Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Deus é Amor!
"Deus é amor!" (1 João 4.16)

Esta é uma verdade que não pode ser aprendida com a natureza. Porque, embora vejamos o brilho, a beleza, e a benevolência na natureza - também vemos o maçante, o triste, e o assustador.
Se vemos os sorrisos da infância - vemos também as rugas da velhice. Se ouvimos o riso de saúde - também ouvimos os gemidos de sofrimento. Caminhe por um grande hospital; fique na praia e assista a um naufrágio terrível; ou leia os detalhes horríveis da devastação da peste e da fome - e quem iria a partir disto concluir, que Deus é amor?

Nem a criação nem a providência sem a Bíblia, poderia nos ensinar que Deus é amor. É em Cristo - que Deus é amor. Aqui, Deus pode falar as palavras mais amorosas, e usar os sorrisos mais amorosos. Aqui, ele é o amor puro, sem mistura, e infinito; porque, em Cristo, a sua justiça tem recebido satisfação pelo pecado do homem, e sua lei foi ampliada e feita honrosa. Em Cristo, Deus nada tem a pedir ao homem, exceto que ele lhe dê o seu coração, porque ele tem recebido de Cristo tudo o que - como o governador moral, e Juiz de todos - ele poderia exigir. Em Cristo, Ele nos pede para ser seus amigos, nos roga para sermos reconciliados a Ele, oferece-nos as mais ricas, mais seletas, bênçãos, e se alegra em nos fazer o bem.

Olhe para Deus na natureza - e você vê algo de sua grandeza, bondade e poder. Olhe para Deus na providência - e você vê algo de sua beneficência, sabedoria e justiça. Mas olhe para Deus em Jesus - e você vê todas as suas gloriosas perfeições, e todos os seus atributos divinos - mas especialmente você vê seu amor. O amor aos pecadores brilha acima de qualquer outra perfeição de sua natureza, e lança um brilho glorioso em todas elas.

O amor trouxe o pecador em Cristo. O amor nos leva a receber a Cristo como substituto e sacrifício do pecador. O amor nos envia o convite para vir, e ser perdoado, justificado, santificado e salvo. O amor faz as promessas de paz, provisão e vida eterna. O amor nos chama como filhos para voltar e desfrutar o favor de um pai, receber a bênção de um pai, e ser feliz na presença do nosso pai.

Tudo o que Deus faz por seus filhos – é em amor!

Tudo o que ele retém de nós - é em amor!

E que tudo o que ele exige de nós - é em amor!

Seus preceitos são de amor - tanto quanto as Suas promessas!

Suas advertências são tanto por amor - quanto Seus convites!

Suas proibições são por amor - quanto Suas permissões!

Seu amor usa a vara da correção - bem como dá o beijo!

Seu amor detém - bem como dá!

Tudo, tudo, é em amor! "O Senhor corrige a quem ama e açoita a qualquer que recebe por filho!" (Hebreus 12.6)

"Deus é amor". Isto é, em Cristo, Deus é amor. Permitam-me, portanto, sempre olhar para Deus em Cristo. Deixe-me lidar com Deus em Cristo. Deixe-me adorar a Deus em Cristo. Vou admirar a natureza, vou observar a providência - mas devo conhecer a Deus em seu Filho amado. Aqui não há terror para me causar medo. Aqui não há julgamentos que me encham de alarme. Em Jesus , eu vejo o Deus Altíssimo... como o Deus da paz - a paz para falar aos pecadores; como o Deus da paciência - exercitando a paciência para com os santos cansados; como o Deus de toda a consolação - consolando aqueles que estão abatidos; e como o Deus de toda graça - dando graça e glória a todos os que se aplicam em nome de Jesus. A doce e bendita representação de Jeová! Como posso ter medo de um Deus de amor? Como posso ser justificado em reclamar de qualquer dos seus tratos para comigo? Em Jesus, todos os seus pensamentos, são pensamentos amorosos; todas as suas palavras são palavras amorosas; e todas as suas obras, são obras de amor.

Ao dar, ou reter - Ele manifesta o Seu amor.

Ao afligir, ou restaurar - Ele mostra igualmente o Seu amor.

Cada dor e cada prazer - é de amor.

Cada tempestade, e cada raio de sol - é de amor.

A chuva fértil, e o furacão destruidor - são governados e vencidos pelo amor, para o bem do crente em Jesus.

Ó minha alma, nunca tenha um duro pensamento de Deus. Nunca ouça insinuações de Satanás contra Deus. Nunca julgue os caminhos do Senhor por seus sentimentos, ou pela razão; mas creia no testemunho de sua Palavra, e regozije-se no fato bem comprovado, que "Deus é amor!"
Espírito Santo, dá-me uma mais clara visão de Deus em Cristo, ajuda-me assim a crer, como também sempre perceber, em tudo o que vai acontecer, ou em todas as minhas circunstâncias, sejam elas quais forem, que "Deus é amor!"

Texto de James Smith, traduzido e adaptado por Silvio Dutra.
James Smith
Enviado por Silvio Dutra Alves em 22/04/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras