Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Jeremias 3 - Por Matthew Henry
Versículos 1-5: Exortações ao arrependimento; 6-11: Judá é mais culpável do que Israel; 12-20: Promessa de perdão; 21-25: Os filhos de Israel expressam o seu sofrimento e arrependimento.

Vv. 1-5. Quando nos arrependemos, é bom pensarmos nos pecados dos quais temos sido culpados, e nos lugares e companhias em que foram cometidos.
Com que suavidade o Senhor os havia corrigido! Ele é Deus na maneira que recebe o arrependido, e não homem. Não importa o que dissemos ou fizemos até agora, passemos a invocá-lo de agora em diante. Esta graça de Deus não nos basta? Agora que o perdão é proclamado, não receberás o benefício? Eles esperaram encontrar nEle as ternas compaixões de um Pai para com um filho pródigo que regressa. Irão a Ele como o guia de sua juventude, pois os jovens precisam de direção, os pecadores arrependidos podem se animar por saberem que Deus não manterá a sua ira para sempre. Todas as misericórdias de Deus, em todas as épocas, dão animo; e o que pode ser mais desejável para o jovem do que ter o Senhor como Pai e Guia de sua juventude? Pais, dirijam sempre seus filhos com fervor na busca desta bênção!

Vv. 6-11. Se nos fixamos nos delitos daqueles que quebrantam a sua profissão de fé e as suas consequências, veremos que há muitas razões para evitar os maus caminhos. É espantoso ser declarado mais criminoso do que aqueles que realmente pereceram em seus pecados; porém, no castigo eterno, será pouco consolo para eles saber que outros foram mais vis que eles.

Vv. 12-20. Observe a prontidão de Deus para perdoar o pecado e as bênçãos reservadas para os tempos do Evangelho. Estas palavras foram proclamadas à nação de Israel, às dez tribos cativas na Assíria, instruindo-lhes como retornar. se confessarmos os nossos pecados, o Senhor é fiel e justo para perdoá-los.
Estas promessas se cumprirão plenamente com o regresso dos judeus em épocas futuras. Deus receberá com graça aos que regressarem a Ele; e, por graça, os apartará do restante.
A arca do pacto não foi encontrada depois do cativeiro. Toda esta dispensação terminaria, e isto aconteceu depois da multidão de crentes ter crescido muito por causa da conversão dos gentios e dos israelitas espalhados entre eles. É predito um estado feliz da Igreja. Ele pode ensinar a todos que o chamem de Pai, mas sem uma completa mudança de coração e vida, ninguém pode ser filho de Deus e ter a segurança de não se apartar dEle.

Vv. 21-25. O pecado é apartar-se andando em caminhos tortuosos. Esquecer do Senhor é a base de todo pecado, e por ele nos envolvemos em dificuldades. A promessa para aqueles que regressam é: Deus curará a sua rebelião por sua misericórdia perdoadora, sua paz que acalma e a sua graça que renova. Eles vêm consagrando-se ao Senhor, desprezando toda expectativa de alivio e socorro que não venha dEle e dependendo somente dEle. Vêm justificando a Deus em seus problemas, e se condenam a si mesmos por seus pecados. os verdadeiros arrependidos aprendem a chamar o pecado de vergonha, mesmo aquele no qual mais se compraziam. os verdadeiros arrependidos aprendem a chamar o pecado de morte e ruína, e o acusam como culpado por seu sofrimento., Enquanto os homens se endurecerem no pecado, sua porção será o desprezo e a miséria: aquele que encobre o seu pecado não prospera, mas aquele que o confessa e abandona encontra misericórdia.
Mathew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 14/05/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras