Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Muito Mais do que Emoção e Sentimento
Se observarmos cuidadosamente o texto das Escrituras,  veremos que não há nelas narrativas que tenham o propósito de despertar em nós reações meramente sentimentais e emocionais.
O texto, mesmo quando se refere ao exercício da misericórdia, como por exemplo, na narrativa da Parábola do Bom Samaritano e na do Filho Pródigo, ainda que contenha elementos que podem despertar sentimentos e emoções, todavia não foi com este intento em vista que nosso Senhor as proferiu.
E qual a razão disto?
Simplesmente porque o foco central das Escrituras é ensinar sobre o arrependimento, a fé, a salvação, que são seguidos pela prática do amor em obras de justiça, e ainda que nisto sejam despertados sentimentos e emoções, todavia não é este o alvo supremo da mensagem bíblica.  
Por conseguinte, quando nos esforçamos para ajudarmos as pessoas a se converterem a Cristo, fazendo aplicações e apelos sentimentais e emocionais, é bem provável que muitos sejam atraídos pela mensagem ou canções, sem que tenham uma real experiência de conversão, porque não é por este canal que a fé trafega, senão pela exposição da verdade do evangelho no poder do Espírito.  
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 07/05/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras