Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
A Fonte de Águas Cristalinas na Qual Devemos Beber
Onde reside a completa credibilidade do ensino bíblico dos puritanos históricos dos séculos XVII e XVIII? (John Owen, Richard Sibbes, Richard Baxter, Thomas Godwin, Thomas Watson, entre muitos outros)
Justamente no fato de terem sido dissidentes do modelo institucional da igreja inglesa que obrigava os pastores a seguirem as instruções do governo no culto público, tanto no que se refere ao ensino quanto à forma de adoração.
Milhares de pastores abriram mão de seus salários e foram expulsos das igrejas que dirigiam porque a par de qualquer perseguição ou martírio que pudessem sofrer, eles estavam determinados a pregar, ensinar e a viver o puro evangelho de Jesus Cristo, conforme ele se encontra revelado na Bíblia, porque acima de tudo e até de suas próprias vidas, amavam a exata Palavra de Deus.
A Igreja de Filadélfia, se for considerada pelo critério das sucessivas etapas históricas, recai neste período abençoado de homens que não amaram as próprias vidas e que não negaram nem o nome e nem a Palavra de Jesus.
Assim, se alguém deseja conhecer o que é viver o evangelho em sua inteireza e a genuína interpretação do texto bíblico, deve voltar aos puritanos, e não dar completo crédito a tudo o que foi produzido fora desta fonte abençoada, a partir do século XIX, que segundo testemunho do próprio Spurgeon, já começava a dar sinais da grande apostasia de Laodiceia.  
Vivamos no presente século, enfrentando os problemas da nossa época, mas tenhamos um coração como o que tiveram os puritanos.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 19/04/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras