Jesus, que era perfeito Deus, tornou-se também perfeito homem, e nos foi dado para que possamos ser feitos coparticipantes da natureza divina, e aperfeiçoados em nossa natureza humana, crescendo, assim como ele, em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.  
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 29/01/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras