A Negação do Eu – Parte III
11. Um cristão deve negar seus próprios OBJETIVOS. Ele não deve olhar com um olho de piedade e visar a si mesmo com o outro olho. Ele não deve visar ao auto-enriquecimento e auto-aplauso.
Ele não deve visar ao auto-enriquecimento . Alguns defendem o evangelho apenas para fins de ganho próprio. Eles cortejam essa rainha, não por sua beleza, mas por suas joias! Não é o fogo do altar que eles consideram - mas o ouro do altar! 1 Timóteo 6:5: "Eles pensam que a piedade é fonte de lucro." Camero, uma francesa de Bordeaux, relata a história de um Santangel, um advogado, que se tornou protestante apenas com interesses mundanos, para que ele pudesse ficar rico.
Judas pregava e fazia milagres, mas sua atenção estava principalmente sobre a bolsa de dinheiro. Como muitos ministros amontoam benefício sobre benefício, cuidando do velo mais do que do rebanho! Cães mudos (isto é, aqueles que têm medo de falar a verdade por medo de que eles possam ofender os ricos) são cães gulosos. "Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir. Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção." - Isaías 56:10-11. Estes fazem uso da função ministerial, apenas como uma rede para apanhar a torpe ganância. Isto é, para profanar as coisas sagradas. É sórdido e indigno para um cristão, fazer da piedade um alvo de interesse secular.
Um cristão não deve visar ao auto-aplauso. "Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste." - Mateus 6:1. Eles oravam e davam esmolas – para que pudessem ser vistos pelos homens. O óleo da vanglória alimentou a sua lâmpada! Versículo 5: "Em verdade eles já tiveram a sua recompensa." Eles podem escrever: "recebido em pagamento integral." É uma frase de Spanhemius, que há em cada homem, por natureza, uma medida de farisaísmo, uma busca da glória e aplausos do mundo. "Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens." - Mateus 23:5-7.
Lutero confessou que, embora ele nunca fosse tentado com a cobiça - ele era, por vezes, com vanglória!
Um bom objetivo não vai tornar uma má ação em boa, mas um objetivo ruim vai tornar uma boa ação ruim.
Alguns navios que escaparam das rochas, foram destruídos nas areias. Muitos dos que escaparam das rochas de escândalos grosseiros foram destruídos nas areias da auto-glorificação.
Ser estimado na igreja de Deus é uma bênção. Hebreus 11:2 - "Pela fé, os antigos alcançaram bom testemunho." Grande parte da honra da piedade depende do crédito daqueles que a professam. Mas o pecado acontece quando a auto-aplauso é a única coisa buscada afinal. O aplauso popular é a flecha de ouro que reluz ao olho, mas que fere o coração. Quantos foram soprados para o inferno com o sopro do aplauso popular.
Oh neguemo-nos, sim, abominemos esse temperamento de vanglória. Temos um exemplo santo em João Batista, que procurou exaltar a Cristo e rebaixava a si mesmo. João 1:15, "Aquele que está vindo é muito maior do que eu." É como se ele tivesse dito "eu sou, senão o arauto, a voz do que clama Cristo, que vem depois de mim, é o Príncipe. Eu sou apenas a estrela da manhã, Ele é o sol. Eu batizo apenas com água, Ele, com o Espírito Santo. Assim, ele coloca a coroa de honra sobre a cabeça de Cristo.
Que este seja o nosso principal objetivo - que possamos crescer mais no amor a Deus e nos tornarmos mais semelhantes a Ele, ter mais comunhão com Ele, e trazer mais honras renovadas para Ele. 1 Pedro 4:11 - "para que em todas as coisas, Deus seja glorificado." Devemos fazer tudo para a exclusiva glória de Deus. Como todos os rios correm para o mar, todas as nossas ações devem correr para Deus, o Oceano infinito!
12. Um cristão deve negar toda IMPIEADE. Tito 2:11-12: “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,". Os turcos dizem no seu Corão - que Deus não deu aos homens desejos lascivos para serem frustrados. A escritura não dá licença para pecar. Ela nos convida a negar as concupiscências ímpias. Um cristão deve negar sua malícia, vingança, a cobiça, a impureza, a superstição, e heterodoxia. Um homem pode muito bem ir para o inferno por uma opinião – assim como por uma vida cheia de vícios. E deixe-me especialmente citar dois pecados que o cristão deve negar:
Um cristão deve negar o pecado de censura ácida. Tiago 4:11, "Não fale mal uns contra os outros." Alguns fazem uma parte de sua religião criticar os outros. Você vai ouvi-los dizer: "Tal pessoa é orgulhosa, facciosa, e hipócrita". Tiago 4:12 - "Quem é você para julgar o outro?" Agostinho não podia suportar que alguém detratasse o bom nome dos outros.
A raiz da censura é o orgulho. A pessoa pensa que, ao tomar algo da reputação de outros, ele deve acrescentar algo para si mesmo. Mas deixe aquele que se eleva sobre a ruína de outros a sua fama, ser avisado. Você acha que não é pecado matar um homem em seu nome? Você que é tão crítico, é para ser temido que você espie todas as falhas, menos as suas!
Oh cristão, olhe para o seu interior. Se você visse mais seus próprios pontos no espelho da Palavra, você não estaria tão pronto para jogar a pedra da censura em outros.
Um cristão deve negar seu pecado predileto. Salmo 12:23: "Eu guardei-me da minha iniquidade." Como há uma abelha rainha na colmeia, há naturalmente, um pecado mestre no coração. Isso deve ser negado. O diabo pode prender um homem rapidamente por um pecado. Um carcereiro pode prender rapidamente um prisioneiro por um grilhão. Um pecado é suficiente para parar a corrente de misericórdia. Um pecado pode condenar, tanto quanto uma pedra de moinho é o suficiente para afundar um homem no mar. Se houver algum desejo que não possamos negar, isto será uma raiz de amargura ou de escândalo ou apostasia.
13. Um cristão deve negar seus RELACIONAMENTOS. Lucas 14:26 - "Se alguém vem após mim e não aborrece a seu pai e mãe e esposa e filhos, ele não pode ser meu discípulo." O significado é, quando as relações carnais estão em competição com Cristo, ou ficam em oposição a Cristo, devemos aborrecê-las. Quando os nossos amigos se tornam armadilhas, e impedimentos para o nosso dever, devemos evitá-los! Aqui está a fé em Deus. "Se a minha mulher", disse Jerônimo, "se pendurasse sobre o meu pescoço, e me convencesse a negar a Cristo, eu deveria romper com ela e fugir para a cruz!" Quando Pedro agiu como um tentador, Cristo disse: "Para trás de mim, Satanás".
14. Um cristão deve negar sua condição para Cristo. Um coração carnal irá elogiar e professar a Cristo, mas não terá qualquer participação nEle. O jovem rico citado no evangelho de Cristo era ouvinte , mas não Seu seguidor . Como alguém disse: "Ele tinha desejos celestiais - mas um apetite terreno". Quando Cristo lhe disse: "Vende tudo o que tens e dá aos pobres", retirou-se triste - Mateus 19:22. Quando as riquezas estão unidas com um coração ruim, elas fazem muito mal. O mundo estava mais perto do coração do jovem do que Cristo.
15. Um cristão deve negar a sua vida por Cristo. Isto está, no texto, "Tome a sua cruz." Sofrer por Cristo deve ser voluntário e espontâneo. Aquele que sofre contra sua vontade - suporta a cruz; aquele que sofre voluntariamente - toma a cruz.
"Todos os que viverem uma vida piedosa em Cristo Jesus serão perseguidos." - 2 Timóteo 3:12. O diabo não tem ficado mais gentil. "Seu inimigo, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar!" - 1 Pedro 5:8.
Alguns pensam em reinar com Cristo, mas não em sofrer com Cristo.
A carne clama: a cruz é dolorosa! Há cravos na cruz que me rasgam!
Mas a nossa própria vida deve ser negada, sim, odiada por amor a Cristo. Lucas 14:26 - "Se alguém vem a mim e não odeia pai e mãe e sua própria vida, não pode ser meu discípulo." O amor por Cristo deve superar a vida. Apocalipse 12:11 - "Eles não amaram as suas vidas até a morte." Paulo levou a imagem de Cristo em seu coração como um santo, e a mensagem de Cristo em seu corpo como um mártir - Gálatas 6:17. Os valorosos cristãos primitivos tiveram tantos tormentos quanto tantas coroas, e se contentavam em derramar o seu sangue por Cristo, sabendo que iriam trocar suas vestes sangrentas - por brancas. O profeta Isaías foi serrado ao meio. Jeremias foi morto por apedrejamento. Amós foi morto com uma barra de ferro. Lucas foi enforcado em uma oliveira.
Eu li que Irineu foi levado para um lugar onde a cruz foi fixada de um lado e um ídolo no outro. Foi-lhe dada uma escolha: quer se curvar ao ídolo ou sofrer na cruz. Ele escolheu a segunda opção.
Basílio fala de uma virgem rica condenada ao fogo. Foi-lhe oferecido a sua vida se ela se curvasse a uma imagem. Ela respondeu: "Deixe a vida e o dinheiro irem; escolho a Cristo!"
Apesar de tudo o cristão não é realmente um mártir - ele ainda tem uma preparação de espírito, e está pronto para sofrer, se Deus o chamar. Lutero disse que preferia ser um mártir do que um monarca. Vamos, então, tomar a cruz.
Podem homens ímpios se contentarem em sofrer por seus desejos carnais, e não devemos sofrer por Cristo? Estamos olhando para os nossos sofrimentos como um distintivo de honra. Se recebermos honra quando somos censurados por causa de Cristo, tanto mais havemos de recebê-la quando morrermos por ele. 1 Pedro 4:14: "Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus." Nossos sofrimentos por Cristo propagam piedade. Paulo ao ser preso fez o evangelho se espalhar mais - Filipenses 1:12. Justino Mártir foi convertido à fé por contemplar a paciência heróica e coragem dos cristãos em seus sofrimentos.
A cruz leva à coroa . 2 Timóteo 2:12 - "Se sofrermos com Ele, também com Ele reinaremos". Quem não estaria disposto a se aventurar no mar, apesar de áspero e tempestuoso, se estivesse certo de ser coroado assim que desembarcasse? Perseguidores podem tirar de nós os nossos bens, mas não o nosso Deus. Eles podem tirar a nossa liberdade, mas não a nossa liberdade de consciência. Eles podem tirar a nossa cabeça, mas não a nossa coroa! Apocalipse 2:10.
Aquele que não pode negar a sua vida por Cristo, nega a Cristo. E aquele que se envergonha de Cristo, Cristo se envergonhará dele. Marcos 8:38: "Aquele que se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os Seus santos anjos."
Texto de Thomas Watson, traduzido, reduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.
Thomas Watson
Enviado por Silvio Dutra Alves em 26/05/2014