Quem poderá endireitar o que Deus entortou?
Ec 7.13: “Considera as obras de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?”.
O propósito de Deus em afligir alguém para algum propósito de juízo ou de aperfeiçoamento espiritual haverá de ser cumprido pelo tempo que Ele determinou sem que ninguém possa mudar isto. Este é um dos principais significados de Ec 7.13.
O sofrimento não tem o propósito de ser algo em vão nas nossas vidas, do ponto de vista de Deus, pois tem determinado principalmente que através dele sejamos transformados segundo a Sua vontade e Palavra, para que Ele seja glorificado. A paciência na tribulação, no sofrimento que ela produz, é de grande valor para Deus, e também para nós, porque é por meio disto que aprendemos a ser pacientes e perseverantes nas coisas do Senhor, ensinando-nos a amar com o mesmo amor de Deus, que é sofredor, isto é, longânimo em sofrer em razão do pecado que há no mundo.
Uma visão correta da aflição é completamente necessária para um comportamento verdadeiramente cristão sob elas; e esta visão somente será obtida por fé, e nunca pelos sentidos; porque somente quando os desígnios divinos são descobertos nas aflições, pelos olhos da fé, sendo assim propriamente considerados, nós temos uma visão correta das tribulações, que são o meio provido para suprimir as ações de afetos corrompidos quando estão debaixo destas aflições.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 22/05/2014