Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
O Aviso Final
A Bíblia afirma expressamente que muitos  na Igreja, nos últimos dias, se negariam expressamente a dar ouvido à sã doutrina, por seguirem ensinos de homens e de demônios.
Laodiceia não quer ouvir a verdade do evangelho porque foi endurecida pelo pecado que entrou sutilmente na igreja pela poderosa influência do mundo corroborada pelo ensino dos falsos pastores, profetas e mestres destes dias difíceis para se viver de modo santo diante de Deus e dos homens.
Se isto está profetizado para a nossa advertência tanto nos escritos dos evangelhos, dos apóstolos e do Apocalipse, parece que seria muito sensato desconfiarmos do tipo de comportamento que temos vivido, e do que é exigido de nós para que sejamos achados dignos de participar do arrebatamento da Igreja que está às portas, e que deixará muitos para trás por não terem dado ouvido à Palavra de advertência que nos é dado por Jesus e seus apóstolos na Bíblia, para que nos arrependamos e santifiquemos nossas vidas.  

1Tm 4:1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
1Tm 4:2 pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,


2Tm 3:1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
2Tm 3:2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
2Tm 3:3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,
2Tm 3:4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
2Tm 3:5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.


2Pe 2:1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2Pe 2:2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;
2Pe 2:3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
2Pe 2:4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;
2Pe 2:5 e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;
2Pe 2:6 e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente;
2Pe 2:7 e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados
2Pe 2:8 (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles),
2Pe 2:9 é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo,
2Pe 2:10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores,
2Pe 2:11 ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor.
2Pe 2:12 Esses, todavia, como brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser destruídos,
2Pe 2:13 recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco;
2Pe 2:14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos;
2Pe 2:15 abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça
2Pe 2:16 (recebeu, porém, castigo da sua transgressão, a saber, um mudo animal de carga, falando com voz humana, refreou a insensatez do profeta).
2Pe 2:17 Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas;
2Pe 2:18 porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro,
2Pe 2:19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.
2Pe 2:20 Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.
2Pe 2:21 Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.
2Pe 2:22 Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.

Apo 2:14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
Apo 2:15 Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
Apo 2:16 Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.

Apo 2:20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
Apo 2:21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
Apo 2:22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
Apo 2:23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
Apo 2:24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
Apo 2:25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
Apo 2:26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
Apo 2:27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
Apo 2:28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
Apo 2:29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apo 3:1  Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
Apo 3:2 Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.
Apo 3:3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.
Apo 3:4 Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
Apo 3:5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Apo 3:6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apo 3:14  Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Apo 3:15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
Apo 3:16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
Apo 3:17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
Apo 3:18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
Apo 3:19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

Sete igrejas no Apocalipse representam a totalidade das igrejas do Senhor, especialmente aquelas que estarão na Terra pouco antes do arrebatamento e da sua segunda vinda, porque o livro de Apocalipse foi escrito com referência a estes últimos dias.
Das sete, cinco (maioria) foram achadas em condição repreensível e são chamadas ao arrependimento e à santidade, para não serem deixadas para trás na Grande Tribulação, por não terem participado do arrebatamento, em razão de não terem dado ouvido à exortação que o Senhor estará fazendo através do Espírito nestes momentos finais, para que se arrependam e se santifiquem, daí sempre dizer no final de cada mensagem: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Até mesmo as que não foram achadas repreensíveis (Filadélfia e Esmirna) recebem esta mensagem de alerta para não caírem da posição de dignidade, por causa da sua fidelidade, perante Ele em que se encontram.  
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 08/04/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras