Provérbios 8 - Por Matthew Henry
Versículos 1-11: Cristo, como Criador da Sabedoria, chama aos filhos dos homens; 12-21: A natureza e as riquezas da sabedoria; 22- 31: Cristo, um com o Pai, na criação do mundo, e seu regozijo em sua obra para a salvação do homem; 32-36: Exortações a ouvir a Palavra de Cristo.
Vv. 1-11. A vontade de Deus é dada a conhecer pelas obras da criação e as consciências dos homens, porém, mais claramente por Moisés e os profetas. A principal dificuldade é conseguir que os homens atendam a instrução. Contudo, as palavras de Cristo guiarão o mais ignorante ao conhecimento da verdade. Onde existe um coração entendido, e o desejo para receber a verdade em amor, a sabedoria é valorizada mais que a prata e o ouro.
Vv. 12-21. Aqui a sabedoria é uma obra de Cristo, em quem estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento; é Cristo na palavra, e Cristo no coração; não se trata somente de que Cristo seja revelado a nós, mas, que seja revelado em nós. Toda a prudência e destreza são do Senhor. Através da redenção, pelo precioso sangue de Cristo, as riquezas de sua graça, abundam em toda a sabedoria e prudência. O homem encontrou muitas invenções para a sua ruína; Deus encontrou um modo para a nossa recuperação. Ele aborrece o orgulho e a arrogância, os maus caminhos e a conversação pervertida; estas coisas fazem com que os homens não queiram ouvir as suas santas, vivificadoras e humildes instruções. A verdadeira religião dá aos homens o melhor conselho em todos os casos difíceis, e ajuda-os a simplificar o seu caminho.
Sua sabedoria faz verdadeiramente felizes a todos os que a recebem no amor de Cristo. Buscai-o cedo e com fervor, e encontrai-o antes de qualquer outra coisa. Cristo nunca disse: "Busque em vão". Os que amam a Cristo são os que viram o quanto Ele ama, e que tiveram o seu amor derramado em seus corações; portanto, são bem-aventurados, serão bem-aventurados neste mundo ou naquele que supera a toda comparação.
A riqueza alcançada através da vaidade rapidamente diminuirá; porém, a que é alcançada adequadamente durará muito; e perdurará a que é bem empregada nas obras de piedade e caridade. se não possuem riquezas nem honras neste mundo, terão o que é infinitamente melhor. serão felizes pela graça de Deus. Cristo, por seu Espírito, dirige os crentes a toda a verdade e no caminho da justiça, e eles andam conforme o Espírito. Também serão felizes na glória de Deus, no além. Nas promessas da sabedoria, os crentes têm bens entesourados, não para dias e anos, mas para a eternidade; portanto, seu fruto é melhor que ouro.
Vv. 22-31. O Filho de Deus estava com o Pai, por ocasião da criação do mundo, e foi capaz de ser o Salvador do mundo, pois o criou também! O Filho de Deus foi ordenado para esta grande obra antes da fundação do mundo. Ele se deleita em salvar os pecadores miseráveis, e nós devemos nos deleitar em sua salvação.
Vv. 32-36. Certamente devemos escutar a voz da sabedoria com a prontidão das crianças. Sejamos todos sábios e não recusemos esta misericórdia. Benditos são os que ouvem a voz do Salvador e esperam nEle com meditação e oração diária. Os filhos do mundo encontram tempo para diversões vãs, sem descuidar do que eles consideram coisa necessária. Quando as pessoas que professam santidade arrumam desculpas para não buscarem os meios da graça, demonstram desprezo para com as instruções da sabedoria.
Cristo é sabedoria e a vida para todos os crentes; não podemos obter o favor de Deus, a menos que achemos a Cristo e sejamos achados nEle. Os que ofendem a Cristo se enganam, e o pecado é mal para a alma. Os pecadores morrem porque querem morrer, o que justifica a Deus quando Ele julga.
Mathew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/05/2014