Josué 1 - Por Matthew Henry
Versículos 1-4: O Senhor nomeia a Josué como sucessor de Moisés; 5-9: Deus promete dar assistência a Josué; 10-15: Os preparativos para cruzar o Jordão; 16-18: O povo promete obedecer a Josué.
Vv. 1-4. Josué havia servido a Moisés. Ele, que fora chamado para, no futuro, ser líder, serviu por muito tempo como servo. Nosso Senhor Jesus também assumiu a forma de servo. Josué estava treinado para obedecer às ordens, os mais aptos para governar são os que aprenderam a obedecer, como o Filho de Deus, que foi obediente até a morte, e morte de cruz.
A mudança de situação dos homens úteis deve estimular aos sobreviventes a serem mais diligentes em fazer o bem. Levantem-se e vamos cruzar o Jordão. As zonas mais baixas estavam alagadas neste momento. Josué não tinha uma ponte nem possuía botes; porém, deveria crer que Deus abriria um caminho, ao determinar que o povo passasse para o outro lado.
Vv. 5-9. Josué fez com que a lei de Deus fosse seu governo. Deus o ordenou que meditasse nela dia e noite para que pudesse compreendê-la. Quaisquer que sejam os assuntos do mundo que tenhamos em mente, não devemos desprezar a única coisa necessária. Todas as ordens de Josué ao povo, e também seus juízos, deviam estar em conformidade com a lei de Deus. Ele próprio devia submeter-se aos mandamentos de Deus; a dignidade e o domínio de homem algum o colocaram acima das Íeis divinas. Ele devia alertar-se a si mesmo com a promessa e a presença de Deus. Que você não se desanime ao sentir suas próprias enfermidades; Deus é todo suficiente. Ele te diz: "Eu tenho te mandado, chamado e comissionado para fazê-lo; então, tenha a segurança que te sustentarei e livrarei". Quando estamos na senda do dever, temos razões para ser fortes e mui ousados. Nosso Senhor Jesus, assim como Josué, foi sustentado em seus sofrimentos por considerar a vontade de Deus e o mandamento de seu Pai.
Vv. 10-15. Josué disse ao povo que cruzasse o Jordão e possuísse a terra porque Deus determinara isto. Nós honramos a verdade de Deus quando não vacilamos em confiar em suas promessas, os soldados das duas tribos e meia que ficaram com a parte oriental de Canaã precisavam cruzar o Jordão com seus irmãos, para conquistar a parte ocidental. Quando Deus por sua providência nos tem dado repouso, devemos considerar que serviço podemos fazer em favor de nossos semelhantes.
Vv. 16-18. O povo de Israel compromete-se a obedecer a Josué: "Faremos tudo o que nos tens mandado, sem murmurar nem discutir, e onde quer que nos envies, iremos". o melhor que podemos pedir a Deus para nossos magistrados, é que eles tenham a presença de Deus; isso fará com que eles sejam bênçãos para nós, de maneira que, ao pedir isso para eles, levemos em conta nosso próprio interesse. Que sejamos colocados sob a bandeira do capitão de nossa salvação, obedientes aos seus mandamentos e pelejemos a boa batalha da fé, com toda confiança em seu nome e por amor ao seu nome, contra tudo que se oponha à sua autoridade; pois qualquer que se recuse a obedecer-lhe deve ser destruído.
Mathew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 15/05/2014