Legado Puritano
Quando a Piedade Tinha o Poder
Textos
"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige!" (Jó 5.17)
Quem está sendo corrigido não está feliz no momento! Ninguém gosta de ter tribulações, sofrimentos, tristezas.
Portanto, este versículo parece muito estranho para algumas pessoas.
Eles não conseguem entender isso. É contrário a todos os seus pensamentos de felicidade.
De fato, a palavra feliz não é usada aqui no sentido em que o mundo a entende. Na estimativa do mundo, "a felicidade é o prazer que vem das coisas que acontecem. Depende de conforto pessoal, de circunstâncias prósperas, de condições amáveis e agradáveis. Quando estes são levados a felicidade é destruída."
Mas a palavra, aqui, significa bem-aventurado; e é afirmado que a bênção vem para aquele que recebe a correção de Deus.
Corrigir é consertar o que ficou errado.
Certamente, se um homem está indo no caminho errado, e Deus o coloca no caminho certo, podemos dizer que ele foi abençoado.
Aflições são correções de Deus. Elas vêm com um propósito de amor nelas. Elas são difíceis de aceitar, mas depois a bênção é revelada.

"Nenhuma disciplina parece agradável no momento, mas dolorosa. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que foram exercitados por ela." (Hebreus 12.11)

Deveríamos portanto nos considerar bem-aventurados e não infelizes, quando somos afligidos para emendar o nosso modo de pensar e agir.
Se não sofremos por sermos malfeitores, mas por causa do nosso amor ao Senhor e ao evangelho, somos então bem-aventurados, e podemos contar com a ajuda e o consolo do Espírito Santo (I Pe 4.12-16).
Silvio Dutra Alves
Enviado por Silvio Dutra Alves em 24/06/2014
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras