Evangelho 75
“12 Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
13 e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores.
14 E chegaram-se a ele no templo cegos e coxos, e ele os curou.
15 Vendo, porém, os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que ele fizera, e os meninos que clamavam no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se,
16 e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor?
17 E deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite.” (Mateus 21.12-17)
Ao entrar em Jerusalém nosso Senhor não se dirigiu ao palácio real, mas ao templo, que representava o Seu reino espiritual.
E Ele encontrou a Sua casa da Antiga Dispensação, como um mero centro comercial, motivo porque em Seu zelo expulsou de lá todos os cambistas, bem como todos os que vendiam e compravam.
Especialmente as ovelhas e pombas destinados aos sacrifícios a serem oferecidos no templo, segundo a Lei de Moisés, eram vendidos e comprados, num comércio desonesto promovido pelos próprios sacerdotes e escribas do templo, porque na verdade, a maior parte daqueles animais sequer era sacrificada, tornando a ser vendida por aqueles comerciantes, que em sua grande maioria se encontravam a serviço dos próprios sacerdotes e escribas.
Isto explica o modo como o Senhor agiu para demonstrar o zelo de Deus pela Sua casa.
Todos os que fazem da religião um comércio estão debaixo do juízo de Deus, que não os terá por inocentes, e isto se depreende facilmente da atitude de nosso Senhor em relação àqueles que se entregavam em Seus dias, à prática de tal comércio no templo.
Estes comerciantes desonravam a Deus, e resistiam a nosso Senhor juntamente com os líderes religiosos de Israel.
Todavia, cegos e coxos o procuravam para serem curados, e Ele os curou ali mesmo na área do templo.
E não foram estes líderes e os que comerciavam que o louvaram pelas maravilhas que realizava, mas meninos pequeninos que diziam “Hosana ao Filho de Davi”.
Os principais sacerdotes e os escribas não somente não louvaram ao Senhor, como também ficaram indignados com todas estas coisas, e perguntaram-Lhe se estava ouvindo o que as criancinhas diziam, e Ele lhes respondeu com o que estava profetizado nas Escrituras acerca disto, com o registro do Salmo 8.2, porque este seria o efeito do evangelho não somente em Israel, mas em todas as nações, porque até mesmo as criancinhas conheceriam ao Senhor e o louvariam no Espírito.
“Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador.” (Sl 8.2)
Depois disto, nosso Senhor se dirigiu para Betânia, certamente para a casa de Lázaro, onde foi buscar conforto para a hora difícil que se aproximava.
Nós lemos no evangelho de João (cap 12) que Jesus achou conforto junto daqueles que O amavam antes de se entregar voluntariamente nas mãos dos seus inimigos, os quais lhe infligiriam terríveis sofrimentos, conforme estava profetizado nas Escrituras.
Faltavam seis dias para a Páscoa quando Jesus se dirigiu à casa de Lázaro e ali lhe prepararam uma ceia para Ele e seus discípulos; e Lázaro estava à mesa enquanto Marta os servia.
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 18/06/2014