Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
A Negação do Eu – Parte II
5. Um cristão deve negar o orgulho e a presunção. Jó 11:12, "o homem estúpido se tornará sábio." No hebraico é "o homem vazio!" O homem é um pedaço orgulhoso de carne! Ele é capaz de ter uma opinião elevada de si mesmo. Atos 8:9: "Simão tinha sido um feiticeiro por muitos anos, afirmando ser alguém grande." Sapor chamava a si mesmo "Irmão do Sol e da Lua". Commodus o Imperador chamou a si mesmo de "O Hércules de Ouro." Os reis persas obrigavam as pessoas a adorarem as suas imagens. Os tais se viam no espelho lisonjeiro do amor-próprio, pareciam maiores a seus próprios olhos do que  de fato eram. Eles pensavam que a sua centelha era um sol! Eles pensavam que o seu filete de água era um oceano! Eles estavam altamente vaidosos da sua perspicácia, sua inteligência e habilidades, e estavam prontos para desprezar os outros.
Negue o autoconceito. Romanos 12:3, "Eu digo a todo homem que está entre vós, não pense de si mesmo além do que  convém". Provérbios 23:4 - "Deixe a sua própria sabedoria." Ele não diz para cessar de ser sábio, mas de pensar de si mesmo como sábio, Provérbios 3:7 e Filipenses 2:3.
Para que você possa negar todos os pensamentos elevados, arrogantes de si mesmo, considere:
A presunção é um grande pecado. Crisóstomo a chama de "a mãe do inferno." É uma espécie de idolatria, uma auto-adoração.
Por mais nobres que sejam os seus dotes, eles são emprestados. Como disse o homem do machado que caiu na água, 2 Reis 6:5: "Oh, meu mestre - era emprestado!" E o homem sábio estaria orgulhoso de uma joia que foi emprestada a ele? "O que te faz melhor do que os demais? O que você tem que Deus não lhe tenha dado? E se tudo que você tem é de Deus, por que se vangloria como se você tivesse feito alguma coisa de si mesmo?" - 1 Coríntios 4:7. A lua não tem motivos para se orgulhar de sua luz para a qual ela está em dívida com o sol.
Seja qual for a agudeza de engenho, ou sagacidade de juízo que você tenha – pense a quão pouco você chegou. Quão longe você está do conhecimento que Adão tinha na inocência? Ele era o oráculo da sabedoria. Ele poderia desbloquear o armário escuro da natureza e descobrir os segredos que nos desorientam. Adão teve uma completa compreensão sobre a causa das coisas. Ele era uma espécie de anjo terrestre.
Quão longe você está do conhecimento daqueles que estão aperfeiçoados em glória? Alguém que seja maior do que um anão pode ser menor do que um gigante. Por mais que sejam excelentes em habilidades naturais - são de uma estatura menor do que os santos glorificados. 1 Coríntios 13:12, "Nós vemos por espelho em enigma". Mas os santos em êxtase têm uma visão completa de Deus. Sua luz que queimava aqui como um fogo sufocado - agora queima numa chama pura. Um jovem cristão glorificado, sabe mais do que os teólogos mais profundos na terra.
A graça nunca pode prosperar onde o orgulho e a presunção crescem. Como um corpo com câncer não pode prosperar, assim também a alma que está cancerosa com orgulho e presunção não prospera. A cabeça orgulhosa – torna estéril o coração!
A presunção (autoconceito) arrogante é odiosa, e muito diminui qualquer valor em uma pessoa. É como uma grande falha em um diamante. Quanto mais se valoriza a si mesmo, menos Deus e os anjos o valorizam. Deixe uma pessoa ser eminente – e ainda, se ela é autoconvencida, ela não é amada por ninguém. Ela é como um médico que tem uma praga contagiosa. Embora ele possa ser admirado por suas  habilidades ninguém deseja chegar perto dele.
O Senhor frequentemente permite que pessoas vaidosas caiam, não só abominavelmente, mas finalmente. "As pombas", diz Plínio, "se orgulham de suas penas, e ao voarem, elas sobem tão alto que por fim se tornam presas para o falcão!" Então, quando os homens voam alto no autoconceito, tornam-se presas do príncipe da potestade do ar!
Que tudo isso, nos faça negar o nosso orgulho; que mate o verme da vaidade. Se nós estamos orgulhosos do nosso conhecimento - o diabo não se importa o quanto saibamos. Que Paulo seja o nosso padrão. Embora ele fosse o principal dos apóstolos, ele diz, "Eu sou o menor de todos os santos" - Efésios 3:8. "Eu nada sou." - 2 Coríntios 12:11. Este ilustre apóstolo, uma estrela de primeira grandeza, considerava-se como nada aos seus próprios olhos. É excelente ser como Moisés, cujo rosto tinha um brilho sobre ele, mas "ele não estava ciente de que seu rosto estava brilhando." - Êxodo 34:29.

6. Um cristão deve negar o seu APETITE. O apetite voraz grita: "Dá, dá!" - Provérbios 30:15. Paulo esmurrava seu corpo - 1 Coríntios 9:27. Mais são os prejudicados por excesso de coisas lícitas - do que pelo envolvimentos com coisas pecaminosas. Mais são os mortos por vinho - do que por veneno. Muitos fazem do seu ventre o seu deus - Filipenses 3:19. E para esse deus, eles derramam suas libações! Clemente de Alexandria escreve de um peixe cujo coração está em sua barriga. Este é um emblema dos epicuristas, cujo coração está em seu ventre; eles são dedicados a seu apetite! Excesso de comida ou de bebidas embotam a mente, bloqueiam as santas afeições, e provocam a luxúria. As ervas daninhas mais vis crescem no solo mais fértil. A intemperança encurta a vida – assim como muito óleo apaga o pavio da lamparina. Muitos cavam seus túmulos, com seus dentes! Cristo advertiu Seus Apóstolos, Lucas 21:34: "Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo,". Sêneca poderia dizer que ele nasceu para as coisas mais elevadas, do que ser um escravo de seu corpo. Que vergonha é - que a alma, que é a parte principal, que é a balança e o cetro da razão, e que é semelhante aos anjos, deva ser escravizada à parte bruta! Negue os desejos pecaminosos da carne. O que Deus tem dado para a consciência, senão que seja um freio de ouro para checar o apetite desordenado!
7. Um cristão deve negar o seu CONFORTO. Provérbios 1:32 - "aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição." A carne é propensa à preguiça e ao conforto. É relutante em se esforçar para o céu. Provérbios 19:24: "O preguiçoso esconde a sua mão no seu seio." Ele é relutante em retirá-la – ainda que seja para segurar uma coroa! Ervas daninhas e vermes crescem na terra não cultivada, e todos os vícios crescem num coração ocioso. Como eles podem esperar  colher uma colheita de glória se nunca semearam qualquer semente? Satanás é tão ocupado em sua diocese, 1 Pedro 5:8, e são os cristãos ociosos? Eles são como os lírios - que não tecem e nem fiam? Oh neguem suas facilidades! Sêneca dedicou-se ao trabalho e passava parte da noite em estudo. Haníbal forçou seu caminho ao longo dos Alpes e rochas escarpadas. Precisamos forçar o nosso caminho para o paraíso. Vamos sacudir a preguiça - como Paulo fez com a víbora!
Nunca pensem em ser levados ao céu como os passageiros em um navio que se dirigem a seus portos - enquanto dormem! 1 Crônicas 22:16 - "Dispõe-te, pois, e faze a obra".
8. Um cristão deve negar a POLÍTICA carnal. Essa é a sabedoria da carne, 2 Coríntios 1:12. Política carnal é ofício. O político não consulta o que é melhor para o país, mas qual é a política mais segura para si mesmo. O político é feito de salgueiro; ele pode ficar do lado de todas as partes; sua religião é cortada de acordo com a moda da época; ele pode curvar tanto para o leste quanto para o oeste. O zelo pela verdade é apagado do credo do político. Sir Thomas More disse que ele não iria seguir a verdade muito perto do calcanhar – a menos que ela não fugisse do seu cérebro. Ele é julgado por alguns uma parte da política sábia, por não se declarar contra o erro por medo de perder uma parte.
O político é um latitudinariano. Ele pode ir para todos os sentidos. As asas da avestruz a ajudam a superar as outras criaturas. A política pecaminosa faz os homens correrem mais do que eles podem, das consciências mais puras. Em suma, o político é como um camaleão, que pode transformar-se em todas as cores - e ser da mesma mente como são seus companheiros. Ele pode ser grave ou suave.
Admito que prudência cristã é recomendável, mas a serpente (sagacidade) não deve devorar a pomba inofensiva.
Essa política é injustificável, a que ensina as pessoas a evitarem o dever. Negar a política carnal; se atrever a ser honesto. A melhor política é a de agarrar-se à honestidade e à integridade.
9. Um cristão deve negar sua ira desmedida. Tiago 1:26: "Se alguém dentre vós parece ser religioso, e não refreia a sua língua, a religião desse é vã." Cada membro do corpo está infectado com o pecado, como todos os ramos do absinto são amargos; mas a língua é cheia de veneno mortal, Tiago 3:8. Agostinho compara a língua a uma fornalha, e muitas vezes faíscas de raiva saem dela! O Espírito Santo desceu uma vez em forma de línguas de fogo, Atos 2:3. Mas o apóstolo Tiago fala de uma língua que está no fogo do inferno, Tiago 3:6. Alguns não conseguem dominar o seu próprio espírito, mas são levados por suas paixões como uma carruagem com cavalos selvagens. "Muitos", disse Jerônimo, "que não se embriagam com vinho, serão tragados com a erupção da raiva." Eclesiastes 7:9 - "A ira repousa no seio dos tolos!" A raiva pode estar em um homem sábio, mas ela repousa em um tolo. Há, eu sei, uma ira santa contra o pecado, mas a fúria da raiva é a escória que ferve de um coração destemperado! A ira perturba a razão, e torna uma pessoa imprópria para os deveres sagrados.
Oh cristãos, neguem-se! Orem para que Deus estabeleça um vigia diante de seus lábios, Salmo 141:4. Trabalhem para apagar o fogo da ira, com uma enxurrada de lágrimas! Isto é recordado do Sr. John Bruen, no condado de Chester, que, sendo naturalmente de um espírito precipitado - ainda assim conseguia vencer as suas paixões, e ficava tão manso e calmo que a sua própria natureza parecia ter sido muito alterada. A graça faz às paixões o que Cristo fez ao mar quando estava tempestuoso. Ele disse: "Paz, aquieta-te." E houve uma grande bonança. A graça transforma a ferocidade do leão na mansidão da pomba!
10. Um cristão deve negar as MODAS pecaminosas. Romanos 12:2 - "E não vos conformeis a este mundo." Ou seja, não vos conformeis com as modas. Se os antigos cristãos saíssem das suas sepulturas - nossas novas modas poderiam assustá-los para voltarem de novo aos seus túmulos!
Oh neguem-se! 1 Timóteo 2:9: "Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso,". Deixe o homem interior do coração, ser embelezado e adornado com graça.
Thomas Watson
Enviado por Silvio Dutra Alves em 26/05/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras