Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
Antes Só do Que Mal Acompanhado?
Enquanto estiver neste mundo nem mesmo a genuína a Igreja invisível de Cristo será perfeita, não porque Cristo não seja perfeito, ou que o trabalho do Espírito Santo não seja perfeito, mas porque enquanto estivermos aqui, ainda estamos sujeitos à nossa natureza terrena que é imperfeita por causa do pecado.
Deste modo, não se achará na Terra, como nunca se achou dantes, a congregação perfeita.
Agora, uma coisa é ser imperfeito em nossa natureza terrena, e outra muito diferente vivermos em erros doutrinários, e de prática cristã.
Estes erros têm crescido a tal ponto em nossos dias de apostasia da sã doutrina, que somos levados a refletir sobre a importância de se discernir se a nossa congregação se encontra na condição de uma Laodiceia que não atendeu à exortação do Senhor ao arrependimento, e que sendo vomitada de Sua boca, perdeu a luz do candeeiro que deveria ser, e assim, este foi removido pelo Senhor - deixando de ser aos Seus olhos uma igreja verdadeira.
Quantas congregações experimentaram esta condição apontada ao longo da história do Cristianismo, e não poucas se encontram na referida condição em nossos dias!
Quando o culto de adoração a Deus descamba para o paganismo e mundanismo, quando as vidas dos cristãos que se congregam perdem o sal e a luz, por uma obstinada carnalidade, enfim, quando a chaga se torna purulenta a ponto de ser incurável, como poderia o Senhor chamar a este conjunto de pessoas que se reúnem regularmente, de Sua Igreja?
Temos a ordenança bíblica de congregarmos com um grupo de irmãos para o culto de adoração a Deus.
Mas haveria alguma obediência a esta ordenança quando congregamos nas condições retrocitadas?
No passado, quando alguém se convertia, costumávamos orientá-lo a procurar a igreja evangélica mais próxima de sua residência, ou aquela para a qual o Senhor lhe direcionasse.
Hoje, ficamos com a segunda parte do aconselhamento, e abandonamos a primeira, porque nem toda congregação prega e vive o genuíno evangelho de Cristo.
Esta é uma nova realidade que tem se apresentado diante de todos nós.
Não devemos orientar qualquer pessoa a permanecer isolada de seus irmãos na fé, ou de não procurar uma congregação para não correr o risco de se colocar em comunhão com uma igreja apóstata, mas necessário se faz ponderar, que há certas associações que em vez de trazerem algum benefício à nossa fé, podem até mesmo contribuir para nos desviar da verdade.    
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 20/06/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras